10 setembro 2007

Vamos por partes!

Um fim de semana recheado de emoções desportivas. Por isso vamos por partes para não perder pitada.

Futebol sub-21
Jogámos bem, dominámos e ganhámos com alguma facilidade. 2-0 fora contra a República da Irlanda. Foi para a qualificação do próximo campeonato da europa de sub-21. Temos treinador novo, já que o Couceiro, depois da linda merda que fez nos campeonatos de sub-20 e sub-21, foi posto a andar. É o Rui Caçador, que já devia ser seleccionador das camadas jovens há anos! É daqueles que é sempre adjunto, sempre fiel à selecção mas que não serve para seleccionador principal e quando é chamado é sempre a título provisório. Espero que desta vez venha para ficar e se deixe de inventar que dava jeito que os nossos júniores deixassem de ser moeda de troca de favores dentro da Federação Portuguesa de Futebol.

Futebol A
Ena, ena! Nem jogámos mal, dominámos o jogo. Mas não ganhámos. 2-2 contra a Polónia e a calculadora, que já andava a ganhar pó, pode tornar-se necessária outra vez, se na quarta-feira não ganharmos contra a Sérvia (em Alvalade). Vi o jogo no estádio, tive alguns momentos de azia, e gostaria de deixar aqui alguns conselhos a toda a gente que joga à bola. Valem o que valem, eu não sou treinador de futebol, não tenho os tais cursos de nível IV, nem sou convidado para os simpósios dos treinadores de elite, mas pelo menos conheço as regras do jogo e acho que uma visão mais pragmática não prejudica ninguém.

As regras do jogo: o futebol joga-se ao longo de 90 minutos, divididos em duas partes de 45 minutos cada. O objectivo é pôr a bola dentro da baliza do adversário (chama-se um golo). No fim dos 90 minutos ganha a equipa que marcar mais golos. Caso marquem o mesmo número de golos chama-se um empate.

Lendo esta regra com atenção facilmente se percebe que as seguintes acções contribuem para ganhar o jogo:
  • Marcar golos
  • Não sofrer golos


As seguintes acções contribuem para perder ou empatar o jogo:
  • Não marcar golos
  • Sofrer golos


E as seguintes acções não contribuem para ganhar jogos:
  • Fintar adversários
  • Voltar para trás depois de fintar um adversário pela oportunidade de fintar outro
  • Falhar golos isolado frente ao guarda-redes
  • Rematar sem nexo quando há um companheiro de equipa em boa posição para marcar
  • Não rematar quando há oportunidade para tal e passar a bola a um companheiro de equipa marcado
  • Passar a bola para trás quando há um companheiro de equipa a isolar-se num dos flancos
  • Passar a bola para um dos flancos quando há companheiros de equipa isolados no flanco contrário.


Portugal jogou bem e dominou o meio campo, mas como no futebol não ganha quem domina o jogo a meio campo mas sim quem marca mais golos, empatámos. Empatámos por uma razão muito simples: nós marcámos 2 golos e eles marcaram outros 2. Empatámos porque o Deco não acertou com os passes como tão bem nos habituou em 2004/2005, porque o Nuno Gomes falhou clamorosamente algumas excelentes oportunidades, empatámos porque a defesa portuguesa concedeu demasiadas facilidades aos avançados polacos, empatámos porque o Ricardo sofreu um golo infeliz. Não vou crucificar o homem, foi muito azar, mas a verdade é que foi um golo infeliz, a 3 minutos do fim, que deitou tudo por terra. Sobretudo empatámos porque a ganhar por apenas 2-1 "levantámos o pé", controlámos o jogo e deixámos de verdadeiramente procurar o terceiro golo que nos deixaria muito mais sossegados.

Espero que na quarta-feira se veja a tal "atitude" de que falava o Scolari antes do jogo de sábado, porque contra a Polónia essa atitude não se viu. Os polacos vieram para empatar e conseguiram porque nos deixámos ir no jogo deles.


Rugby
Eh pá, tinha de ser! Contra factos não há argumentos e os escoceses mostraram-nos porque é que nós estamos na base da cadeia alimentar neste mundial de Rugby. Perdemos 56-10. Marcámos um ensaio que eu comemorei como se tivéssemos ganho o jogo. Os escoceses marcaram 8. Defendemos o melhor que pudémos, atacámos o melhor que soubémos, mas eles são mesmo muito fortes e nós somos amadores. E por sermos amadores cometemos erros de... amadores, pois claro! Perdemos uma excelente oportunidade de marcar um segundo ensaio a 3 minutos do fim que decerto passaria uma imagem bem melhor da nossa equipa. Que não ficou nada mal na fotografia, apesar da derrota expressiva. No próximo sábado temos o "jogo grande" contra a Nova Zelândia. Que espetou 64-17 à Itália. Vamos levar tanta pancada... um jogo a não perder!

Basquetebol
Mas... tomaram-lhe o gosto ou quê? Ganhámos a Israel! Por 9 pontos, mas podiam ter sido mais. Estivémos sempre à frente, e chegámos a ter 20 pontos de avanço. Tipicamente andámos 12 a 18 pontos à frente e só mesmo no fim é que eles encurtaram um bocadinho a distância. Foi um excelente jogo e mostrámos que não fomos ao europeu só para fazer turismo. Estamos a ganhar experiência e a pouco e pouco os nervos dissipam-se e a equipa joga mais concentrada. Amanhã é a Grécia e se por acaso ganharmos, se o "milagre" acontecer (a Grécia é a campeã europeia em título e finalista vencida do último mundial), arriscamo-nos a... passar aos quartos de final! Eu que nem sou adepto de basquetebol vejo os jogos do europeu inteirinhos!

5 comentários:

Anónimo disse...

Depóis do resumo esportivo da manhã podemos passar a outras novas de actualidade? Se não eu mudo de canal. Publicidade também se aceita.
Agora vai a minha anecdota. Estava eu na praça duma vila portuguesa em festas, com uma banda de música a tocar a última da noite e a outra, no palco á frente, a afinar instrumentos para começar a tocar. Entre as duas, num café, com o ecrã do televisor virado para a esplanada, uma multidão pendente do jogo de futebol. De pronto, uma ovação fechada. E a banda sumou-se imprimindo un ritmo frenético ao fim da actuação. Sublime!

Nelson disse...

mas... algo mais interessa? É que tirando desporto a única coisa que parece ter acontecido durante o fim de semana tem a ver com a Maddie e já não há pachorra!

Ana disse...

Bem, já nem é da Maddie, é mais dos Mccann. Eu até vou fazer um post sobre isso, muahahahahaha.

Quanto ao desporto, e onde é que está o Futsal???????

Nelson disse...

é verdade, ainda há o futsal! Mas foi só a super-taça, não foi a selecção. O Benfica ganhou ao Braga por 8-3, mas acho que ninguém esperaria um resultado diferente ;)

Teté disse...

Oh, pá, pelo menos para jornalista desportivo até levas jeito...