12 setembro 2007

Speak English?

José Sócrates anunciou ontem, na "cerimónia" de arranque do novo ano lectivo que 50% dos alunos do 1º e 2º ano vão começar a aprender inglês e que no próximo ano lectivo 100% da população escolar vai começar com o inglês logo no 1º ano de escolaridade.

Eu acho bem, acho que saber falar inglês é importante. Mas... não era melhor ensiná-los a falar português primeiro? Chamem-me tradicionalista se quiserem, mas acho que seria útil que os jovens prtugexex apendexem a flr putuguex. P n dexar q nu futuro as pixoax n kunxigao flr umax c ax otrax.

11 comentários:

Anónimo disse...

É curioso como passa cá a mesma coisa. Será que há vasos comunicantes na penînsula? Não é questão de ser tradicionalista, mas toda a gente sabe (ou deveria) que é mais fácil aprender uma terceira língua quando se falam duas; ergo, para aprender a segunda, não seria bom aprender uma?

Nelson disse...

há vasos comunicantes, sim senhora: o Minho, o Douro, o Tejo e o Guadiana.

Anónimo disse...

eu ka tb axo! ;)

Nelson disse...

ah, ke kiduxa! Axas msm, pinxexa? ;)

Anónimo disse...

E mais o rio de palavras com os seus tributários do ófaxavor (`_^).

Anónimo disse...

agora a sério, acho que demoro para aí o dobro do tempo a ler coisas escritas dessa maneira. deve ser um bloqueio mental qualquer. a minha irmã, por exemplo, escreve assim. eu até consigo perceber a ideia de poupar caracteres numa sms mas muitas vezes nem é esse o resultado...

T. disse...

Poupar caracteres percebo. E é para isso que existem as abreviaturas, que eu já usava até na escola! Só que a abreviatura de "que" é "q", a abreviatura de "quando" é "qd", e substituir "s" por "x" ou "c" por "k" não abrevia nem ajuda à comunicação! M4s p4r3c3 k 3h c00l, s4b3s? :~p (acho que já posso gozar com os adolescentes, agora que sou trintona ;) )

Ana disse...

Pô, nem me digam nada, que eu tenho uma prima dez anos mais nova e na percebo nada do que ela escreve nas sms!!! Os putos e miudas da formação de aprendizagem, esses, tão sempre a levar nas orelhas: já os avisei que nos testes desconto valores se não me escreverem em português de jeito.
Tenho um sobrinho de 13 anos que escreve pior do que eu aos 5 anos (quando ainda nem sabia escrever...). Mas o miúdo é um caso bicudo, pois além de ter tido maus professores, é surdo, só que não é surdo o suficiente para usufruior de estatuto especial, e os profes estão-se pura e simplesmente a cagar pra ele. Verdade seja dita que o miudo também é um preguiçoso e muito desatento. Mas como é surdo e não percebe o que os profes dizem, é normal que seja desatento...enfim, resumindo e concluindo, tem 13 anos e não sabe português.

Nelson disse...

74n|4: 1337 n40 3 c00!, 3 633k.

(quem não percebeu a piada, dê-se por muito satisfeito e passe à frente!)

Anónimo disse...

Quando a gente pensava que já se podia defender numa língua, vém agora isto para despistar o inimigo. Tenhão piedade!

Ana disse...

eu percebi, mas foi porque a tania deu pistas...só não percebi o 1337...