Vejam lá que hoje passei uma parte significativa do dia a tentar aprender alguma coisa sobre assuntos como:
- PCR ou polimerase chain reaction
- DMSO ou Dimethylsulfoxide
- electroforese em gel de agarose
Tão a ver porque é que hoje há menos posts? Ando de volta de bioquímica, assunto sobre o qual sei apenas uma coisa: o seu nome resulta da contracção de Biologia e Química. O que só por si é suficiente para eu perder o interesse.
18 setembro 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Que bons tempos os da BQ. Quando aprenderes podes postar sobre isso à vontade, a ver se refresco a memória.
O nome resulta da contracção das palavras Biologia e Química, mas a área não será bem assim. ;-p Bioquímica: o estudo da química da vida. Na verdade a PCR é uma técnica utilizada em Biologia Molecular (visa amplificar determinadas partes do DNA, isto é se tens o gene x podes amplifica-lo e ficar com carradas de genes x). A electroforese em gel de agarose é outra técnica de biologia molecular, usada para separar e visualizar fragmentos de ácidos nucleicos (vulgo DNA ou RNA). Tudo o que diga respeito a DNA e RNA é tratado na Biologia Molecular! ;-p
A Bioquímica, no fundo, é uma carrada de sub-áreas. Quem tem boca vai a Roma, quando tiveres dúvidas é só perguntar ;-).
E se fores entrar pelas variantes da PCR, até te passas!! Eu passei-me...por exemplo, há a RT-PCR em que amplificas RNA e não DNA, usando uma enzima chamada Transcriptase Reversa (daí RT - reverse transcriptase), que basicamente pega em DNA e transforma-o em RNA, sendo este que é duplicado vezes sem conta (diz-se amplificado). Ainda há outras técnicas que metem PCR, por exemplo RFLP (rif-lip), ou restriction fragment length polymorphism, que é basicamente o que fazem os CSIs para te caçarem as chamadas impressões digitais genéticas (que não são mais do que umas cenas chamadas polimorfismos no dna, que sao únicos de cada pessoa).
a primeira vez que bocejei foi quando disseste "amplificar determinadas partes do DNA"; a partir daí já não consegui manter a concentração ;)
LOLOLOL, foi a sun que pediu para revisitar a bioquimica. E que tal um pouco de cinética enzimática??? LOL
Pois é, aqui toda a gente fala chinês...
É tudo uma questão de perspectiva. Eu, agora, consigo facilmente transformar Biologia e Química em "dirty words", e evocar imagens com a contracção das duas que nem te passam pela cabeça. No entanto percebo o teu ponto de vista: sentia-me assim cada vez que tinha um exame de Bioquímica na Faculdade e foi experiência que repeti várias vezes, vá-se lá saber porquê...
Obrigada, Vanadis. Refrescaste, e pensei que estava tudo já no fundo do fundo.
Não me falem em Química ou Biologia: a primeira não a acabei e a segunda nunca tive.
Quando tive uma cadeira na universidade em que metia um pouco de química, e era só um exemplo, bem, ainda não a acabei.
Que raio de emprego é esse que te obriga a aprender umas coisas de uma coisa chamada bioquímica, já para não falar de teres tirado um mestrado em matemática aplicada e teres uma licenciatura na área da física.
Um emprego que deixa muito tempo livre ao que parece.
:)
sou um priveligiado!
LOLOLOLOL, deixem tar, continuem a detestar química, biologia, bioquímica, que há pouca e somos muitos!!!! Muahahahaha!!!
Ò Nuno, a Bioquímica não é nenhuma coisa. É uma gaja chamada vanadis. ;-p
Enviar um comentário