18 setembro 2007

As coisas que um gajo tem de saber...

Vejam lá que hoje passei uma parte significativa do dia a tentar aprender alguma coisa sobre assuntos como:
- PCR ou polimerase chain reaction
- DMSO ou Dimethylsulfoxide
- electroforese em gel de agarose

Tão a ver porque é que hoje há menos posts? Ando de volta de bioquímica, assunto sobre o qual sei apenas uma coisa: o seu nome resulta da contracção de Biologia e Química. O que só por si é suficiente para eu perder o interesse.

12 comentários:

Sun Iou Miou disse...

Que bons tempos os da BQ. Quando aprenderes podes postar sobre isso à vontade, a ver se refresco a memória.

Ana disse...

O nome resulta da contracção das palavras Biologia e Química, mas a área não será bem assim. ;-p Bioquímica: o estudo da química da vida. Na verdade a PCR é uma técnica utilizada em Biologia Molecular (visa amplificar determinadas partes do DNA, isto é se tens o gene x podes amplifica-lo e ficar com carradas de genes x). A electroforese em gel de agarose é outra técnica de biologia molecular, usada para separar e visualizar fragmentos de ácidos nucleicos (vulgo DNA ou RNA). Tudo o que diga respeito a DNA e RNA é tratado na Biologia Molecular! ;-p
A Bioquímica, no fundo, é uma carrada de sub-áreas. Quem tem boca vai a Roma, quando tiveres dúvidas é só perguntar ;-).

Ana disse...

E se fores entrar pelas variantes da PCR, até te passas!! Eu passei-me...por exemplo, há a RT-PCR em que amplificas RNA e não DNA, usando uma enzima chamada Transcriptase Reversa (daí RT - reverse transcriptase), que basicamente pega em DNA e transforma-o em RNA, sendo este que é duplicado vezes sem conta (diz-se amplificado). Ainda há outras técnicas que metem PCR, por exemplo RFLP (rif-lip), ou restriction fragment length polymorphism, que é basicamente o que fazem os CSIs para te caçarem as chamadas impressões digitais genéticas (que não são mais do que umas cenas chamadas polimorfismos no dna, que sao únicos de cada pessoa).

Nelson disse...

a primeira vez que bocejei foi quando disseste "amplificar determinadas partes do DNA"; a partir daí já não consegui manter a concentração ;)

Ana disse...

LOLOLOL, foi a sun que pediu para revisitar a bioquimica. E que tal um pouco de cinética enzimática??? LOL

Teté disse...

Pois é, aqui toda a gente fala chinês...

Isabel disse...

É tudo uma questão de perspectiva. Eu, agora, consigo facilmente transformar Biologia e Química em "dirty words", e evocar imagens com a contracção das duas que nem te passam pela cabeça. No entanto percebo o teu ponto de vista: sentia-me assim cada vez que tinha um exame de Bioquímica na Faculdade e foi experiência que repeti várias vezes, vá-se lá saber porquê...

Sun Iou Miou disse...

Obrigada, Vanadis. Refrescaste, e pensei que estava tudo já no fundo do fundo.

Nuno Pereira disse...

Não me falem em Química ou Biologia: a primeira não a acabei e a segunda nunca tive.
Quando tive uma cadeira na universidade em que metia um pouco de química, e era só um exemplo, bem, ainda não a acabei.

Que raio de emprego é esse que te obriga a aprender umas coisas de uma coisa chamada bioquímica, já para não falar de teres tirado um mestrado em matemática aplicada e teres uma licenciatura na área da física.

Sun Iou Miou disse...

Um emprego que deixa muito tempo livre ao que parece.

Nelson disse...

:)

sou um priveligiado!

Ana disse...

LOLOLOLOL, deixem tar, continuem a detestar química, biologia, bioquímica, que há pouca e somos muitos!!!! Muahahahaha!!!
Ò Nuno, a Bioquímica não é nenhuma coisa. É uma gaja chamada vanadis. ;-p