14 setembro 2007

Dieta

Pronto! Andava eu a tentar controlar o meu peso rigorosamente, a manter uma dieta rígida, e agora sei que o meu esforço foi inútil! É que parece que o quilograma padrão está a... perder peso!?

Tá bem que é pouquinho, mas é o suficiente para que um gajo como eu engorde 3 ou 4 miligramas, o que me estraga as contas. Vou ter de recalibrar a minha balança de casa de banho, pá!

O Sistema Internacional (SI) define as várias grandezas standard usando métodos decentes: o metro é definido como a distância percorrida pela luz no vácuo (sim, temos assim tanta confiança na medição da velocidade da luz!), o segundo é medido como não sei quantos ciclos de uma emissão específica de um átomo de césio, penso eu, etc. Mas o quilograma continua a ser definido como a massa igual à de um objecto chamado quilograma-padrão, que está nos arredores de Paris. É contra esse quilograma-padrão que são comparados outros objectos da mesma massa e que são posteriormente usados para calibrar balanças que por sua vez são usadas para calibrar outras balanças, etc. E agora o gajo resolveu emagracer. Ai, ai, a minha vida...

(obrigado Pedro)

6 comentários:

Sun Iou Miou disse...

São uns poetas estes jornalistas: "the inconstant metric constant". Curioso, não era no site da TheOnion.

Nelson disse...

tive a mesma reacção! Quando comecei a ler a notícia pensei "pera lá, mas eu tinha a ideia que este link era para o site da CNN, não era para o The Onion; ora, deixa cá ver o endereço... sim, é mesmo na CNN!"

Ana disse...

Mas isso são optimas noticias!!! Se o gajo emagreceu, quer dizer que eu tb tou mais magra!!! YUPIIIIIIII!

Nelson disse...

errrr.... não. Se o quilograma padrão emagreceu quer dizer que todos nós engordámos! Por comparação fica tudo mais pesado.

Ana disse...

Não me estragues a ilusão, páhhhhh!!!!!!

Detesto matemática....

Ana disse...

Pois, já tou a ver a cena: se tiramos uns algarismos ao padrão, então a diferença entre o padrão e o pesadão passa a ser maior. Sorry, mas eu sou lerda em matemática. Então vai ser assim: vais-te informar sobre a localização exacta dessa coisa e eu vou lá e acrescento-lhe uns pózinhos. Assim emagrecemos todos!!!!! Que tal, parece uma boa dieta!!! A dieta do padrão!!!!!

- a sra tem excesso de peso.
- desculpe lá mas o padrão diz que não, eu estou magrérrima, só peso 40 kilos (bem, para isso teria de acrescentar uns 20 kilos de pozinhos)!!!!