14 setembro 2007

Não basta ter ovos

Sem ovos não se fazem omeletes. E sem aquele toque especial para bater os ovos também não.

Já saíram os resultados das XXII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, competição que Portugal organizou (é a nossa estreia como anfitriães).

E correu bem. Muito bem, até! 1 medalha de ouro, 1 medalha de prata e 1 medalha de bronze! É a primeira medalha de ouro que ganhamos numa competição internacional, e foi a melhor classificação de conjunto de sempre: 6º lugar entre as equipas.

O que prova algumas coisas:
1. O sistema de ensino português não é tão castrador como se tenta mostrar
2. Há boa matéria prima em Portugal
3. Os estágios de preparação que existem desde há alguns anos dão os seus frutos.

Lembremo-nos que só há 4 ou 5 anos começaram a ser regra em vez de excepção as medalhas de bronze nas Ibero-Americanas e so há 2 ou 3 anos é que nos estreámos nas medalhas de prata. E nas internacionais, depois das espectaculares 3 medalhas de bronze na Olimpíada Internacional do ano passado, este ano tivémos outra. Em toda a história só tínhamos conseguido 2 medalhas de bronze: uma em 92 e outra em 93.

A notícia deixou-me com algumas saudades dos "bons velhos tempos". Aaaaaaaaah!


(obrigado pelo alerta Nuno)

10 comentários:

Elora disse...

:)

Sun Iou Miou disse...

Tive um lapso e traduzi o título do post ao espanhol. Mas não era nada disso. A final tratava-se de números e estaba relacionado com o dito inglês. Não queiram saber.

Ana disse...

Ena, os nossos portuguesitos sabem contar até dez!!! :-p

Já te contei que detesto matemática??? :-D

Ana disse...

De que bons velhos tempos falas??? Tb andaste pelas olimpiadas de matematica???

Teté disse...

Tásse mesmo a ver não tásse, Vanadis? Aqui o Nelson também andou por essas lides, se não de que bons velhos tempos estaria ele a falar, né? Certamente que não dos bons velhos dias, em que tinha teste de matemática no liceu / escola secundária, whatever...

Sun Iou Miou disse...

Eu gosto de matemática. O que detesto é números, fora dos telefónicos e aniversários de família e amigos, que ficam na minha cabeça a ferro e fogo e toda a gente pergunta-me como se eu fosse uma agenda electrónica. De datas nem quero ouvir falar. Deviam era celebrar mais essas medalhas, que nalguns médios informativos só mereceram uma linha. Mas é o de sempre: têm prioridades.

Meg disse...

O Nelson deve ter terminado o post a limpar as lágrimas com um lencinho :P

Nelson disse...

:)

Ana disse...

Então, conta lá o que ganhaste, conta!!! quantas medalhas?? se contares, eu conto-te as minhas ;-p LOL

Nelson disse...

nem só de medalhas vive o homem.

também estive na organização das finais nacionais, fiz uma perninha nos estágios de preparação, estive 2 anos na comissão de problemas, etc.