13 setembro 2007

Profetas da desgraça, calai-vos!

Afinal a situação não é, nem de perto, tão preta como se anda por aí a dizer!

Falo de futebol, obviamente.

Antes de começar com as contas, uma palavra para o nosso seleccionador: deu a mão à palmatória, pediu desculpas pela atitude irreflectida e assume as responsabilidades do acto. Ok, é o mínimo. Vamos a ver se a UEFA aceita as atenuantes do caso (parece que foi uma repetição da final do mundial de 2006: o sérvio insultou alguém da família do Scolari) e usa a mesma medida que usou contra o Zidane por ter dado aquela cabeçada no Materazzi. O castigo foi... ser eleito o melhor jogador do mundial. Mas pronto, como o Benfica bem provou naqueles quartos de final contra o Barcelona (Champions, 2005-2006), casos parecidos podem ter critérios diferentes.

Agora, as contas. Isto está assim: Polónia com 21 pontos, Finlândia com 19, nós com 17 e a Sérvia com 16. A Polónia e a Finlândia têm 1 jogo a mais que nós e que a Sérvia. O que quer dizer que ainda não dependemos de ninguém a não ser dos nossos próprios resultados. Não melhora a situação actual nem as críticas que se fazem (e que eu faço) à qualidade do nosso futebol, mas a coisa ainda não está como nos "bons velhos tempos", em que começávamos com a calculadora logo à terceira ou quarta jornada! (lembram-se das qualificações à Artur Jorge? já para não ir mais atrás...)

E entre os jogos em falta há dois extremamente importantes: A Polónia visita a Sérvia e a Finlândia vem a Portugal. Na última jornada, que é para ser mais emotivo!

Antes, nós e os Sérvios temos de jogar contra os 3 ex-soviéticos (Arménia, Casaquistão e Azerbaijão), sendo 2 jogos fora e 1 em casa.

E finalmente finlandeses e polacos também têm um jogo contra "os de leste" e outro contra a Bélgica (A Bélgica visita a Polónia e recebe a Finlândia). E os belgas não são uma carta fora do baralho, já não têm hipóteses de se qualificar mas agora lutam pela honra. Nunca se sabe...

Ainda tanta coisa pode acontecer...

Aproveito para relembrar a qualificação para o mundial de 2002: não perdemos um único ponto contra os fracotes! Nem nós, nem a Irlanda, nem a Holanda, que também estavam no nosso grupo. Tudo se decidiu nos jogos entre os três mais fortes. Empatámos ambos os jogos contra a Irlanda e quer nós, quer os irlandeses ganhámos 1 e empatámos outro contra a Holanda. Apesar de uma carreira brilhante, só na última jornada, contra a Letónia (acho eu; fui ver o jogo, mas já não me lembro bem se foi Letónia ou Estónia), é que garantimos o apuramento e foi por diferença de golos! Apesar de ter concedido apenas 3 empates em toda a carreira de qualificação.

Num grupo em que toda a gente ganha os jogos fáceis as qualificações são complicadas. Num jogo em que toda a gente perde pontos nos jogos fáceis também. Foi assim em 2002, é assim em 2007. Também me mete dó ver a equipa jogar assim e tenho pouca vontade de ver o próximo jogo. Mas não exageremos...

2 comentários:

Teté disse...

Vá lá, continua a ver os jogos, que eu vou continuar a ler os teus relatos.

É que assim poupo imenso tempo: ouço aqui os comentários dos mês homes, leio o teu resumo, mais tarde ou mais cedo vejo a repetição dos golos ou jogadas perigosas, nada disso demora hora e meia, ah, ah, ah!

Ana disse...

Desculpas leva-as o vento...da próxima que lhe insultarem a mãe, o scolari há-de aproveitar a deixa para tentar ser eleito o melhor jogador, à cabeçada.
Por mim, maravilha, eu gosto de cabeçadas!
Quanto ao mundial...esperemos não ter gregos a lixar-nos o esquema.