21 setembro 2007

Caboum!

Ah, querem ver a trovoada, querem?

Então, tá bem. Pus algumas fotos no Flickr.

9 comentários:

Sun Iou Miou disse...

A do pára-raios é boa. Gostei. Deveu ser uma boa dose de adrenalina. E reconheço o mérito: não deve ser fácil tirar fotos a raios que vão à velocidade da luz.

Nelson disse...

os raios não vão à velocidade da luz, vão mais devagarinho! muito mais devagarinho. :)

e o truque é tirar muitas fotos para experimentar. Usei exposições de 1/20, 1/25, 1/10, 0,5, 1, 1.6, 2, 3.2 e 4 segundos para ver como ficava. Depois de afinar a abertura e exposição (a máquina estava em modo completamente manual), é estar sempre pronto, já com o botão meio premido, e ao mínimo sinal de claridade carregar e tirar logo 2 ou 3 de seguida. Cheguei a tirar séries de 40 ou 50 fotos em modo "burst" e depois apagar todas, porque ficaram todas escuras. Por cada série de 20 ou 30 fotos aproveitava-se 1, 2, Às vezes nenhuma.

Ao todo devo ter tirado umas 200 ou 250 fotos. Aproveitei 16. Dessas seleccionei apenas 8. E foi preciso sorte para conseguir algumas delas. Mas deram um gozo do caraças!

Teté disse...

Gostei! Eu, que nem gosto de trovoadas...

A de Lisboa à noite, de dia e a dos raios mesmo, com os pára-raios a funcionar. Xi, vou passar a ficar mais descansada...

Obrigada, Nelson!

Nelson disse...

errrr.... as fotos foram TODAS de noite. Entre as 22:30 e as 23:10.

A que é "de dia" foi tirada à meia noite exactamente no momento em que um relâmpago brutal "acendeu" Lisboa. Olha para a iluminação de rua. Está ligada. E olha para as janelas dos prédios têm as luzes acesas.

Ana disse...

Uai, olha que eu tb pensei que aquilo devia ser um fim de tarde!! Tou a usar um PC da idade da pedra, não deu pra ver mais e melhor. Ah ah, é este fds que vou postar o raio do raio. Claro que com honras de links para alguns posts de alguns blogs, LOL.

Teté disse...

Lisboa à noite "de dia", era mais o que queria dizer, sorry se te confundi!

Nelson disse...

ah, ok. condundiste!

Sun Iou Miou disse...

Esta é boa. E se os raios não vão à velocidade da luz, que e que vai à velocidade da luz? A minha vida, com certeza.

Nelson disse...

o que viaja à velocidade da luz é a luz do raio. Ou seja, entre a emissão de luz e a chegada aos teus olhos.

Um raio é uma descarga eléctrica. A sua velocidade (entre o início do relâmpago e a chegada ao chão) é dada pela velocidade dos electrões que são emitidos entre a nuvem e o chão. E os electrões não andam à velocidade da luz, andam mais devagar que isso. Neste caso, muito mais devagar. A velocidade em concreto depende de muitos factores, nomeadamente ambientais.