15 setembro 2007

Errrr.... perdão?

Não é hábito escrever posts ao fim de semana, que a minha vida não é isto, mas acho que uma notícia destas não pode passar em claro.

Leiam a notícia toda, que é para me dizerem se eu percebi bem. Uma ambulância transporta 2 doentes graves e por isso liga as luzes de emergência. A GNR manda-a parar porque tem as luzes de emergência ligadas. Ok, até aqui acho apenas caricato, mas se calhar há muitas ambulâncias que ligam as luzes mesmo quando não é necessário. Mesmo depois de avisados que seguem ali doentes graves demoram-se 20 minutos a ver documentos e a fazer testes de alcoolémia. 2, não vá o primeiro ter dado resultados pouco fiáveis. E depois ainda seguem a ambulância até ao hospital, para se certificarem que os doentes estavam mesmo em estado grave, que o motorista da ambulância podia ter mentido. E um desses doentes morre poucos minutos depois.

É isto? Percebi bem? Então, deixem estar, não consigo lembrar-me de nada para dizer. Se foi assim que as coisas se passaram, não me ocorre um único pensamento que possa ser usado para comentar o caso. Esta história está para lá de qualquer coisa comentável.

Mas aproveito para deixar uma sugestão aos senhores agentes da BT por esse país fora: se mandam parar uma ambulância e o motorista diz que leva doentes graves, sigam-no até ao hospital sem demoras, e DEPOIS de entregar os doentes aos cuidados dos médicos peçam-lhe os documentos, façam testes de alcoolémia e essas coisas todas. DEPOIS. Não antes. Eu sei, eu sei, pode parecer ridículo, mas pensem bem:

20 minutos a ver os documentos + 30 minutos até ao hospital = 50 minutos
30 minutos até ao hospital + 20 minutos a ver os documentos = 50 minutos.

Eu sei que é estranho e contra-intuitivo, mas o resultado, surpreendentemente, é o mesmo.

10 comentários:

Anónimo disse...

É a prepotência comum na polícia portuguesa. Felizmente que costuma ter resultados menos dramáticos... infelizmente isto não é uma ocorrência isolada. Sou todo a favor de testar e multar condutores que circulem manifestamente incapazes, mas enfim, depois de ter visto um polícia a multar o Banco de Portugal por ter um carro pertença do Banco estacionado em lugares reservados ao Banco e depois mentir (passou uma segunda multa, também ao Banco, pela mesma razão, mas com a matrícula do carro da frente, que por sinal já não estava nos lugares reservados) só porque o condutor do carro recusou estacionar noutro sítio...

Ana disse...

Porra...sinceramente não sei que dizer, apenas que cada vez mais tenho vontade de emigrar para outro planeta, e já agora mudar de espécie. Acho que prefiro ser uma barata. Pergunta lá às testemunhas de jeová se me dão um jeitinho nisso...

Ana disse...

Esperemos que os senhores gnr sejam responsabilizados. Idiota mais idiota, não há...

knit_tgz disse...

O curioso é que, há uns anos quando tirei a carta, nas aulas de Código debatemos este assunto. A Polícia PODE perfeitamente mandar parar um veículo em marcha de urgência para ver se há abuso. Porém, a regra (tácita, não escrita, mas assumida como regra pelo instrutor) é que, logo que veja que o veículo aparenta de facto transportar doentes urgentes, a polícia acompanhe o veículo (de certa forma "abrindo caminho" como se de uma escolta se tratasse) até ao hospital, lugar onde a Polícia, se tiver havido dúvidas, verificará se de facto havia urgência. Caso não a haja, pode agir em conformidade. O instrutor disse-nos isto porque "Embora não seja comum, não se admirem se virem alguma vez na estrada um veículo escoltado por carros de polícia, todos a assinalar marcha de urgência, porque pode suceder".

De resto, como dizes, para lá de comentável...

Teté disse...

Esses gnrs deviam ser pura e simplesmente irradiados da GNR. Quem é que precisa de um guarda com falta de bom-senso?

Nuno Pereira disse...

Só falta dizer que era uma ambulância privada, o que levantou suspeitas à BT, porque não é normal estarem com as luzes ligadas, de resto, tudo é surreal.

E o pior para mim é que a ambulância ia para o hospital perto de minha casa. Espero não apanhar esses senhores, seja em que circunstância for.

Sun Iou Miou disse...

O que eu não entendo é por que em Portugal os carros (os condutores, quer-se dizer) quando vem vir uma ambulância pela estrada com as luzes ligadas não encostam para a berma imediatamente. Ante um outro carro qualquer não duvidam em lhe ceder o passo, mesmo se vier um (ou 50) de frente. Será porque os condutores também desconfiam que os da ambulância estejam de brincadeira?

Elora disse...

Eu gostava era de ver cenas dos próximos capítulos ou algo assim.

Ana disse...

Subscrevo a elora.

Anónimo disse...

Vejam o Contra-Informação.