(ou como conseguir que a PT credite facturas duas vezes e ainda peça desculpa pelo incómodo)
Acabou a minha saga com a PT Comunicações. Finalmente consegui pagar as facturas todas e até tive uma agravádel surpresa...
Eu explico: no ano passado, em finais de Agosto pedi a instalação da linha telefónica (perto de 90 euros). Assim que foi instalada assinei contrato com a Oni para ter acesso directo por eles. E deixei de ser cliente PT em finais de Setembro. Fiquei à espera que a PT mandasse a factura da instalação do telefone, o que não aconteceu. E esperei, esperei, esperei... bem, se a PT se esquece de cobrar a instalação (mais a assinatura de 1 mês e qualquer coisa mais as chamadas feitas), por mim, tudo bem, não vou ser eu a telefonar-lhes a avisar.
Ao fim de uns mesitos, ou seja, em finais de Maio chego a casa e vejo por cima das caixas do correio do meu prédio uma carta dirigida a mim da PT Comunicações. Mas era um envelope diferente. E eu pensei: "Já deu merda". Olho para o destinatário da carta e começo a rir. É que a carta estava endereçada a mim, com o meu nome completo correcto, a rua correcta, o nº da porta correcto, código postal e localidade também correctos, mas... vinha dirigida ao 6º B e eu moro no 6º D. A PT nem sabe onde é que instala telefones. Ora, o meu vizinho do 6º B não me conhece de parte nenhuma (nem eu a ele, só conheço o do 6º A e conheço os novos vizinhos do 6º C de vista), e devolveu as facturas todas ou mandou-as para o lixo!
Já tava a adivinhar o que aí vinha. E tinha razão. Era uma carta da advogada da PT a exigir o pagamento em 10 dias úteis de uma dívida de 118 euros e qualquer coisa, acrescidos dos juros de mora no valor de 6 euros e tal. E se eu não pagasse iriam proceder à cobrança judicial da dívida. E eu pensei: "Boa! Já tenho com que me entreter nos próximos meses!". É que eu adoro reclamar junto de prestadores de serviços em geral e das empresas do grupo PT em particular. Gosto tanto que regra geral tenho sempre 2 ou 3 reclamações em apreciação, todas por débitos indevidos ou coisas no género. Bem, peguei na carta com muito amor e carinho e ligo para o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo. Para quem não conhece: é um tribunal arbitral, a que se pode recorrer para obter decisões céleres em questões de consumo entre um particular e uma empresa (os casos entre empresas continuam a ter de ir para tribunais comuns). É rápido (1 ou 2 meses no máximo até ter uma sentença), a sentença tem o mesmo valor de uma decisão judicial de 1ª instância e, o melhor de tudo, é grátis! E na maioria dos casos nem sequer é necessário ir a arbitragem, eles falam com a empresa, expoem a nossa reclamação e a coisa até se resolve logo, sem necessidade de nenhum juiz.
Bem, lá fui eu todo lampeiro apresentar a minha queixa. Eu não contestava o valor da dívida, contestava apenas o pagamento dos juros de mora. E, claro, recusava-me a pagar sem antes receber as facturas para conferência, direito que me assiste. Enquanto não recebo a factura não estou a dever nada. E esperei... 1 mês depois, mais ou menos, tenho a resposta: a PT reconhece o seu erro (mesmo burros aqueles gajos) e aguardavam só que o departamento jurídico desse o seu parecer, porque a dívida estava em contencioso.
E esperei... há umas duas semanas recebo uma carta da PT em que lamentavam o sucedido e mandaram também as cópias das facturas todas. E eu desatei a conferir aquilo. Assinatura de Setembro, de Outubro, de Novembro, de Dezembro (pois... eles demoram a perceber o conceito de rescisão de contrato), depois uma segunda factura de Dezembro com um crédito correspondente às assinaturas indevidamente debitadas, e o valor final a pagar, 118 euros e qualquer coisa. E ainda uma última factura, de Janeiro, de 0,00 euros, com a indicação do valor em dívida: os tais 118 euros.
Ok, lá vou eu ter de pagar os 118 euros, quase 1 ano depois. Vou à loja PT do Areeiro. Tá em remodelação. Sugerem outras lojas e eu decido ir ao Colombo (aberta até à meia-noite). No Colombo não têm tesouraria, tenho de ir à R. Andrade Corvo nº 6 ou à Loja do Cidadão. Vou à R. Andrade Corvo, nº 6. Tá em remodelação. "Para pagamento de facturas dirija-se ao nº 14". Vou ao nº 14 (prédio ao lado) e tá fechado. Fecha às 18:30. Raios partam esta merda, pá! Vou para a Loja do Cidadão de Telheiras. Tá aberta! E a loja da PT também! Tiro a senha e sou o próximo freguês a ser atendido. Até parecia mentira! Ia no 295 e eu era o 296. E digo que quero pagar aquilo, dou-lhe a factura (a última) e ela diz-me "Ah, mas o montante em dívida não é este". E eu pensei: "Isto vai dar merda, têm lá os juros". Mas não, desta vez enganei-me!
Atão não é que a PT creditou-me 60 euros e qualquer coisa em Agosto, por anulação das facturas de Outubro, Novembro e Dezembro? (as mesmas que já tinham sido creditadas na segunda factura de Dezembro). Moral da história: paguei 58 euros. No meio disto tudo eles creditaram-me todas as chamadas feitas em Outubro (ainda foram uns 10 euros), e creditaram as assinaturas de três meses em duplicado! Bem, não vou ser eu a informá-los do lapso. Por mim, um euro tirado à PT é um euro ganho e bem merecido.
Com esta sobe para quase 100 euros o valor que ganhei com as minhas reclamações contra empresas do grupo PT em 2006 (já em Julho a TMN creditou-me 46 euros numa situação em que eu reclamava 11 euros debitados a mais).
Aaaaaaaaaaaah, como sabe bem reclamar!
Ainda está por resolver: uma situação com 2 anos de idade com a TV Cabo. Mas essa fica para outro dia, quando estiver resolvida... lá para 2008.
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6 comentários:
lol
Pareces o gastão!!!
Eu é que não gostava de estar no lugar deles...porque tu deves ser tão chato que eles até te pagam para deixares de reclamar! ;)
Eh pá, eu não tenho culpa que eles façam merda!
Que culpa tenho eu que tenham mandado as facturas para a casa errada? Se a malta faz merda tem de se aguentar às consequências... ;)
Haja santa paciência...
Já agora, podias-me dizer onde reclamaste com a TVCabo q tenho umas contas a ajustar com eles? Brigados :)
Tb vivo no 6ºD :)
eu ainda não reclamei, propriamente... ou melhor, reclamei muitas vezes, mas sempre junto da TV Cabo. Eles perderam o documento da rescisão de contrato (assinado numa loja TV Cabo) e continuaram a mandar facturas. O resto foi por fax para eles. Se por acaso me vierem exigir pagamentos atrasados (continuaram a mandar facturas durante uns tempos), logo irei ao Centro de Arbitragens (em Lisboa) ou falo com o Instituto do Consumidor (www.consumidor.pt) para eles me dizerem quais as leis a invocar. Mas diz o que te apoquenta e pode ser que eu possa ajudar ;)
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