04 setembro 2006

Grandessíssimo filho da mãe!

Atão não é que apanhei um virus? Ok, a culpa até foi provavelmente minha. Mas eu corri o anti-virus no raio do ficheiro antes de o executar e o resultado foi negativo. Bem, já identifiquei o bicho, ou pelo menos a família a que pertence. Agora é identificar a variante e limpá-lo à mão...

E eu que costumo ter tanto cuidado... a última vez que apanhei um bicho mau foi nesse verão terrível de 2003... já lá iam uns anitos sem chatices...

2 comentários:

ToBru disse...

E ainda assim acho que estás com sorte...

Há uns tempos ou um Ainda Maior Mais Grande Filho da Mãe, que se instalou no meu portátil, que teve o decaramento de me retirar o acesso às opções da Firewall, e do meu dito Anti-Virus.

E com as portas abertas, resolveu convidar uns amiguinhos para uma virus-party no meu computador...

Nelson disse...

Sim, é mais ou menos esse o comportamento normal dos trojan horses. Param os processos de anti-virus, criam permissões na firewall e ficam sossegadinhos à espera de instruções. Vão fazendo actualizações e tal.

Foi um bicho desses que apanhei.

Com a agravante de ter criado um pastazinha escondida para guardar as suas tralhas. Nota: escondida não é com o atributo "hidden". É mesmo escondida: não é possível ver ou abrir essa pasta. É uma técnica que começa a estar progressivamente na moda chamada rootkit.