18 setembro 2006

Tá confirmado: sou mentalmente são!

Apesar de todos os indícios em contrário, eu afinal sou mesmo mentalmente são!

Vinha no carro e ouvi a notícia na radio que o PSD ia propor um ranking de escolas, para que os pais possam avaliar a qualidade de ensino nas várias escolas e assim escolher melhor a escola para os filhos.

Por princípio não discordo de uma medida destas, antes pelo contrário, embora ache que os critérios de avaliação possam ser difíceis de encontrar e poderá ser difícil pesar os vários factores a ter em conta (o número de alunos por turma, o nível socio-económico dos estudantes, as classificações nos exames nacionais, etc).

Depois ouvi no seguimento da notícia que BE e PCP iam rejeitar liminarmente a proposta do PSD. E eu pensei "bem, aqueles imbecis laranjas devem ter arranjado uns critérios jeitosos, lá isso devem". Ora, qual não é o meu espanto quando descubro que:
- O PCP acha que um ranking destes só serve para que as escolas privadas fiquem melhor classificadas que as escolas públicas e com isso aumentar o recurso ao ensino privado ou aumentar as pressões no sentido de privatizar o ensino.
- O BE diz que este ranking só serve para aumentar o fosso entre as escolas e que será difícil a uma escola desempenhar a sua função quando começa o ano rotulada de "má escola".

Não quero tar a pôr palavras na boca de ninguém, mas foi isso que eu ouvi.

Errrr.... então, vamos por partes!

O PCP não quer o ranking porque acha que as escolas privadas são melhores que as públicas. Não seria um resultado destes no ranking um bom indicador do caminho a seguir para melhorar a qualidade de ensino? E, antes de mais, eu duvido que houvesse uma tão grande clivagem público/privado. Que algumas das escolas de topo fossem privadas (ou mesmo quase todas, até concordo), mas que as públicas ficassem assim tão longe...

O BE acha que a avaliação é chata para os piores. Desculpe? Diga lá outra vez? Há bons e maus e em vez de descobrir quem são os bons e premiá-los devemos evitar distinções para evitar constrangimentos? Mas estão a brincar comigo ou quê?

Desde quando é que uma avaliação de qualidade, desde que bem feita é algo a evitar? É o mesmo tipo de argumento que faz com que as promoções na administração pública seja feita de forma automática ou por compradrios em vez de ser por mérito. Porque ninguém quer avaliar as pessoas de forma objectiva para não ferir susceptibilidades. É o mesmo tipo de argumento que faz com que as pessoas andem 5 anos na faculdade e só no final descobrem que a sua faculdade é uma merda. Porque nunca conseguiram ter uma classificação objectiva acerca da sua qualidade antes de escolher.

Mas, bora lá levar o argumento ao extremo, ok? Se avaliar é assim tão mau para os mal classificados, então eu exijo uma convocatória para a Selecção Nacional de Futebol! Sim, posso ser uma nódoa a jogar à bola, mas se o treinador me disser que sou uma merda e não tenho lugar na equipa está a ferir os meus sentimentos! E também exijo que não haja qualquer tipo de inspecção sanitária aos restaurantes! Afinal, ser multado ou ver o seu estabelecimento encerrado por falta de higiene é muito chato para os proprietários badalhocos e só serve para aumentar o fosso entre os restaurantes asseados e os viveiros de baratas!

Já há uns tempos tinha ouvido um argumento destes (das susceptibilidades) a ser usado contra a realização de eventos como as Olimpíadas Nacionais de Matemática. Só porque os miudos são bons a matemática isso não é razão para lhes dar prémios. Claro que não, que ideia mais disparatada!

3 comentários:

DIV de divertida disse...

É por estas e por outras que já desisti de lutar pelo que quer que fosse a não ser pelo meu dia a dia.
Que descrédito tão grande estes "senhores" me fazem sentir...

Lígia disse...

mentalmente são.... tens o atestado? :D

Nelson disse...

Atestado? É preciso?

Ora, foda-se!

Ai! que disse um palavrão. Merda!

Porra, disse outro!

É desta que o blog passa a ser para maiores de 18...