07 setembro 2006

Autarquias não apoiam ciência

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1269267&idCanal=21

"Autarquias recusam apoio"
Fico eu, automaticamente, a equacionar na minha cabeça: "Portugal = País retrógrado em que ninguém apoia a ciência".

Mais abaixo leio que pediram dinheiro à primeira-dama. Ora, pobre da senhora que não fez mal a ninguém: o orçamento dela deve ser para renovar o palácio de Belém, meter umas flores nos salões, e e... Quem é que no seu bom juízo vai pedir dinheiro à mulher do Presidente da Republica para fazer experiências na ausência de gravidade ?!

Ah, mas espera lá. Mesmo no fim do artigo até parece que a FCT e a FCG, para além do Dep. de Física da Univ. do Porto acabaram por financiar o que era preciso. Ora bem. Isso até me parece bem. Porque é que o artigo dá a ideia que está tudo mal? Não é a entidades assim que se deve pedir patrocínios para coisas científicas? Eu, por exemplo, não ia pedir à Zara para financiar a minha participação nas experiências do CERN...

Se fosse na Suíça (desculpem lá a nota de emigrante) o titulo da noticia leria "Jovens portugueses voam sem gravidade" e continuaria dizendo que tudo foi possível graças à FCT e FCG, etc, descreveria os objectivos das experiências, a emoção dos jovens e outras coisas positivas. Sim, positivas. Será que este conceito não é rehabilitável em Portugal?

É incrível a disparidade de formas como se podem redigir os mesmo factos. As autarquias estiveram-se nas tintas? Houve quem não se estivesse, não foi? Eu quero lá saber se a câmara municipal de Beja não respondeu. Estava, isso sim, interessado em perceber porque é que a formação de bolhas em líquidos em ebulição em gravidade zero é interessante.

A minha conclusão?

As autarquias deviam processar o jornal por difamação: o elas não darem dinheiro ou não darem resposta não tem a bota a ver com a perdigota. E assim o circo continuava. E não era nada mau que pegasse fogo, claro está, desde que as florestas não ardessem mais por causa disso. Se é por essa razão que as autarquias não se metem no jogo português dos processos de difamação, então parabéns.

E para acabar, um desabafo: Santa paciência ! (Sim, alguém já começava um blog com este título...)

--
André David

--------------------
Nota: Este post inaugura uma nova etapa do Ó faxavor: as contribuições externas. Se quiseres publicar qualquer coisa aqui manda um mail (o endereço do blog está no canto superior direito da página) e eu publico. Ou então não. Posso não gostar! ;) Já agora, André: já começavas um blog chamado "Santa Paciência", não?

5 comentários:

Anónimo disse...

By the way para quem estiver interessado:

http://www.pavconhecimento.pt/exposicoes/temporarias/

e eu não sou um bot! Honestamente, acho que ninguém se daria ao trabalho de fazer um bot a publicitar exposições de ciência

gon

Anónimo disse...

Devo dizer que concordo com a idiotice desta "indignação" por parte desse grupozeco de estudantes. Já agora, porque não pediram patrocínio ao Pingo Doce? (De que tanto se tem falado aqui) Levavam umaa t-shirts para publicitar o Pingo Doce entre a malta da ESA) Ou melhor ainda, ajuda à fábrica de chaves do Areeiro com uma t-shirt a dizer na frente "fabrique a chave para os mistérios do universo ou pelo menos copie uma..." e o logo da fábrica de chaves na parte de trás...

Anónimo disse...

Perdoem a linguagem macarrónica já sem falar nos parêntesis que não abri no aparte sobre o a publicitação o Pingo Doce. Tenho que deixar de escrever posts a estas horas...

Será que se a minha autarquia de nascimento (Beja) negar o financiamento da publicação da biografia poética da minha mui nobre pessoa posso publicar no jornal uma reclamação a dizer que as autarquias não apoiam os jovens artistas e não promovem a arte, que é como nos diz a história, um dos fortes indicativos do nível civilizacional de uma sociedade.

O título no jornal vai ser: "Autarquias estrangulam o nascimento de novos Pessoas e Camões"...

Anónimo disse...

E voltou a faltar um ponto de interrogação... Desisto. Dormir...

Nelson disse...

Eu também vou pedir apoios para o Ó faxavor! Sobretudo às entidades que gozam de maior visibilidade aqui: CML, PT, TMN, Pingo Doce e Público. Acham que algum me apoia?

Mas o que dava mesmo jeito era um patrocínio do chefe. De vez em quando levo nas orelhas por andar a postar em horário de expediente... ;)