15 setembro 2006

(mais) Uma ideia (muito) estúpida da Microsoft

A Micro$oft não pára de surpreender. De vez em quando lá apanho um ou outro programa deles com comportamentos imbecis, provavelmente definidos por programadores imbecis ou, quem sabe, advogados imbecis a dar ordens a programadores imbecis.

Imaginem o seguinte cenário: têm uma lista de contactos muito extensa que querem importar para o Address Book do Windows. Têm lá o ficheirito, em texto, cada campo é separado do seguinte por ponto e vírgula e pedem ao Address Book para importar. E ele importa. Depois começa a apitar a dizer que há contactos duplicados e pergunta se querem substituir o já existente ou não. E vocês pensam: "Han? Mas não há nomes duplicados...". Isto acontece porquê? Vamos imaginar que vocês têm dois contactos, respectivamente chamados "Pres. da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira" e "Pres. da Câmara Municipal de Vila Real". Os nomes são diferentes, e ao fazer a importação o nome é guardado na íntegra. Mas quando o Address Book vai verificar se já existe algum contacto com o mesmo nome ele só compara os primeiros 31 caracteres (pelo que deu para ver; não tenho a certeza que sejam exactamente 31, podem ser um pouquinho mais ou um pouquinho menos). Ou seja, ele compara os primeiros 31 caracteres do segundo endereço, "Pres. da Câmara Municipal de Vila Real" com os primeiros 31 caracteres do endereço "Pres. da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira". E como os primeiros caracteres de ambos os nomes são "Pres. da Câmara Municipal de Vi", o resultado é... que já existe um contacto com o mesmo nome. Então, têm de escolher se querem guardar o primeiro ou o segundo. Mas o que o imbecil diz é: "Já existe um contacto com esse nome: Pres. da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Deseja substituir este contacto?". E vocês pensam: "Será que tenho 2 Presidentes da CM de Vila Franca de Xira no ficheirito? Ah, se calhar tenho..." e vão verificar e reparam que só há um. E ficam a pensar naquilo, como eu fiquei. Só sabem que algo correu mal porque o vosso ficheiro tinha 315 contactos e foram importados 307. Mas... para onde terão ido os outros 8? Ao fim de muito, muito tempo (eu demorei um pouco mais de 1 hora, já que cada importação demorava uns 3 minutos), apercebem-se que este tipo de conflitos só existe em nomes muito grandes. E começam a abreviar, por exemplo "Câmara Municipal" para "CM" e o problema desaparece.

É muita estúpido...


Nota: o caso em concreto não tinha nada a ver com presidentes de câmara. Não tenho nenhuma relação com câmaras municipais, muito menos com os seus presidentes, a não ser no dia em que voto neles ou nos seus opositores. Era uma base de dados que tem muitos nomes de instituições que são parecidos entre si, pelo menos nos primeiros N caracteres (em que N é um número um bocado grandito). E os meus contactos não eram "só" trezentos e tal, eram para cima de 900...

Sem comentários: