19 setembro 2006

O fim de semana

Depois do fim de semana é complicado voltar ao trabalho. A segunda-feira é sempre um dia um bocado azedo, a malta anda rabugenta, queria um dia extra de fim de semana.

E depois passam a semana toda à espera que seja sexta-feira outra vez.

Esta coisa de a malta trabalhar só uns dias dá nisto. Quebra-se o ritmo, depois é preciso recuperar, o que demora tempo. Além dos óbvios custos para a economia!

O fim de semana condiciona-nos 7 dias por semana. Por isso eu acho que não devia haver fins de semana! A malta passava a trabalhar 7 dias por semana e mais nada! Ah, tão cansados? Azar! Ah, querem descanso? Então, fiquem doentes e vão para casa (sem baixa, claro!). Ou caiam de exaustão. Além disso, a maior parte do consumo exacerbado ocorre ao fim de semana: come-se fora mais vezes, vai-se ao cinema, fazem-se compras,... se não houver fim de semana a malta poupa dinheiro e com assim já consegue pagar a prestação da casa!

E as férias é outra coisa que deve ser eliminada! 1 mês sem trabalhar, de papo para o ar na praia! Depois é óbvio que ninguém tem vontade de voltar ao trabalho, claro! E passam o resto do ano todo a pensar nas férias do ano seguinte! Assim, não dá!

Quanto muito, e porque não podemos trabalhar os dias todos de seguida sem parar, podemos chegar a um compromisso: trabalha-se 5 dias por semana e 11 meses por ano, mas só em média! Ou seja, por cada 5 pessoas que trabalham 7 dias por semana há 2 que não fazem nenhum. E por cada 11 pessoas que trabalham 12 meses por ano, há uma que passa o ano todo de férias! Assim a malta que trabalhar disfruta verdadeiramente do trabalho e não tem quebras de ritmo e a malta que não faz nada pode também disfrutar do facto de não fazer nada, conseguindo cada vez mais qualidade no aproveitamento do seu tempo (eu ia dizer tempo livre, mas dado o contexto é uma redundância).

Eu proponho-me como voluntário para essa missão... digamos, humanitária, de não fazer ponta de corno o ano todo.

Esta conversa toda sobre fim de semana pôs-me com vontade que seja sexta-feira outra vez. Tão a ver o que eu queria dizer? Que dia é hoje mesmo?

6 comentários:

DIV de divertida disse...

Não acho certo.
Como foste tu a ter a ideia e visto que tens de continuar como observador do desenrolar dos acontecimentos para uma correcta avaliação do projecto, eis-me para ocupar esse lugar! Boa?

Nelson disse...

Fixe! Agora só falta encontrarmos 5 voluntários para trabalhar 7 dias por semana!

Pipinha disse...

Depende do ritmo de trabalho... Se tiveres um ritmo de trabalho semanal que consiga valer 7 dias, garanto-te que os fins-de-semana são sempre bemvindos! Não fazer nada o ano todo deve ser uma grande seca, não te parece??? Beijinhos!

Nelson disse...

Parece-me que já encontrei uma voluntária para trabalhar 7 dias por semana. Já só faltam 4 ;)

Não fazer nada deve ser uma grande seca... sim, concordo. Mas eu só me refiro a não trabalhar. O que é ligeiramente diferente!

Anónimo disse...

ora bem, que estejas mentalmente são não tenho a certeza, mas que tens uma certa logica, sim. Mas, para mim, não da para trabalhar 7 dias por semana, sou funcionaria publica. Entao so posso participar com a minha vontade de nao fazer nenhum.

Nelson disse...

mat: hmmm, vais ter de esperar vez! Para que tu entres (ficamos 3 sem gazer nenhum) precisamos de 7,5 que trabalhem 7 dias por semana; até agora só há uma voluntária, é capaz de demorar...

Se ainda quisesses trabalhar 7 dias por semana... para isso temos vagas!