13 setembro 2006

Celeridade

É hoje lida a sentença do caso do acidente de Entre-os-Rios. 6 arguidos são acusados de negligência. Só para lembrar: o acidente aconteceu em Março de 2001, há pouquíssimo tempo. Só 5 anos e meio.

Este caso até foi rápido, se o compararmos com o famoso caso dos hemofílicos contaminados com HIV (já não me lembro, mas esse demorou quanto tempo? Uns 10 anos?) ou com o processo Casa Pia. Neste então o cenário é fabuloso. Ao fim de 2 anos e meio já foram ouvidas 70 testemunhas. Ora a este ritmo, são mais de 1000 testemunhas, deve demorar... 35 anos a julgar o caso. Por essa altura já morreu quase toda a gente envolvida no caso. 1000 testemunhas? mil testemunhas? MIL? Mas tão todos parvos ou quê? Alguém no seu perfeito juizo acha razoável que haja 1000 testemunhas num único processo? Nem que pusessem todos os tribunais do país a ouvir testemunhas em paralelo se safavam em tempo útil!

Depois disto alguém ainda tem lata de acusar as instituições desportivas de demorarem demasiado tempo a julgar e a decidir o caso Mateus? Ao pé dos tribunais comuns as instâncias da FPF e da Liga são o Speedy Gonzalez. Instauram processos, ouvem testemunhos, acusam, julgam, sentenciam, e até resolvem recursos à velocidade do pensamento. Só (?) demoraram 8 meses a decidir (???) o raio do caso.

É nestas alturas que me lembro de um anúncio que saiu há uns anos num jornal e que dizia qualquer coisa neste género: "Vende-se: Pequeno país com 90.000 km2, vista para o mar, a precisar de obras". Não vos dá vontade de pôr o anúncio outra vez? Pode ser que o El Corte Inglès, a Telefonica ou a Repsol (ou todos juntos) decidam de uma vez por todas comprar isto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que o casao dos hemofilicos acabou por prescrever