07 setembro 2006

Tou a ficar preocupado

Plutão já perdeu o estatuto de planeta há quase 1 mês e eu ainda não mandei nenhuma piada acerca do assunto. Acho que vou ter de falar sobre isto com a minha terapeuta, devo ter um qualquer trauma com a questão.

Não que ache que Plutão merece o nome pomposo de planeta. Afinal o gajo é pequeno (menos de metade do tamanho da Lua), escuro (pouco menos que preto), frio (uns 250º negativos, mais ou menos) e lento (salvo erro perto de 250 anos para dar uma volta ao Sol). Pelos vistos tem uma Lua sobre a qual sabemos mais ou menos o mesmo que sobre Plutão: praticamente nada. E se vamos dar a calhaus destes o nome de planeta temos sérios problemas de nomenclatura. Já se descobriram mais uns quantos calhaus mais afastados do Sol que Plutão e um deles até parece que é maior que Plutão e tudo! Há umas 20 Luas do sistema solar que são maiores que Plutão e até alguns asteroides, bem vistas as coisas, podiam merecer o nome de planeta se alguém acordasse para aí virado. Mas, concordando ou discordando do assunto, é preciso, é urgente, é imperioso inventar uma piada qualquer para dizer, certo?

Até já andei a receber piadas por mail a dizer que Plutão vai interpor uma providência cautelar para anular a decisão de despromoção num Tribunal Administrativo Interplanetário e mais não sei o quê e, apesar disso, continuo mudo sobre o assunto. Acho que tou a perder qualidades.

A melhor tentativa de piada que consegui foi dizer que os habitantes de países como o Mónaco, Liechtenstein e Tuvalu estão a expressar sérias preocupações, com medo que o mesmo princípio que fez com que Plutão passasse a ter a categoria de planetóide (calhau errante no meio do espaço para os menos entendidos na matéria) faça com que os países em questão percam o seu actual estatuto de país e recebam outro nome qualquer que, traduzido em termos de leigos seria "bocado de terra insignificante com gente com a mania que é independente". Mas o pior seriam mesmo as consequências ao nível do futebol português! Já não bastam as confusões por causa do ultimato da FIFA, ainda nos arriscamos a ter clubes pequenos (como o Cucujães, o Gil Vicente ou o Sporting) a perderem o estatuto de clube e a passarem a ser clubóides (que quer dizer "associação de pessoas que venera algo semelhante a futebol praticado por indivíduos sem classe nem técnica e que em locais sub-desenvolvidos pode ser confundido com futebol a sério").

Preciso rapidamente de encontrar uma qualquer piada decente para fazer com Plutão, mas a coisa tá difícil... nos entretantos, acabei agora uma tradução que envolveu termos como "triângulo pedal" e "pavimentação monoédrica". Estou feliz por ter acabado. Agora vou pegar noutra que usa expressões como "plano mediador", "icosidodecaedro" e "cuboctaedro". Ai...

4 comentários:

Anónimo disse...

Tsk tsk tsk tsk... essa tua obsessão com o Sporting... já reparaste que estás sempre a falar desse grande Clube?

=P

Goncas disse...

Queiró,

o Nelson tem um trauma de infância com galinhóides no futebol, de forma que a maneira de se sentir grande e compensado é fazer baixar grandes clubes, para que rebaixando-os, o seu pareça grande, o que, convenhamos, é um grosseiro disparate. Já que não há mais para atingir, está ali o Sporting, acima de todos elevado, como o alvo fácil...

Nelson disse...

Sabem o que é que eu respondo a essas bocas?

:PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

Nelson disse...

Vá lá, admitam: o meu poder de argumentação é impressionante...