07 setembro 2006

BI

Fui renovar o BI. Tinha de ser e tal (mudar a morada no BI e na carta e demais documentos e mais não sei o quê).

Devo dizer que não gosto de renovar o BI. Sem contar com as filas imensas (que eu consigo evitar indo sempre aos serviços 10 minutos antes de fechar). Para já, temos a tinta para as impressões digitais que fica sempre nos dedos. Eles dão-nos um toalhete para limpar o dedo mas além de ficar sempre um bocado de tinta agarrada fico com as mãos a tresandar a limão. Depois há a questão das fotografias que nunca ficam nada de jeito. Da próxima vez tou seriamente a pensar pôr a língua de fora na foto (um amigo meu fez o mesmo mas foi na foto do Cartão Jovem). Depois temos a questão dos acentos: da penúltima vez que renovei o BI resolveram que Nelson leva acento no E. Pois, até pode levar. Mas na minha certidão de nascimento não leva E, nunca escrevi Nélson e não quero o raio do acento para nada. Por isso, na última vez que renovei, fiz a reclamação e tiraram-me o acento. Ah, até me ia esquecendo: a altura! É sempre um trauma. Metade das vezes não nos medem. Quando nos medem ficamos sempre desapontados com o valor medido. "Só? Mas eu pensava que tinha 1,78!" e eles lá põem 1,73.

Mas o pior de tudo é a assinatura! É que eu não consigo fazer duas assinaturas iguais e é preciso assinar o BI propriamente dito e o impresso, e se ficar muito diferente mandam-me repetir. Hoje repeti 5 vezes a assinatura e a mulher só aceitou porque já começava a faltar espaço nas costas do impresso. Ou era o n que não estava grande coisa, ou era o fim da assinatura que num caso tinha um risco e no outro não, não conseguia acertar com aquilo... é um trauma que tenho, não consigo assinar. Quando vou a algum lado e dizem "assine como tem no BI" eu até tremo! Só penso que vão desconfiar que o BI é falso e vão chamar a polícia. Começo a suar e a caneta escorrega-me das mãos. E aí é que fica mesmo diferente, lá o raio da assinatura.

Esta minha incapacidade para assinar tem algumas causas facilmente identificáveis. Em primeiro lugar, como qualquer canhoto que se preze, tenho uma caligrafia horrorosa. Depois, como passo a maior parte do tempo a escrever ao computador, tenho pouca prática a escrever com esferográfica. E finalmente, para piorar o cenário, odeio cheques. Sempre que alguém diz que eu preciso um cheque eu só penso que tenho de ir ao banco pedir um livro de cheques. Agora com o prazo de validade dos cheques tou mesmo a ver que peço um livro de 22 cheques e uso 1 antes de acabar o prazo. A culpa deste estado de coisas é do multibanco! É tão mais fácil, seguro e cómodo que eu uso o multibanco para tudo e mais alguma coisa.

Para acabar com este estado de coisas eu sugiro uma de duas medidas:
  • Ou se acaba com o multibanco e se obriga o pessoal a usar cheques para tudo, para eu poder praticar as assinaturas
  • Ou abolimos a assinatura no BI e passamos a usar um PIN!


Na renovação do BI a única coisa a que acho piada é ao impresso. Ok, é o mesmo impresso para pedir o BI pela primeira vez e para renovações e para renovar não é preciso preencher a maior parte das coisas, mas não deixa de ter piada, aos 29 anos, preencher um impresso que pergunta o nome do pai, nome da mãe e local de nascimento. Quando comecei a preencher o impresso e vi aquilo perguntei: "Olhe, é preciso preencher a naturalidade e o nome dos pais? É que desde que renovei o BI a última vez que não mudei de pais nem de nasicmento". Lá me disseram que só o nome e a morada completa é que é obrigatório preencher. E nem acharam grande piada ao que eu disse. Se calhar porque eram 19:20 e a loja do Cidadão fecha às 19:30 e aquela malta já tinha pouca pachorra para tipos com a mania que são engraçados.

5 comentários:

* Nursinha * disse...

Sim senhor, gostei do post! E do blog..no mínimo,original :)
Também detesto renovar o BI e brevemente vou ter que o fazer, exactamente por ter que mudar de casa..
Enfim...vou passado por aqui :)

Anónimo disse...

pá... essa cena das bichas no bi não é bem assim... Fui lá (Loja do Cidadão dos Restauradores) renovar o meu às 5 ou 6 da tarde em Maio, já não me recordo, e não havia nem mais uma pessoa... Mediram-me com todos os escrúpulos e até fui bem tratado... Ok, na foto pareço qualquer coisa entre um refugiado político de leste e um mafioso russo mas isso foi mesmo o pior e eles nem têm culpa. (aqui só mesmo a máquina de fotos do metro em que um gajo muito branco como eu fica ainda mais descolorado, tenho que começar a fazer umas no Photoshop...)

Nelson disse...

Bem-vinda nursinha. Quando eu precisar de uma pica aviso-te ;)

Anónimo disse...

Pois é, mas o engraçado é que brevemente terá que passar por tudo isso outra vez com o Cartão Único... ups...
Lashna

Nelson disse...

O célebre CU?
Acho que já falei dele antes... ;)

Será que vamos ter de assinar o CU ou vai ser por PIN?