18 setembro 2006

Ecoponto e vírgula

As embalagens da Tetrapak (de leite, sumos, etc.) dizem para as colocar no Ecoponto azul (o tal do papel, cartão, etc.). Mas os Ecopontos de Lisboa (sim, os Ecopontos mudam de município para município, os de Lisboa são diferentes, por exemplo, dos da Amadora) dizem para colocar as embalagens de leite (tá lá o bonequinho e tudo!) no Ecoponto amarelo, o das embalagens.

Ou eu sou mais daltónico do que pensava ou algo nesta história não cheira bem (provavelmente o lixo indiferenciado que os meus vizinhos insistem em colocar ao monte em frente do ecoponto e que quase impede o acesso para cumprir o meu ecológico e esporádico dever de descarregar nos simpáticos caixotes os dejectos do meu consumismo desenfreado).

6 comentários:

Lígia disse...

pode parecer tanga... mas eu NUNCA consegui decorar a cor does ecopontos!

MissangaAzul disse...

O comentário é grande, mas penso que vá acabar com qualquer dúvida que posso existir.

As embalagens da Tetrapak (pacote de leite, sumos, natas e afins) são para ser colocados no ECOPONTO AMARELO, das embagens!!
Isto são directrizes da ValorSul, a empresa que trata dos resíduos sólidos urbanos nos concelhos de Lisboa, Amadora, Odivelas, Vila Franca de Xira e Loures. Mas de qualquer modo, esta directriz também é para ser aplicada a todo o país.
Mas então porque é que certas pessoas dizem que o pacote de leite é para colocar no Ecoponto Azul do Papel e Cartão? Até lá vem um desenho no pacote e a dizer isso??!!
Isso deve-se a um facto muito simples: ao colocar as embalgens no Ecoponto Azul, junto do papel e cartão, elas são recicladas como um todo, e não se consegue retirar o metal que as embalagens possuem por dentro. Mas se colocarmos as embagens no Ecoponto Amarelo, estas são retiradas manualmente, e são recicladas individualmente, através de um processo que consegue separar o cartão do metal, e claro, os resultados são muito melhores.
Mas agora a explicação verdadeira que ninguém sabe é que as embalagens são classificadas pela Sociedade Ponto Verde, e conforme a classificação por esta atribuida, os produtores de embalagens têm de pagar uma certa taxa por cada embalagens. Ora se a embalagem de leite for classificada como embalagem de cartão, vamos dizer que paga 1 cêntimo, enquanto que se for classiificada como embalagem complexa, porque é feita de cartão e metal, já paga 30 cêntimos. Daí, "dá mais jeito" aos produtores que a embalagem de cartão seja classificada como sendo e cartão, logo, é para meter no Ecoponto Azul. No entanto, esta classificação já foi alterada pela Sociedade Ponto Verde, só falta mesmo sair a noticia para os media. Portanto, a partir de agora, EM TODO O PAÍS, os pacotes de Tetrapak são mesmo para serem EXCLUSIVAMENTE colocados no ECOPONTO AMARELO.
Podem verificar estas informações no site da Valor Sul (http://www.valorsul.pt/default.asp?SqlPage=content&CpContentId=15601).
Eu posso confirmar estas informações porque neste momento estou a participar numa campanha de sensibilização das pessoas para a reciclagem, organizada exactamente pela Valor Sul. É uma campanha que está a ser desemvolvida em vários centros comerciais, e chama-se A Operação Stop e o Código da Recliclagem (http://www.valorsul.pt/default.asp?SqlPage=content&CpContentId=15605).
Neste momento estamos no Ikea, todos os dias das 10h ás 22h, fins-de-semana incluidos, e já para a semana vamos para o Centro Comercial Amoreiras, também com o mesmo horário.
Se tiverem mais alguma dúvida, é só dirigirem-se ao nosso stand, que de certeza que vão ser esclarecidos.
Espero ter ajudado.

Nelson disse...

Só uma correcção missangaazul: o valor a pagar à Sociedade Ponto Verde não é por embalagem, é por quilo. Anualmente é feito um mapa das embalagens usadas, com o peso de cada material. Papel paga cerca de 4 cêntimos por quilo, plástico paga 10 cêntimos por quilo. Para 2006 já existe na classificação da SPV a categoria "Papel e cartão para líquidos alimentares" que paga um pouco mais que o plástico. Mas até 2005 (ou seja para os produtos vendidos em 2004) essa classificação não existia.

Eu sou o gajo que faz os mapas de Eco-taxas aqui no estaminé, e nós pagamos 3: EcoREEE, Sociedade Ponto Verde e EcoPilhas; só nos falta mesmo a taxa de reciclagem de pneus. E por falar nisso, daqui a um mesito e pouco tá na hora de mais um mapa trimestral de REEE.

MissangaAzul disse...

Ora ai está uma informação mais rigorosa que eu não sabia, mas agora, de certeza que vou completar o meu discurso sobre este assunto mais correctamente. Obrigada também pela informação. E mais alguma dúvida sobre a reciclagem, é só avisar. Estou a trabalhar nisto desde Fevereiro, "já sei a cassete toda de cor".
:)

Nelson disse...

fica a nota! agora já tenho a quem fazer eco-perguntas! :)

MissangaAzul disse...

:)