11 setembro 2006

Cultura

Na sexta feira vi um documentário (não era sobre o 11 de Setembro) e às páginas tantas alguém disse "twelve thousand square miles", o que foi traduzido como "19000 km^2".

Vai daí, apelo e quem conhecer o senhor (ou senhora) que fez a tradução e legendagem desse documentário que lhe recomendem este post.

Ó faxavor! 12 mil milhas quadradas não são 19 mil quilómetros quadrados. São cerca de 31 mil quilómetros quadrados, ok? 1 milha vale aproximadamente 1,6 km. Mas uma milha quadrada não é 1,6 km2 é 1,62 km2, ou seja, aproximadamente 2,6 km2. Certo? Por alguma razão quando pomos um 2 em expoente dizemos "ao quadrado". Quer dizer que um quadrado de lado x tem uma área de "x ao quadrado". Ora, se um quadrado com uma milha de lado tem 2,6 km quadrados de área, então, 12000 milhas quadradas serão aproximadamente 31 mil quilómetros quadrados (1 milha tem 1609,344 m, ou seja, 1 milha quadrada é 2,590 km2). Percebeu?

É melhor fazer um desenho, não é?

O quadrado da esquerda tem lados com o dobro do tamanho dos do quadrado da direita, logo tem 4 vezes (que, só por curiosidade, é dois ao quadrado) a sua área. Sim? Tá melhor?

Ainda há dúvidas? Ok, e que tal assim: num quadrado de lado 2 cabem 4 quadrados de lado 1:


Ai, esta gente que não percebe nada de matemática... ;)

Nota: é a mesma coisa para volumes, obviamente. Se uma polegada é 2,54 cm, 1 polegada cúbica é 16.39 cm3.

6 comentários:

Lígia disse...

se o encontrar dou-lhe o recado lol

Anónimo disse...

Tu ás vezes... não tens nada para fazer, certo?

Nelson disse...

certo! e outras vezes tenho que fazer mas não me apetece.

Anónimo disse...

LoL! Nem é preciso perder muito tempo nas contas, basta ver que não bate certo.
Para mim, a preferida foi a legendagem num filme onde, entre outras pérolas da tradução, depois do jantar, todos se levantam de copo na mão e dizem "Let's make a toast", pois... já estão a adivinhar... a legenda foi "Vamos fazer uma tosta mista"...
()

Pipinha disse...

Jornalistas...Já se sabe como é! Gostei deste cantinho! Continua assim!

Nelson disse...

;) faço os possíveis