18 setembro 2006

Ecoponto final.

Ah!

A Sociedade Ponto Verde parece que defende que as embalagens de leite e outros líquidos alimentares deviam ser colocadas no Ecoponto Azul, mas a Quercus defende que sejam colocadas no ecoponto amarelo. E pelos vistos o Ministério do Ambiente dá-lhes razão. Ou seja: toca a ignorar as simpáticas indicações na parte lateral da embalagem e seguir as indicações do cubículo reciclador.

Jornais e revistas: ecoponto azul.
Embalagens, incluindo as embalagens de papel de líquidos alimentares: ecoponto amarelo.

Por esclarecer fica a questão das latas de atum! O anúncio com as criacinhas simpáticas que é todo contado em verso e tem um final feliz diz para as colocar no Ecoponto amarelo. Mas o raio do bicho tem lá uma sinalética de uma lata de atum com uma cruz por cima! Atão? E já agora, as garrafas de óleo vão para o Ecoponto ou não? O DN diz que sim; o Ecoponto diz que não.

5 comentários:

DIV de divertida disse...

Mas será assim tão complicado decidir??
decidam-se. é q aki em casa consome-se muito leite!!

Nelson disse...

Pedro: volta a ler a notícia do DN, que já é do ano passado...

Lígia disse...

vou contar-vos um segredo, shhhh, não comentem com ninguém... shhhh, prontos?
Não interessa onde poem as latas do atum ou os tetrapack... eu sei é terrivel, mas é verdade, quando as coisas chegam à ecovalor ou a qq outra empresa do género são novamente misturadas e escolhidas à mão... não temos tecnologia para desfazer um erro já na fase de reciclagem, como tal, não arricam. Quanto às latas do atum e do óleo.. coisas com gordura não se devem colocar no ecoponto, não vão os mecos arriscar fazer a reciclagem directa e estragar litradas de água por causa da vossa lata. Parece contudo (pelas últimas notícias) que já existe maneira de as reciclar... noutro país que não o nosso... como sempre.
Mas miguitos, não deixem de reciclar, ajuda-nos a sentir civilizados e pode ser que a tecnologia chega um dia... ersperemos que breve.
Desculpa se me alonguei, beijocas

MissangaAzul disse...

Vamos lá retirar mais algumas dúvidas que andam por este blog.
Em relação aos pacotes Tetrapak, por favor é ler o comentário que deixei no post anterior.
Em relação ás latas do atum/garrafas de óleo/embalagens de manteiga, cada uma tem de ser tratada em particular.
Em relação ás latas de atum e das garrafas do óleo PODEM E DEVEM SER COLOCADAS NO ECOPONTO AMARELO. Sim, elas têm gordura, mas neste momento o processo de reciclagem já consegue eliminar essa mesma gordura. Posso afirmar que as garrafas do óleo são recicladas por uma empresa que se situa em Matosinhos.
Não é preciso lavar nenhuma das embalagens, simplesmente escorrer, ou quanto muito passar simplesmente por um pouco de água. Mas não gastar muita água, porque se não estamos a poupar nos materiais, mas a desperdiçar na água.
Sim, a gordura é um aspecto a ter em conta, mas simplesmente no ECOPONTO AZUL. O papel e o cartão têm que estar limpos e sem qualquer gordura para poderem ser reciclados correctamente, por isso nada de colocar guardanapos sujos, nem as caixas das pizzas. As embalagens que colocamos no ECOPONTO VERDE (vidro), e no ECOPONTO AMARELO (plástico, metal e pacotes de bebidas) podem conter gorduras (têm é que estar escorridas), pois estas vão ser eliminadas durante o próprio processo de reciclagem.
Um aspecto que me esqueci de referir no meu comentário que deixei no post anterior, a explicar porque é que os pacotes de bebidas devem ser colocados no ECOPONTO AMARELO e não no Ecoponto Azul, prende-se também com este aspecto da gordura/sujidade.
O papel e o cartão são os únicos materias que têm de estar limpos para se conseguir reciclar correctamente. Ora ao colocar os pacotes de bebidas e de sumos junto do papel e do cartão, estes podem escorrer os restos de leite ou sumos, que vão sujar o papel já colocado no ecoponto. Ora, papel sujo é papel que não podemos reciclar, logo, o mais correcto é colocar os pacotes de bebidas no ECOPONTO AMARELO.
Em relação á embalagem da manteiga, esta NÃO DEVE SER COLOCADA NO ECOPONTO AMARELO, mas sim no LIXO INDIFERENCIADO (o lixo normal lá de casa). Mas porquê? Não é pelo facto de conter gordura, mas sim pelo facto do tipo de plástico que é feito a embalagem. É um tipo de plástico que simplesmente ainda não é reciclável em Portugal.
Por isso, quando pensarmos em colocar qualquer coisa de plástico no ECOPONTO AMARELO, lembrar de uma regra simples: TEM QUE TER FORMA DE GARRAFA. Garrafas de água, detergentes, produtos do banho, garrafões, tudo tem formato de garrafa e todos são feitos de plásticos que são reciclados em Portugal.
Mas copinhos de iogurte, caixas de bolos, pacotes de manteiga, nada disto tem forma de garrafa, logo, não é feito do plástico que nós queremos.
Ou seja, neste caso não se prende com a gordura, mas sim com o tipo de material.
Aproveitanto que a explicação já vai longa, vou exclarecer mais um ponto. Perguntaram da garrafa do óleo, em que ecoponto colocar (AMARELO).
Mas então e o óleo em si? Onde deitar fora o óleo depois de usado?
Muitas pessoas respondem que vai pelo ralo da cozinha ou pela sanita abaixo. Nada poderá estar mais errado!
1 litro de óleo vai contaminar o equivalente a 1 milhão de litros de água, que é a quantidade de água que um ser humano utiliza em 14 anos de vida. Reparem, 1 litro=14 anos. E é água que simplesmente não conseguimos recuperar nas nossas ETAR´s.
Por isso, o mais correcto é mesmo reutilizar a garrafa do óleo, e voltar a encher com o óleo usado, e depois simplesmente colocá-la no lixo normal. Porquê? Nos concelhos que é a Valor Sul a tratar dos residos sólidos hurbanos, todo esse lixo vai para a incineradora, onde é queimado. O óleo irá no meio, onde também serve de combustivo. Nos casos em que o lixo vai para aterros, estes são células estanques, e depois os liquidos que escorrem do lixo (os lixiviados) são devidamente tratados, nunca entrando em contacto com o solo ou com a água.
Agora sim, este comentário já vai longo, podem verificar estes dados no site da ValorSul (http://www.valorsul.pt/default.asp?SqlPage=content&CpContentId=15601), e mais alguma explicação é só dizerem.

Nelson disse...

E pronto, o que vale é que o nível de conhecimentos dos leitores do blog é elevadíssimo e ajuda a esclarecer estas questões!

Tou muito orgulhoso dos meus leitores! ;)