08 setembro 2006

A entrevista possível

Ontem à noite foi a muito aguardada Assembleia Geral do Gil Vicente.

Como era mais ou menos de esperar vindo daqueles morcões, a Direcção tem carta branca (não gosto muito da expressão carta branca; se calhar devia usar luz verde; mas porque raio é que estas expressões têm sempre cores pelo meio?) para fazer o que bem quiser e para seguir com caso até às últimas consequências.

O Ó faxavor seguiu de perto a entrevista e enviou um repórter para entrevistar sócios do Gil Vicente e membros da Direcção do clube, tentando obter as suas reacções.

Ó faxavor: Então, o senhor acha que o Gil Vicente deve continuar com o processo em tribunal?
Sócio Anónimo: Hein?
ÓF: O Xenhor aicha que o Gil Bicente debe continuar com o proxexo em tribunal?
SA: Xim, xenhor, isto éi uma bergonha que estais a fajer ao Gil Bixente.
ÓF: E tem confiança que os tribunais dêem razão ao Gil Vicente?
SA: O quêi?
ÓF: E acha que o tribunal bai dizer que oxenhores têim razoum?
SA: Ah, xim, claro. O Gil Bixente num pode ir para a xegunda dibijoum, carago.
ÓF: Mas não acha que o Gil Vicente violou os regulamentos desportivos ao recorrer para tribunal?
SA: O quêi? Ó home, fale português carago!
ÓF: Noum aicha que o Gil Bixente biolou os regulamentos?
SA: Noum carago. A Federaçoum dixe p'ra gentes ir p'ó tribunal e a gentes foi p'ó tribunal carago. E bamos ganhar àqueles mouros e mostrar como soum as gentes do norte.
Multidão em júbilo: Yeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Gil Bixente! Gil Bixente! Gil Bixente! Gil Bixente!
ÓF: Sabe que a Federação diz que não foi bem isso que disse...
SA: Han?! Ó home, mas bocemessê é estranjairo?
ÓF: Errr... e noum teim medo que o Gil Bixente perca em tribunal?
SA: Ó home! Bocê tá a começar a arreliar-me. Dêim um enxerto de porrada ao home!
(neste momento a multidão enfurecida começa a espancar violentamente o repórter)
ÓF: Aaaaaaaai! Socorro! Ó Sr. Presidente, dê aqui uma ajudinha que eles matam-me aqui!
Presidente: Arreia-lhe carago! Mostra a esses mouros quem manda aqui eim Barxelos! Que xe a Federaçoum nos dixe p'a ir p'a tribunal a gentes bai p'a tribunal e o tribunal bai dijer-nos que éi o Gil Bixente que fica na primeira Liga. Q'os belenenjes soum uma cambada de mouros e boum p'a xegunda. Q'o Mateus teim o direito de jogar xim xenhor, q'o moxo éi boa pessoa. E o Prejedente do Lixa pode ir p'o ####### maij a Liga e o Madaíl. Perxebesteis? Ide dijer isto a Lisboua mouro d'um ######.

A reportagem (e o enxerto de porrada) foi interrompida neste momento com a chegada da ambulância que levou o repórter para o hospital. Foi preciso esperar mais de meia hora, porque os primeiros dois motoristas da ambulância eram adeptos do Gil Vicente e teve de vir uma ambulância de Matosinhos. Por razões de segurança o repórter foi transportado para o Hospital S. Francisco Xavier, onde está internado nos cuidados intensivos. Conseguiu recuperar a consciência hoje de manhã durante 5 minutos e conseguiu enviar este texto por e-mail antes de voltar a perder os sentidos.

13 comentários:

Margot disse...

Gostei do sotaque!:D

João Paulo Costa disse...

Nelson: uma pergunta: será que a alegada multidão enfurecida não terá alegadamente dado um enxerto de porrada ao repórter porque este se pareceria com um certo líder político dum país asiático?

Nelson disse...

margot: e mesmo assim algumas partes foram traduzidas, para os leitores acompanharem devidamente os diálogos.

João paulo: negativo. Foi feita uma sondagem a que 100% dos inquiridos disse que o repórter era parecido com "um mouro qualquer"; à pergunta "O Ahmadinejad?" 100% dos inquiridos respondeu "O quêa? tas a chamar nomes lebas já no foceinho!". O repórter prontamente esclareceu que Ahmadinejad era o presidente do Irão. Nesta altura o Presidente do Gil Vicente aproveitou a presença das câmaras e disse-se solidário com esse grande clube que é o Iroum e mostrou-se disponível para organizar um campeonato paralelo (entre-dentes perguntou se o Iroum não seria ao pé da Mealhada, que dava jeito para comer uma sandocha de leitoum). Nesta altura o repórter achou melhor dar por concluída a sondagem.

Anónimo disse...

Este blog está cada vez mais evoluído..agora já tem repórteres e tudo....grande vida..
Sempre preparados a por a sua integridade em risco para informar o publico...
Jocas (Raquel)

Anónimo disse...

Quando quiseres postar simulando o sotaque do norte, ao menos devias tentar ouvir como se fala, ó parolo. O x não é minimamente característico da região. Só prova uma coisa: deves ser mais um desses friques anormais com a mania que pertence à fina casta social. Continua com a banana enfiada no cú a dizer friú e afins. Vais chegar a um lindo sítio.

Anónimo disse...

Oh Nelson parece que puseste o dedo numa ferida =P é isso ou então há muita dor de cotovelo aí à solta.

Citando muitos filmes de Hollywood...

Fight! Fight! Fight! Fight! Fight!

Anónimo disse...

Anónimos que não assinam não merecem resposta.

Muito mais anónimos que se fazem passar por nortenhos estilo donzela ofendida.

E eu POSSO escrever isto porque:

1) Sou nortenha de gema, clara, casca e tudo, e defendo as pronúncias e sua diversidade como poucos! (gaba-te cesta...)

2) Conheço pessoalmente o autor e sei qual a pronúncia dele (que não é a do "fríu", pronúncia aliás bem minoritária em Lisboa, na minha modesta experiência).

3) Eu sei, qualquer lisboeta sabe, e qualquer nortenho sabe, que uma pronúncia exagerada e MISTA entre a portuense (os Bs, os ditongos) e a alto-duriense (falar aXim) costuma ser usada, TAMBÉM NO NORTE, para representar, em caricatura, um parolo (note que não disse "bimbo", caro anónimo, mas "parolo") com pouca cultura mas armado aos cucos. Sem ofensa para os alto-durienses, cuja verdadeira pronúncia é bonita e sonora. E sem ofensa para interamnenses (ou seja, pessoas do Entre-Douro-e-Minho), cuja pronúncia é a minha.

Mas perceber uma caricatura e rir-se (ou discordar com algum nível) dela exige inteligência.

Nelson disse...

Que grande merda! E eu a pensar que o Ó faxavor era capaz de ofender gente que merecesse o esforço. Afinal, parece que só consigo ofender imbecis.

ToBru disse...

Só por curiosidade, já que o assunto engloba as devidas pronuncias: como é que um indiano/paquistanês/'vulgo-monhé' em terras além Douro (visto do sul) vende flores?

ToBru disse...

Só por curiosidade, já que o assunto engloba as devidas pronuncias: como é que um indiano/paquistanês/'vulgo-monhé' em terras além Douro (visto do sul) vende flores?

Margot disse...

É pá!
Eu sou alentejana! Ninguém é mais gozado neste país com piadas do que os alentejanos.
Porém, sabemos rir com o nosso próprio sotaque. Porque não rir dos outros? Rir faz bem à saúde. Dizem mesmo que reforça as defesas do sistema imunitário. O anónimo perde anos de vida com esta franca ausência de sentido de humor. Para ti :PPPPPP

Anónimo disse...

Há gente no Minho tão ignorante como gente em qualquer outra região. Não entendo porque tanta razão em criticar o que o gil está a fazer? Se calhar até tem razão. E tudo o que faça com que o banditismo e a alienação degradante que o futebol provoca num ser humano é de louvar.

Sou Minhoto como quem diz tería de ser de algum lado. Tenho capacidade suficiente para aplicar Humor ás gentes de qualquer região, daí a meter toda a gente no mesmo saco vai o caralho ...

Não retratou todos os minhotos como estúpidos analfabetos no primeiro post mas no segundo vota e vira acabou por dizer que é isso que pensa,

Pois bem: então tipo americano no Iraque, também querem impor os vossos costumes nestas paragens.

por muito que vos custe a aceitar para nós minhotos as caralhadas são palavras, meras palavras e aceitamos que outras gentes não as usem, mas daí classificar de analfabeto por falar "axim"

Fica(i) sabendo de uma coisa, na nossa cultura e forma de falar ninguém toca e ficai lá com a vossa digna cultura e deixai a nossa. Sois fundamentalistas do tipo: se não são como nós, se não falam como nós são estúpidos e analfabetos.

Somos como somos e orgulhamo-nos disso com a única diferença que não critico os outros porque não saõ como somos e muito menos querer impingir o este sistema como modelo.

Existem muitos "f. da puta no Norte" mas na realidade se 99% (mero exemplo), da população é F. da puta então a maioria sem dúvida está em Lisboa,
para não falar mesmo dos f. da puta dos nossos governantes que em lisboa (maioria é do Sul) permitem que existam esses bandidos também cá no norte.

Mas enfim Barcelos é grande, quase tão grande como a vizinha da frente. A única diferença é que ainda temos as Torre Gêmeas porque temos tido a sorte de nenhum terrorista dessas bandas se elmbrou de atacar. Votem o gil abaixo, votem porque é um favor que nos fazem. iquem vocês com a merda do futebol porque nós temos coisas mais interessantes em que pensar e uma delas é mandar

o futebol e o Gil para o caralho e também todos aqueles que não percebem o que é o caralho em si.

Sou o J e podem "xincalhar" no meu Blog em blogtok.com ... gilvicente.blogtok.com

Desculpem o anonimato .. preguiça para inscrição.

Nelson disse...

Vamos lá por partes!

1. Fiz uma caricatura, errada como qualquer caricatura, ao sotaque do Minho. Os x não são típicos daí e eu sei, conheço bem o Minho. Infelizmente o meu teclado só tem 102 teclas como qualquer outro, o que complica a história. MAs a caricatura vale o que vale, e revê-se nela quem quer.

2. Não penso que os minhotos sejam mais estúpidos que os restantes. Tal como não penso que sejam todos violadores de ovelhas. Não percebi a reacção violenta e imbecil ao post e reagi. Reagi perguntando se seria mais grave acusar todos os minhotos de serem estúpidos e violadores de ovelhas ou usar um sotaque mal fingido.

3. No seu primeiro comentário de nível consideravelmente baixo começa por provar que: (1) não me conhece de parte nenhuma, mas concului que sou "gente fina"; (2) não sabe de onde sou mas conclui que sou de Lisboa; (3) nunca tendo falado comigo conclui que sou sulista contra as gentes do Norte. Quem pôr o quê no mesmo saco? Só por curiosidade: sou natural de Leiria e vivi lá até vir para Lisboa estudar na universidade. Moro em Lisboa há cerca de 11 anos. Não sou gente fina, muito pelo contrário, começo agora a escapar à classe média; não sou sulista, nem nortista, nel alentejanista. Tou-me a cagar para quem diz que Lisboa é uma merda e para quem responde que só quer ver o Porto a arder. Gosto de morar em Lisboa, gosto de visitar o Porto, que conheço bem, conheço muito bem a quase totalidade do território nacional e sou defensor das assimetrias culturais que dão piada a este cantinho à beira-mar plantado.

4. Se acho ou deixo de achar que o Gil Vicente tem razão não é o tema do post. Para isso, para um comentário semi-sério sobre o caso Mateus, tenho um post dedicado ao caso uns dias antes. O que fiz no post foi caricaturar a defesa feita pelo presidente do Gil Vicente, a defesa feita pelos associados do Gil Vicente e a forma como algumas pessoas tentam fazer deste caso uma guerra norte-sul.

Aliás, neste blog ninguém entendeu o post como uma agressão ou um insulto às gentes de Barcelos a não ser uma pessoa. E anónimos que insultam nos comentários sem ser no tom de caricatura do post original não merecem melhor resposta. Percebeu?

Irei achincalhar ao seu blog se me der para isso, se não der, não vou.