04 setembro 2006

Alterações ao código da estrada

Além das já conhecidas (taxa de alcoolémia permitida de 0,57 g/l e 118 km/h de velocidade máxima nas auto-estradas), há umas alterações novas ao código.

Assim, ficam a saber que:

Na presença de sinais luminosos, o significado das luzes é o seguinte:
a) Luz vermelha - manter a velocidade, e, se houver outros carros, buzinar. Não travar.
b) Luz amarela - mantém o significado anterior
c) Luz verde - olhar com atenção para ambos os lados e, se não vier ninguém, avançar de vidros abertos e rádio desligado. Se ouvir buzinadelas, parar imediatamente.

Colete reflector: é obrigatório usar sempre, mesmo quando se está no passeio. Os peões são obrigados a usar colete reflector em todas as ocasiões.


Descobri estas inovações do código da estrada ontem. Íamos de carro, avançamos no sinal verde e levamos com um BMW do lado esquerdo (foi só chapa, ao menos isso). O tipo pura e simplesmente não parou no vermelho, não abrandou, não tentou sequer travar (ou pelo menos não tentou com muito afinco, porque não deixou marcas de travagem) e quando viu que nós estávamos a avançar... buzinou. Para nos avisar que não ia parar. E depois ainda teve lata de dizer que parte da culpa até era nossa, porque "arrancámos um bocado depressa". Sim, concordo. Entre abrir o sinal verde e termos sido colhidos andámos uns 10 metros, devíamos ir a uns 160 km/h, pelo menos... que o homem até fez tudo para evitar o acidente. Até buzinou "depesperadamente" e tudo para nos avisar. Pois... fez tudo menos travar! Que, se bem me lembro, é umas das coisas que se podem fazer para evitar acidentes. Claro que em questões de semáforos é importante estar escrito e assinado por ambos quem tinha luz verde e quem passou o vermelho (o gajo ainda barafustou um bocado e tal mas lá assinou; além disso, tínhamos uma testemunha que se prontificou imediatamente a ajudar).

Távamos no meio da estrada, pusémos o triângulo, apareceu a polícia, perguntou se era preciso alguma coisa, dissémos que não, e tudo ficou assim. Ajudaram-nos a tirar os carros do meio da estrada e pronto. Lá ficamos nós no passeio, a preencher os papeis. Aparece um taxista (tinha de ser um taxista, são as maiores autoridades nacionais no código da estrada) a dizer que temos de ter o colete. No passeio... não interessa, se foi acidente, têm de ter o colete. Ó minha besta: o colete serve para ser visto quando se está a pé na via de rodagem ou na berma! Ou agora os peões também têm de ter colete reflector? Ou o colete serve para sinalizar acidentes para que os curiosos do costume possam perceber com antecedência que houve porrada e não percam pitada da acção? Sim, um gajo vem longe, se não topa que houve acidente, não trava e depois não consegue ver o sangue todo no chão.

5 comentários:

Lígia disse...

pois... mas olha que acho que o taxista tiha razão! é estupido mas acho que sim

Nelson disse...

por acaso, acho que não tinha. O colete é usado exactamente nas mesmas circunstâncias em que usas o triângulo. Ora, se não tens de usar o triângulo também não tens de usar colete.

Um dos carros estava no passeio, não ocupando nada da berma, aguardando um reboque. É tão obrigado a pôr o triângulo quanto qualquer carro estacionado em cima de um passeio. O nosso carro estava encostado, não necessitando de triângulo e estávamos só a assinar os papéis. O acidente estava resolvido do ponto de vista rodoviário. Mas ainda tenho de confirmar isso melhor... ;)

Anónimo disse...

LOL! Lindo, de facto. Permites, por acaso, que divulgue este post num forum de automoveis que costumo frequentar? (forum.autohoje.com)

Obviamente citarei o autor e este site.

cumps

Nelson disse...

Com certeza! Como diz aí a mensagem de copyright, a cópia de textos é permitida, desde que inclua um link para o texto original.

Libitina disse...

Mais uma alteração ao código:

Quando mudar de faixa de rodagem na auto-estrada, convém abrandar significativamente, quase parar, e depois então mudar de faixa. Esta regra é aplicável independentemente do tráfego. E se quiser ganhar um ponto extra, evitar a todo o custo usar o pisca.

Boa condução