10 outubro 2006

RSS

Um utilizador (presumo que seja um recém-chegado) reclamou (e FEZ MUITO BEM!) a perguntar para quando a utilização do RSS aqui no tasco! (livro de reclamações ali na barra lateral).

Bem, o RSS já funciona, mais ou menos desde sempre. Aliás, para não ter RSS é preciso dizer ao blogger que não se quer RSS, caso contrário fica sempre a funcionar.

O endereço do feed RSS é: http://faxavor.blogspot.com/atom.xml.

Por isso, eu re-escrevo a reclamação da seguinte forma: "Para quando um link na barra lateral para o RSS?" e aproveito para responder "Bem, como nunca me tinha lembrado disso... faço agora, pode ser?".

Aproveito para informar que o livro ali ao lado pode ser usado para qualquer coisa que vos apeteça! Contudo, e ao contrário dos comentários do blog, não há word verification que me valha. Como 9 em cada 10 notificações que recebo a dizer que algo foi escrito são de spam, após reclamar é preciso esperar que eu veja que alguém reclamou e escolha apagar (Sempre que for mera publicidade) ou validar (nos restantes casos) a reclamação.

6 comentários:

Nelson disse...

Danke. Vou corrigir. (eu não costumo usar RSS, disso percebo pouco ou nada.

Anónimo disse...

O RSS é uma coisa fantástica mas infelizmente não passa de uma Geek thing por enquanto. Basicamente o fixe do RSS (pelo menos para mim) é poder ler os novos posts aqui do faxavor (ou outro blog qq que tenha RSS) num RSS browser como se estivesse a ler o mail. Ora, isto é muito mais cómodo que visitar o site e tem a vantagem de marcar a coisa com read e unread, flags, etc...

Por qualquer motivo que desconheço, o RSS do blogger é uma miséria e só manda parte dos posts. É fixe porque dá sempre para ter uma ideia se vale a pena vir ver o resto ou não, mas era muito melhor se enviasse os artigos completos.

Melhor ainda seria ter os comentários em RSS também. É muito chato para quem comenta ver se houve resposta a comentários feitos. Com os comentários via RSS, aparecem logo lá quando é o caso.

Nelson disse...

O facto de o RSS só mandar parte do post é uma escolha do dono do blog. Pode escolher "short" ou "long", em que short é o primeiro parágrafo (ou os primeiros 255 caracteres) e long é tudo (salvo se for MESMO GRANDE).

Mas... se receberes o blog por RSS não vens cá! Depois eu não sei quem lê e quem não lê! Faz como eu: tenho o RSS do meu próprio blog no Gmail. Só mostra os títulos, desperta a curiosidade! ;)

Nelson disse...

além disso, o sitemeter não conta as "visitas" por RSS. E toda a gente sabe que o mais importante de um blog é o que diz o sitemeter! ;)

Anónimo disse...

O objectivo do RSS é aquele que o dono do site/blog/whatever quiser e bem entender. Mania de restringir tecnologias a ideias pré-concebidas não sei muito bem por quem...

Nelson disse...

LOL.

Pronto, tá bem. Levem os dois a bicicleta, vá! Não se zanguem...