Pronto, tá o caldo entornado. O Governo vai acabar com 3 das 7 SCUT. Auch! Acho que o momento foi bem escolhido. Só temos eleições no início de 2009, ainda dá 2 anos para a malta se esquecer...
Bom, a propósito das SCUT ouvem-se sempre opiniões dos lesados a reclamar que são umas vítimas. Desta vez, foi o Rui Rio que se veio lamentar do facto de ser uma decisão que apenas visa o Grande Porto.
As três SCUT que vão deixar de ser: Matosinhos-Viana do Castelo (o troço Viana-Caminha continua à pala, ou melhor, à borla), Porto-Paços de Ferreira (a circular do grande Porto) e Gaia-Mira (mais ou menos paralela à A1, mas mais perto do mar, assim como a A8). (ia escrever Mira-Gaia, mas depois parecia que eu estava a escrever miragaia com um hífen e ficava piroso...)
E pronto, lá veio o Rui Rio dizer que isto é uma medida anti-portista. Concordo plenamente! O império das SCUTS em Lisboa tem de acabar já!
Por isso, venho aqui exigir portagens nas seguintes vias:
a) Ponte 25 de Abril
b) Ponte Vasco da Gama
c) A1
d) A2
e) A5
f) A8
g) A9 (CREL)
h) A12
Isto da malta de Lisboa tar a servir-se de auto-estradas sem pagar tem de acabar!
Ah, espera lá, estas já se pagam todas!(a A8 é uma excepção, tem um troço gratuito, mais ou menos do Bombarral até às Caldas da Rainha; de Lisboa ao Bombarral é a pagar e das Caldas a Leiria também). E a A9 até deixou de ser paga durante um governo da sua cor, não foi? Mesmo com a CRIL por acabar (coitada, parece uma manta de retalhos: Algés-Buraca e Alfornelos-Ponte Vasco da Gama; mas se me ponho a escrever sobre a CRIL nunca mais saio daqui, é melhor seguir em frente; é sóbre a CRIL e sobre o Eixo Norte-Sul. Bem, adiante!)
Então, que raio de auto-estrada é que querem que se comece a cobrar para que esta medida não seja anti-portista?
Para que conste: sobram 4 SCUT. A A22 (via do Infante), a A 23 (SCUT da Beira Interior, que serve Torres Novas, Abrantes, Castelo Branco e Covilhã) e juro que não faço ideia onde são as outras! Segundo o Portal do Governo, chamam-se Scut Beiras Litoral e Alta (eu presumo que seja a A25 que está destinada a substituir o famigerado IP5; já está em funcionamento entre o Porto de Aveiro e Albergaria-a-Velha e entre a Guarda e Vilar Formoso, acho eu) e a Scut do Interior Norte (que não faço ideia onde seja, mas presumo que parta de Viseu ou lá perto e siga por aí fora cruzanto Trás-os-Montes).
Destas a única que me parece de difícil justificação é a A22. Quanto às outras, nada a apontar. Ou será que o Sr. Rui Rio discorda?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário