07 outubro 2006

OMFG - Do we feel safer now?

A CIA criou uma lista de suspeitos de terrorismo, nomes de indivíduos que não serão autorizados a embarcar em aviões! Sim, senhor, excelente iniciativa! Há que impedir potenciais terroristas de cometer atentados de modo a que todos nos possamos sentir mais seguros!

Só há um pequeno problema: se a incompetência dos terroristas fosse tão grande quanto a da CIA nem conseguiam pôr uma bomba de mau cheiro num super-mercado, quanto mais rebentar aviões.

O 60 Minutes investigou e fez uma reportagem que recomendo. Leiam o artigo e vejam também o vídeo.


A lista tem 44 MIL nomes. Sim, 44 MIL nomes de pessoas que estão impedidos de voar! Não são 44 MIL pessoas impedidas de voar, são 44 MIL nomes de pessoas impedidos de voar. E a razão para esta distinção é a seguinte:

A lista inclui nomes altamente invulgares, como Gary Smith, Robert Johnson ou John Williams. Querem sabem quem mais partilha estes nomes?

Gary Smith, Professor de Economia de Pomona College, que tem um doutoramento em Yale, vários artigos e livros publicados, recebeu diversas bolsas ao longo da sua carreira académica.
Gary Smith, jornalista desportivo, galardoado com o National Magazine Award graças a um seu artigo na Sports Ilustrated (conhecida por ser uma revista de desporto recheada de fotos de gajas boas).
Gary Smith, um fulano que diz que Deus usa-o para curar pessoas.

Quanto aos Robert Johnson, eu nem quis acreditar quando pesquisei o nome no Google. São tantos que a Wikipedia até tem um artigo de "disambiguation" para podermos escolher qual dos Robert Johnson nos interessa. Por exemplo, podemos querer o Robert Johnson candidato ao Congresso americano em 2004 e 2006, ou o Robert Johnson, dono dos Charlotte Bobcats, uma equipa da NBA, e que até é membro do conselho de administração da... US Airways (será por isso suspeito dos atentados contra aviões da United ou American Airlines?) ou ainda o Robert Johnson IV, o herdeiro da Johnson&Johnson!

E depois ainda temos os John Williams... ah, os John Williams... imaginem quem é que também se chama John Williams! O compositor da banda sonora da Guerra das Estrelas! (entre muitos outros filmes)


Claro que o incómodo causado a estes senhores é um preço bastante moderado a pagar pela nossa segurança! Afinal, trata-se de uma lista muito importante, que impede que os "evildoers" não embarquem em aviões. Por exemplo, tá lá o nome do Osama Bin Laden (duas vezes, com O e com U), o do Saddam Hussein (actualmente na prisão a ser julgado), os tipos que cometeram os atentados do 11 de Setembro (e que, portanto, estão mortos há 5 anos), o Presidente da Bolívia (SIM, O PRESIDENTE DA BOLÍVIA!), o porta-voz do parlamento Libanês (que esteve recentemente com a Condoleezza Rice; teria sido engraçado ela convidá-lo para entrar no Air Force One e os serviços secretos a não o deixarem entrar, porque é um terrorista conhecido).


Mas pronto, "better safe than sorry", é preferível marcar pessoas a mais do que a menos. Os incómodos causados a esses senhores são o preço a pagar pela nossa segurança!


Mas... então porque é que os tipos que foram presos em Londres este Verão, os tais que iam rebentar com 10 aviões, NÃO estão na lista? Afinal, a lista é de Março de 2006, e eles estavam a ser investigados já há mais de 1 ano.


Será que esta lista é.... errrr... outra ideia a merecer entrar no "top 10" de que falei no post anterior?

4 comentários:

João Paulo Costa disse...

Nelson: tiro-te o chapéu pelo brilhante sarcasmo e ironia com que escreveste esta entrada! Já tenho a fonte de gargalhadas para o resto do dia! :-)

Um abraço!

Nelson disse...

Não tires o chapéu. Se chover, molhas a cabeça. É melhor bater palmas... :)

Anónimo disse...

Depois de se perceber como os EUA funcionam isto é uma excelente medida política e falo sem sarcasmos. Tenho a certeza que as pessoas nos EUA, nas quais o blog Shelley, The Republican se foi inspirar, se sentem agora mais seguras ao viajar de avião. Aposto até que vêm uma medida como esta como prova do dinamismo das autoridades americanas face à segurança interna e combate ao terrorismo.

Para compreender o espírito americano em toda a sua glória, basta uma receita simples, pegar em registos televisivos americanos dos anos 50 e ver aquilo sem edição.

Nelson disse...

eh eh eh... o Shelley, the Republican. Há muito tempo que não passo por lá. tenho de o começar a ler com mais frequência.

Infelizmente parece-me que a ilusão de segurança de uns é uma ameaça de segurança para todos.