13 outubro 2006

Atão? E o Obikwelu?

Há uma lista que nunca mais acaba de personalidades para eleger o maior português de sempre. Sem querer jlugar os méritos do concurso (que é uma idiotice) ou no tamanho da lista (demasiado grande! várias dezenas de personagens só devem ter os votos dos próprios, dos familiares ou dos seus descendentes), notei uma grande falha na lista. Então, e o Obikwelu?

Afinal, só em desporto estão lá o Carlos Lopes, o António Livramento, o José Mourinho, a Rosa Mota, o Luís Figo, o Joaquim Agostinho... então, o Obikwelu que já é dos tugas com mais medalhas em grandes competições internacionais não tá lá porquê? Porque é preto? Em densidade de medalhas versus anos de nacionalidade o Obikwelu ganha aos pontos a qualquer dos outros! Afinal, o homem só é português quando ganha medalhas? Ai, ai, tamos mal, han?

Já agora, entre os actores, destaco a presença de Joaquim de Almeida ("Vai à merda") e de Maria de Medeiros ("Vai tu!").

Então, e o Tony Carreira? Não merece um lugar também? E a Ágata? E o Roberto Leal? E o Carlos Cruz? E o Alves dos Reis?

Claro, todos os chefes de governo e de estado estão representados, incluindo Salazar e Marcelo Caetano (após algumas pressões da direita portuguesa).

(obrigado pelo link El ranys que eu tava demasiado preguiçoso para procurar!)

9 comentários:

El Ranys disse...

Sempre às ordens, Nelson.
Abraço

Pipinha disse...

Mas esqueceram-se de uma coisa... O Joaquim de Almeida naturalizou-se Norte-Americano há uma questão de meses... Parece que é considerado Português quem lhes convém...

Dii disse...

Mas isso é votável? "O maior português de sempre"...
Naquela salganhada toda, torna-se ainda mais complicado.

Ah! Mas os reis também lá estão?!

Concurso idiota, sim.


Se homenageassem as pessoas masé na devida altura ( that means, em vida ), é que era um grande feito.

Nelson disse...

estão lá muitos mortos, alguns vivos, e alguns mortos-vivos.

Mas tá mal! Porque ainda faltam uns quantos que serão mesmo muito importantes no futuro, tipo eu! ;)

Zèd disse...

Isto de viver no estrangeiro tem as suas vantagens, só tenho acompanhado este concurso pela blogosfera. De certeza que tem muito mais piada do que apanhar a estoupada da RTP. Mas de facto não meterem lá o Obikwelu é gravíssimo. E já agora, o Deco também está na lista?
Em França ouve um concurso do género e quem ganhou foi o Yannick Noah (o homem é de facto adorado por cá).

Nelson disse...

acho que o Deco também não está. Mas não procurei esplicitamente.

O Eusébio deve estar, mas nem me lembrei de procurar.

Sara disse...

O Eusébio está mesmo! Vinha aqui mesmo dar-te conta desse lapso de não teres reparado nesse grande português que nasceu em Angola!

Nelson disse...

Ora bem, mais uma razão para estar também o Obikwelu! Um tipo que é português porque quis e não porque nasceu aqui.

Nelson disse...

Olha, parece que me enganei! Eu disse que todos os chefes de estado e de governo estão na lista, mas... faltam uns quantos. Ó procurem lá por um determinado ex-primeiro-ministro de má memória a ver se ele aparece... bem, não aparece na lista e nos últimos tempos não aparece em lado nenhum! ;)