03 outubro 2006

Desta vez é pessoal!

Agora doeu. A lagartada ganhou ontem. Depois da choradeira toda por causa do golo com a mão no jogo contra o Paços de Ferreira, desta vez não tiveram desculpas, aproveitaram 2 erros da defesa do União de Leiria (para quem não sabe, sou mais adepto do União que do Benfica; quando jogam os dois é um sarilho... vai ser para na próxima jornada) e ganharam 2-0.

Mas o jogo de ontem lembrou-me um episódio do ano passado (na verdade foi o José Nunes na Linha Avançada da Antena 3 que me lembrou)...

Ora bem: andam as lagartixas armadas aos cucos a dizer que que são roubados, que é sempre a mesma coisa, que são sempre as vítimas do sistema e dos vários apitos dourados que p'raí há... já se esqueceram do Sporting-União de Leiria do ano passado? A sério? Então, vou relembrar:

No ano passado o Sporting ganhou 2-1. Só foi pena um erro do árbitro, um "pequeno pormenor", quiçá não tão escandaloso como o golo que sofreram com a mão há duas jornadas, mas que teve influência directa no resultado. Um golo limpo do União de Leiria que não foi validado. Ainda não chega para avivar a memória? Então eu esclareço: o Ricardo estava completamente dentro da baliza, praticamente com as costas encostadas às redes e conseguiu "defender" uma bola pelo menos 1 metro e meio para lá da linha de golo. Já se lembram? Do guarda-redes com os maiores braços do mundo, o tal que consegue defender mesmo sentado dentro da baliza encostado às redes?

Pois... esquecem-se depressa. Passado um ano há um erro crasso contra eles e desatam a choramingar. Além disso, eu mantenho o que disse (já não me lembro se escrevi sobre isso ou não) sobre o tal golo marcado com a mão: dada a posição do árbitro era muito difícil, senão impossível, ver que a bola bateu na mão do jogador do Paços, o árbitro estava nas costas do jogador. E o fiscal de linha, estando em linha com 3 ou 4 jogadores também não podia ver que no meio daquela confusão de bracos um deles tinha tocado na bola. No tal golo que afinal não foi, de qualquer ângulo pode facilmente perceber-se que a bola tem de estar dentro da baliza. Até na câmara colocada no topo oposto percebe-se que o Ricardo está completamente dentro da baliza e a bola também. Ou isso ou o Ricardo tem braços de 2 metros e tal.

Não ponho em causa a justiça da vitória de ontem; jogaram melhor, foram mais fortes. Só me irrita a eterna vitimização para desculpar as derrotas e, acima de tudo, a memória de conveniência, que só retém os lances que interessam.

Mas também não me chateio muito. O União vai em 7º e já despachou 3 jogos muito difíceis, em Braga, no Dragão e em Alvalade. Vamos ser campeões!!! ;) E o seportém, com um treinador com um cabelo daqueles, não vai longe de certeza...

13 comentários:

El Ranys disse...

O Ricardo tem braços de dois metros e tal!
Viva o Sporting!

Nelson disse...

e pernas proporcionalmente longas. De que outro modo se podem explicar as três cuequinhas do jogo da Selecção contra a Dinamarca?

João Paulo Costa disse...

'seportém' ????????????

Ou queres dizer 'Sporting', ou há alguma coisa que me está a passar ao lado.

Nelson disse...

isso! é a lagartada mêmo.

El Ranys disse...

Queres falar de frangalhadas, nelson?
Lembro-me de um outro, bem mais recente. E não foi do Ricardo ;-)

Agora a sério: o facto de o árbitro, o ano passado, não ter visto a bola dentro da baliza do Sporting no jogo com a União não justifica, não desculpa, não atenua, o erro do árbitro e seu auxiliar no golo do Ronny.

Quanto ao jogo deste ano, foi limpinho. Quanto à União de Leiria, como é possível ter assistências médias de 500 pessoas nos jogos em casa?

Filipe Moura disse...

El Ranys, o estádio da União só enche... quando lá vai o Sporting!
O Nélson tem razão quando diz que a União é um sério candidato ao título, pois já despachou os jogos mais difíceis. Agora só tem jogos fáceis, a começar pelo da próxima jornada, que vai - espero eu - ganhar de goleada.

Nelson disse...

Um erro do árbitro não tem nada a ver com o outro. Mas a choradeira deste ano só se justifica com falta de memória do jogo do ano passado. Há que lembrar os casos flagrantes em que somos beneficiados e aqueles em que somos prejudicados.

Quanto à assistência média dos jogos do União: aquilo é mesmo uma tristeza. Tipicamente conseguem 15 mil pessoas para ver o Sporting, umas 7 ou 8 mil para o Benfica, 2 ou 3 mil para o Porto e ... 300 para os outros jogos todos. no máximo. A malta de Leiria é muito fina para ver bola (eu não vou ao estádio, mas tenho desculpa: moro em Lisboa). Tou a pensar ir lá ver o jogo com o Benfica (com um cachecol de cada, claro!) Mas ainda não sei...

Filipe: ainda nos faltam uns jogos complicados, mas 3 dos 5 terrenos mais difíceis já estão, ganhámos 3 pontos lá, e só estamos a 5 pontos do líder... tudo é possivel. Prognósticos para o jogo contra o Glorioso? o ano passado perdemos 4-0 na luz e ganhámos 3-1 em Leiria. Tudo pode acontecer...

Anónimo disse...

Por mim, força, ganhem aí aos pintainhos =P quanto à memória... a minha ainda é mais curta; não costumo chatear-me muito com futebol passadas algumas horas. Quando estou a ver o jogo, no entanto, sou um maníaco =P

Rantas disse...

Nelson,

O facto de o Sporting, uma vez ou outra, beneficiar de erros de arbitragem, só significa que o futebol é um jogo, daí estar sujeito ao erro.

Não vale a pena invocar um erro para explicar um outro. Menos por menos dá mais mas essa regra, no futebol, resulta nas chamadas arbitragens de compensação e só dá merda (pardon my french).

A "eterna vitimização" que referes traduz-se nas escutas do Apito Dourado, que apenas permitem vislumbrar um fundo de verdade nas queixas recorrentes que têm sido feitas sobre as arbitragens e sobre as nomeações.

O que causou tanta "choradeira" no golo que Ronny ostensivamente marcou com a mão não foi o erro em si. Foi ter ocorrido no momento em que aconteceu, poucos dias depois de terem sido conhecidas as pressões de LFV para nomear esse mesmo árbitro para um jogo do Benfica.

Não há fumo sem fogo. A nomeação de João Ferreira para esse jogo, depois do que veio a público, só aumenta o clima de suspeição e faz duvidar pelo menos do bom-senso de quem faz as nomeações.

Boa sorte para o Leiria!

Nelson disse...

rantas: buhu! :PPPPPPPPPP

queiró: és como eu. Entre o apito para começar o jogo e o apito para acabar o jogo sou fanático. A má disposição pelas derrotas ou a boa disposição pelas vitórias passa ao fim de pouco tempo. No dia seguinte já não interessa nada.

Rantas disse...

:-)

Anónimo disse...

Meu grande amigo Nélson:

1) Já era hora de arranjares um ristauranti para irmos jantari no sábado :P
2) Esse magnífico lance foi precedido de fora de jogo. Uma pesquisa ao youtube revela o vídeo (que por acaso tenho para aqui no pc, mas não o vou procurar, estou demasiado preguiçoso para tal), e faz-nos conlcuir, pela enésima vez, que o Sporting seria o clube com mais títulos se não os retirassem em favor de galinhas depenadas e tripas rançosas.

Pexego

Nelson disse...

Bah!

Podes contar comigo para encontrar restaurante, mas se é para te pores com choradeiras por causa da bola, não vou :P