18 outubro 2006

Os melhores piores Portugueses

Ora aí está uma excelente ideia!.

E excelentes ideias suscitam excelentes respostas.

Eu também acho que seria importante eleger os Piores portugueses de sempre, pois claro!

Para começar, devíamos nomear o D. Afonso Henriques, pela mesma razão pela qual está nomeado para a lista dos maiores: a culpa, em última análise, é dele.

Depois, ao longo do tempo, não nos podemos esquecer de:
a) Zezé Camarinha, o homem que sozinho consegue denegrir a imagem de todos os machos deste cantinho à beira-mar plantado.
b) Alberto João Jardim. Ah, espera, esse não é bem português, tem a mania que quer ser independente.
c) Francis Obikwelu, já que não teve lugar na lista dos maiores...
d) D. Pedro IV, o homem que achou que dar a independência ao Brasil era boa ideia
e) D. Sebastião, o gajo que resolveu ir para África dar porrada nos mouros (Hey! É um facto histórico! Não se ponham agora a queimar bandeiras e a exigir desculpas formais! TOU A CITAR UM EXEMPLO HISTÓRICO! O D. SEBASTIÃO É QUE ACHAVA QUE ERA BOA IDEIA! E já morreu. Se quiserem ajustar contas com ele, esperem pelas manhãs de nevoeiro).
f) A mãe do D. Sebastião que não lhe disse "vai lá, mas à meia-noite quero-te em casa!
g) D. Nuno Álvares Pereira. Se fizesse o que era suposto e tivesse perdido em Aljubarrota agora éramos todos espanhois e a questão nem sequer se colocava (pode parecer que esta opção está em clara contradição com as duas anteriores, mas é só impressão)
h) Eu (sempre quis pertencer a uma lista destas).


Têm mais ideias? Força, disparem!

20 comentários:

Rui MCB disse...

Essa alinea h é de Homem :-)

Nelson disse...

e até devia ser H GRANDE! ;)

mj disse...

assim de repente : Malato, Jorge gabriel, Ana Malhoa, José Cid, Mário Soares, João Soares

Nelson disse...

Buuuuuu! só personagens actuais? (ok, o Mário Soares não é bem actual, mas pronto). Cadê as tuas embirrações históricas de estimação?

Dii disse...

Hmm, deixa lá ver ver...

Pegando nessa do Zezé Camarinha (muito bem vista, deixa-me que te diga), podemos juntar-lhe o José Castelo Branco e a Linda Reis, a 'Pomba gira'.

Depois... epah! 2 votos p'ra Ana Malhoa. Essa sim, uma verdadeira inspiração para aquelas que viam o Buéréré e que não conseguiram decidir o que fazer depois de não conseguirem acabar o 9º ano, devido aos exames nacionais.

Oh e falando nisso, Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra do raio que a parta, que conseguiu impedir milhares de alunos de entrarem nas Medicinas todas.

E fico-me por aqui, porque não me ocorre mais nada ( sono, muiiiiito sono! )

Voltarei, acho. *

Issima disse...

Quanto à famosa alínea h) não vejo qual é a questão.... pois que não é por demais evidente o que já fizeste por este país??
Eu, por exemplo, sinto-me tão inspirada por ti queaté trabalho melhor, logo, produzo mais, logo o País anda mais depressa para a frente.

Assim de repente, para além de ti, só me consigo lembrar do Zé Povinho, do Bordalo... (desculpa lá, mas personagem por personagem, este tem carisma!!). Além disso... consegues lembrar-te de alguém mais falado????


(brilhante, Mestre... As usual...)

Nelson disse...

Ahhhhh! Uma bela massagem ao ego logo de manhã! Até trabalho melhor...

mj disse...

Para que embirrar com mortos? Ainda posso embirrar com alguém? José Saramago! (se não podia já embirrei...)

Nelson disse...

embirramos com mortos porque os mortos não se queixam, e ninguém tem pachorra para ouvir queixinhas ;)

Anónimo disse...

João César Monteiro.
Está morto e embirro com ele.

É uma, verdadeira, embirração histórica de estimação.

Nelson disse...

é justo!

Nelson disse...

péra lá! Não me digas que tb foste burlada em 5 euros e foste ver aquele filme que vale metade de um filme a preto e branco!

Anónimo disse...

Não, não fui ver.
Também, se tivesse ido... não via...:)))

A minha questão com o tal senhor prende-se com o tal insulto público ao público português (ou, aos portugueses).

Acho que, por isso, também merece estar na lista dos piores de sempre (a par de outros, já mencionados, evidentemente!).

Anónimo disse...

O pior vivo> Pina Moura.
O pior morto> D. Sebastiao.

AEnima disse...

Eu acho que nesta o Belmiro de Azevedo eh bi... tanto o melhor como o pior, dependendo da inclinacao politica e inspiracao do dia!

Melhor:

- De inteligencia, visao estratega e perspicacia para o negocio nunca antes vista em Portugal.
- Deve ser o maior empregador do pais a seguir ao Estado (estou a atirar para o ar, mas nao deve andar muito longe)

Pior:

- Capitalismo extremista.
- Fascista.
- Explorador de trabalho.

Havera maior prova da sua ambiguidade como a forma como se "apoderou" da SOciedade NAcional de Estatificados?

AEnima disse...

A votar nos maiores ou piores portugueses eu votaria:

1 - O meu pai, para o melhor

2 - A iniciativa dos Descobrimentos, desde reis a navegadores e cientistas - porque se se fala hoje portugues no mundo por mais de 10 milhoes, temos que ser eternamente gratos aos antepassados.

3 - Luis de Camoes - o nosso Shakespeare.

4 - O gajo que inventou o "Via Verde"

Piores:

1 - As ovelhas negras das familias portuguesas

2 - Os mesmos reis e classe nobre pela instituicao da Inquisicao, pela qual ainda somos falados no mundo.

3 - E agora viria uma lista gigante de Reis, Governantes, falhados, bandidos, mafiosos, homicidas, etc etc etc que nao teria fim, por todas as maldades e estupidezes que cometeram na vida e que incluiria o Manuel de Oliveira de certezinha, mas principalmente todos os que de origem tuga foram famosos la fora e nunca voltaram -> porque eh sempre mal visto ser anti-patriota, mas concerteza tem eles muita razao (olha o Saramago, o Sergio Rebelo, e tantosssss... ate o D. Sebastiao!)

AEnima disse...

Adenda: escrevi mal SONAE: soc nac de Aglomerados e estratificados. Lembrei-me agora.

Nelson disse...

eia, tanta sugestão... um destes dias tenho de seleccionar algumas e fazer uma sondagem!

AEnima disse...

eu embirro assim mesmo muito com o joao baiao... e os locutores de radio brasileiros, o antonio sala e o alvim

Nelson disse...

excelentes sugestoes¦