07 outubro 2006

Um muro para ti, um muro para mim

Os EUA continuam com as suas ideias peregrinas (nem de propósito, a maioria do país é governada por republicanos conservadores sucessores dos primeiros peregrinos puritanos que por lá apareceram). Agora querem construir um muro ao longo da fronteira EUA-México. Assim a modos que para impedir o fluxo contínuo de imigrantes ilegais.

Esta ideia, que merece um lugar de destaque na lista das "10 ideias mais estúpidas tidas por indivíduos que possuem DNA humano", levanta-me duas questões:

1. Um muro destes é para manter os mexicanos do lado de fora ou os americanos do lado de dentro?

2. Ninguém teve o laivo de sensatez de considerar que a imigração ilegal também pode chegar... sei lá, de barco? E que dificultar o acesso por uma determinada via só tem como consequência mudar as rotas da imigração ilegal e engordar as mafias de tráfico de imigrantes?

Assim de repente eu lembro-me de dois casos. A UE não tem fronteiras terrestres com os países africanos e apesar disso temos um fluxo crescente de imigrantes ilegais africanos vindos de barco (se é que podemos chamar àquilo barcos) para as Canárias e sul de Espanha. E os EUA, apesar de não terem fronteira terrestre com Cuba continuam a receber de forma contínua imigrantes ilegais vindos da Fidelândia. Mas não, um muro pareceu uma ideia excelente a algumas pessoas e cá vai disto!

3 comentários:

AEnima disse...

Uma ideia mais gira ainda foi fazerem um programa COPS especial so a filmarem mexicanos a correrem feitos desalmados e passar a fronteira com os policias a perseguirem de um lado e do outro... de escachar a rir.

Um politico deve ter visto a serie de episodios...

Nelson disse...

Sim, sim. Até têm sinais engraçados, como este perto da fronteira.

AEnima disse...

LOL... estas lindo!