23 outubro 2006

Adeus F1

A transmissão de ontem do Grande Prémio do Brasil (boa corrida, por acaso, bastante interessante!) marcou o fim da Fórmula 1 para mim. Pelo menos vista na televisão em directo. Não, não vou deixar de ver F1 porque o Schumacher saiu (quanto muito, começaria a ver mais!); mesmo em 94 quando morreu o Senna a F1 perdeu muito do seu interesse e continuei a ver os grandes prémios.

O que acontece é que a F1 vai passar a ser transmitida na Sport TV e eu não tou para pagar a mensalidade da TV Cabo mais a da Sport TV para ver as corridas. Tenho mais onde gastar o dinheiro.

Além disso, se a corrida de ontem serviu para confirmar alguma coisa foi que o Tiago Monteiro é mesmo uma nódoa! Depois de uma azelhice (admitida pelo próprio) nos treinos que o fez sair da penúltima posição, emendou a mão e resolveu ir para a corrida com tanque cheio para fazer só 1 paragem. Foi bem jogado. Conseguiu andar mais ou menos ao ritmo dos da frente, perdendo o tempo que era suposto perder, e antes de parar para atestar o depósito estava em 11º! Excelente para quem este ano pouco ou nada fez digno de nota (ao contrário do ano passado em que bateu quase sempre o seu companheiro de equipa, este ano tem levado um grande baile). Vai daí, ele pára, muda pneus, reabastece e sai, novamente em último, como seria de esperar. A umas 25 voltas do fim ele estava em 17º com apenas (sim, apenas) 22 segundos de atraso para o 11º. Ou seja, se mantivesse o ritmo, ultrapassava-os a todos quando eles parassem e conseguia uma classificação verdadeiramente brilhante para o material que tem. Mas, não, começou a fazer "monteirices", e ora rodava em 1.15, apenas perdendo uns décimos aqui e ganhando outros acolá, ora rodava em 1.18 e levava 3 segundos dos seus 6 adversários directos. Fez umas quantas dessas e no fim nem à frente do Albers conseguiu ficar (nem lá perto!). Acabou em penúltimo (só à frente do Yamamoto, que eu acho que descobriu ontem que o carro afinal tem 5 mudanças; no início do ano que vem é capaz de descobrir que são 6) e se para o ano não tiver lugar na equipa não me admiro muito. Mais que queixar-se da falta de qualidade do material de que dispõe ele devia era pensar como raio é possível rodar de forma tão inconstante e deitar por terra todas as (poucas) oportunidades que lhe surgem. Tiago: começa a jogar mais GP no computador, pode ser que ajude!

4 comentários:

Anónimo disse...

Meeeeestre,
Eu cá estou MUITO contente pelo Alonso...
Tudo menos esse imbecil do Schumy por quem tenho um ódio visceral...
Gostei muito que a Renault tivesse ganho... E não, não tenho uma carrinha Mégane... mas tenho pena... : )

Nelson disse...

eu também não tenho nenhum Renault, nem sou fan da equipa (muito menos do seu director-geral, o Flavio Briatore), nem sequer do Alonso. A minha equipa de eleição sempre foi e continuará a ser a Maclaren (por muito que me custe vê-los a penar no meio do pelotão nos dias que correm) e o meu piloto preferido actualmente é o Kimi Raikonnen.

Nem gostei muito que o fim da carreira do Schumacher fosse tão acidentado. Nem me importava nada de o ver ganhar na despedida. Mas também não vou à bola com o homem, p'raí desde 92 estava ele a estrear-se na Benetton (substituiu o Nelson Piquet ao lado do Martin Brundle). Mas a coisa azedou mesmo em 94 e só piorou desde então...

AEnima disse...

nelsito... I feel your pain. Eu nasci no meio do desporto automovel, suas andancas e tal e tenho muita pena que nesta terra que emigro nao passe nunca o GP (sim, ja me bastam os 50 dolares para a cabo normal e nao vou pagar mais pela "sport tv" aqui da terriola que ainda por cima eh com aquele futebol de maricas enchouricado e basket pa pretos de bairro e basebol para os parolos do norte)

Brigadinha pelo relato :) Nao sabia que ja davam assim tanta informacao acerca dos tugas. Se na altura do pedro matos chaves ja era uma desgraca, a do lamy matou qq reputacao (nao, nao curto o gajo com "cara de miudo").

E para bem ou para o mal (sim... porque tb nunca mas nunca fui ah bola com o prost e esse chegou a correr na marca tb) a maclaren eh de longe a minha equipe favorita. Achei piada ao Mansel na Renault.

O meu piloto favorito de sempre foi o senna, nao ha sombra de duvida. Em segundo o Niki Lauda (que sempre tive ca um orgulhito por ter nascido no ano que ele ganhou o GP ja todo queimadinho! sei la... pancas). Da nova geracao achava piada ao barrichelo, mas depois "emigrei" e nao da para seguir muito.

O meu pai, expert na coisa, acha que o melhor piloto do mundo eh o Prost. Diz que consegue associar a audacia do coracao de senna com a inteligencia da racionalidade do shummacker... Well... eu sempre o achei nariz empinado, e adorei qdo o senna lhe ganhou pela primeira vez, e por todas as seguintes. (Ja agora tb achava o piquet um convencido do caracas, nem parecia brasileiro... deve ter herdado do nome o nariz empinado franciu)

Eh pah... tu fazes-me esticar de caracas.. ficava aqui toda a noite a dar 2 de treta sobre f1... mas tenho k trabalhar e ninguem ta para ler esta treta.

Nelson disse...

:) as tertúlias sobre F1 vão ter de ficar para outro dia, mesmo... agora não dá, tenho de ir apanhar um avião ;)