09 outubro 2006

Pelo direito a ser maníaco-depressivo

Agora já não se diz maníaco-depressivo. Diz-se bipolar. Eu acho mal! Acho mal porque maníaco-depressivo é fixe e bipolar não. Bipolares são as pilhas que têm pólo positivo e pólo negativo. Ou os ímanes que têm pólo norte e pólo sul. Bipolar não desperta a mínima curiosidade a ninguém e não é algo bom para se dizer em festas. Por outro lado, se alguém perguntar numa ocasião social "então, e tu, o que é que fazes?" respondam "eu sou maníaco-depressivo" e têm logo a atenção da pessoa! Maníaco-depressivo soa a algo exótico, excitante, enquanto que bipolar é clínico e sem interesse. É mais ou menos como dizer felatio em vez de broche. Ser maníaco-depressivo é muita cool, ser bipolar é uma seca...

Mas pior! Enquanto que o maníaco-depressivo, agora bipolar, perdeu glamour, casos houve em que o percurso foi o inverso. Vejam o exemplo da histeria! Uma gaja dantes era histérica, agora é histriónica. Uma gajas histérica é algo desagradável e que se cataloga facilmente. Histriónica até parece fixe. Um gajo chateia-se com uma gaja e diz "eh pá, aquela gaja é uma histérica" e qualquer gajo concorda. Um gajo diz "eh pá, aquela gaja é uma histriónica" e ficam todos com pena dela.

Eu acho que os maníaco-depressivos de Portugal, aliás, que os maníaco-depressivos de todómundo se deviam juntar e exigir ser reclassificados como maníaco-depressivos! Bipolar é que não!

Se alguém tiver curiosidade nesta ou noutras doenças do foro psiquiátrico/psicológico, a Wikipedia tem uma lista muito interessante; nos tempos do serviço militar obrigatório esta lista era leitura indispensável, ao estilo de manual de instruções, para qualquer mancebo que desejasse ser dado como inapto e não fosse demasiado magro/gordo/baixo/pitosga/diabético/seropositivo/etc. Nos dias que correm, a lista continua a dar jeito para:
  • Conseguir promoções no trabalho sem ter mérito;
  • Ser despedido com uma choruda indemnização e manter a utilização do carro de serviço;
  • Impedir o(a) parceiro(a) de terminar uma relação amorosa;
  • Levar o(a) parceiro(a) a terminar uma relação amorosa;
  • Ter 20 num exame sem perceber nada da matéria;
  • Conseguir decisões favoráveis em tribunal;
  • Negociar preços de casas e outros bens;

Entre muitas outras aplicações...

Já agora, antes de começarem a ler a lista e para evitar que venham a seguir choramingar que são bipolares, narcisistas, histriónicos, psicopatas e esquizofrénicos, uma boa forma de determinar se são mentalmente sãos é terem um BOCADINHO (convém não exagerar!) de cada uma. Perceber que se tem uma doença mental a partir da lista de sintomas é mais ou menos como ter um orgasmo: se tiverem, percebem logo. Se ficarem assim mais ou menos na dúvida é porque não têm doença nenhuma.

23 comentários:

AEnima disse...

Deixa la... 20% deles matam-se

Nelson disse...

pudera! chamam-lhes bipolares!

T. disse...

uma boa forma de determinar se são mentalmente sãos é terem um BOCADINHO (convém não exagerar!) de cada uma. Perceber que se tem uma doença mental a partir da lista de sintomas é mais ou menos como ter um orgasmo: se tiverem, percebem logo. Se ficarem assim mais ou menos na dúvida é porque não têm doença nenhuma.

E se eu ficar assim mais ou menos na dúvida em todas elas, ou pior, se não me reconhecer em nenhuma? Sou extremamente saudável ou sou tão anormal que nem reparo?

Não tenho a certeza do "se tiverem, percebem logo" (falo quanto à doença mental; quanto ao orgasmo, reservo o direito de me abster ;) ). Se calhar há quem tenha e não perceba! Don't deny the power of denial...

Nelson disse...

se estiveres na dúvida, NÃO TENS! Foi o que eu disse.

Há coisas que são mesmo claras. Se é, sabes. Se não tens a certeza, então não é.

Quanto aos orgasmos, recomendo o episódio 2 (acho que é o 2) da nova temporada das "Donas de Casa Desesperadas". Ja circula por aí em torrent e provavelmente na mula, foi para o ar a semana passada.

Anónimo disse...

Terás tu errado a escolha do curso?
Devias ter tirado psicologia...ou psiquiatria.
Serias o aluno com mais sentido critico do curso!
Recomendo-te a leirura do DSM-IV-R, manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. É parecido com o ICD-10 mas classifica-as de outra forma.
Há sempre a fase da hipocondria...Depois passa e pensas que só os outros são realmente doentes! ;)
Boas leituras.

Nelson disse...

às vezes encontro coisas com piada na wikipedia... ;)

tirar psicologia ou psiquiatria? errrr..... pois. Se eu me converter ao hinduísmo prometo que na próxima vida serei psiquiatra.

T. disse...

Mas ainda não me esclareceste:

Se as pessoas mentalmente sãs têm um bocadinho de cada perturbação, então quem não tiver nada de perturbação nenhuma o que é? Mentalmente perturbado?

(Mais uma variante do dilema do barbeiro...)

Nelson disse...

Quem não tiver nenhum daqueles sintomas está morto ou em estado vegetativo. Ou, no mínimo, é uma pessoa tão desinteressante que não conseguirá ter amigos e rapidamente começa a acumular sintomas de depressão e depois é vê-los a aparecer (aos sintomas)

El Ranys disse...

Maníaco-depressivo ou bipolar?
Simplifica: é mais fácil dizer logo que és do Benfica... ;-)

Nelson disse...

No actual estado de coisas seria mais depressivo. A última fase maníaca foi há 1 ano e tal...

Anónimo disse...

Sim, há bipolares em que predomina uma fase sobre a outra, que pode quase nem se manifestar. Há outros que oscilam, de tempos a tempos, entre uma e outra. Depende... Mas também existe um quimico chamado litio que ajuda imenso a estabilizar o humor. Não é preciso viver-se numa montanha russa a vida toda...

Nelson disse...

Viver numa montanha-russa deve ser fixe. O problema é a seguir à refeição, a malta é capaz de enjoar um bocado...

Ah, o lítio... é engraçado que para controlar as súbitas variações de humor das pessoas se use um elemento... temperamental. O lítio tem o mau hábito de arder (de forma um bocadinho espalhafatosa) quando colocado em contacto com a água. Não tanto quanto o sódio ou o potássio (o potássio então quase que explode), mas para lá caminha.

Filipe Moura disse...

O maníaco-depressivo mais conhecido recentemente era o Kurt Cobain (a sério). Há uma canção dos Nirvana justamente chamada "Lithium", que era o que ele tomava.

Anónimo disse...

Independentemente da validade destas questões uma coisa é certa, há alguns anos quem tivesse todos esses sintomas e mais alguns era designado excêntrico, invulgar, excessivo and so on; nessa mesma altura, aqueles com a mesmas características mas que perdiam a funcionalidade, isto é, se tornavam incapazes de viver nos limites da sociedade actual eram malucos e como tal internados algures.

Temos pintores (Edward Munch e Van Gogh), músicos (Beethoven), físicos (Boltzmann), filósofos (Nietzche), poetas (Pessoa), etc que parecem ser descritos perfeitamente por todos os sintomas de várias pertubações do nível nervoso ou psiquiátrico.

Por isso, viva os maníaco-depressivos e os outros perturbados. Só tenho pena dos desgraçados que eventualmente vivem em sofrimento por causa das suas características e que não consigam realizar-se minimamente em nenhuma esfera da sua vida.

Nelson disse...

mas na altura a malta tinha uma solução óptima: ópio! Agora é mais chato de arranjar...

Anónimo disse...

É por isso que eu sou a favor da legalização dessas substâncias... :P

Nelson disse...

errrr.... essa nunca tinha ouvido antes!

AEnima disse...

nelson, o opio funciona como depressor. Ou seja funcionaria para acalmar as fases maniacas mas pioraria as fases depressivas.

A maioria dos bipolares normalmente tem a fase depressiva por um periodo de tempo muito mais prolongado do que a fase manica, dai serem frequentemente mal-diagnosticados e darem-lhes anti-depressivos. Isto "desinibe" a pessoa e torna as fases maniacas muito piores, mais "assanhadas" e perigosas.

Mas ha bipolares que oscilam imenso... tinha uma amiga que passava de maniaca a depressiva e vice versa 3 ou 4 vezes por dia (o que eh muito raro). O mais frequente eh teres uma fase (maniaca ou depressiva) que te dure por um periodo de tempo superior a 3 dias... as vezes dura meses.

Enfim... eh dificil o diagnostico, ate porque se tiveres so depressao e te receitarem um anti-depressivo que o teu corpo nao aceite bem ou em quantidades superiores as que necessitas, podes ter episodios maniacos, sem nunca teres sido maniaco-depressivo. Ao ver estes efeitos o terapeuta fica sempre na duvida se deve trocar o anti-depressivo ou comecar a receitar litio. Por isso eh facil veres bipolares a tomarem anti-depressivos durante muitos anos, e continuarem a ter fases de total descontrolo e que os impedem de viver decentemente durante anos, ate finalmente lhes receitarem litio e o cerebro equilibrar quimicamente.

Enfim Nelson, enfim... o ideal eh nunca passar por elas. Como ja te disse, estatisticamente 20% dos bipolares suicidam-se numa das suas fases depressivas. As tentativas de suicidio tem taxas bem mais elevadas.

Como diz o Filipe Moura, o Kurt Cobain era um deles, e sendo toxico-dependente de heroina ainda por cima, acentuava gravemente as suas fases depressivas... e olha como acabou, aos 27 anos de idade... a 5 de abril de 94, depois de uma tentativa falhada 3 semanas antes. Yeap, era mesmo muito fa.

Nelson disse...

Isto é que são comentários de grande nível!

Só pela quantidade de informação útil (pelo menos para alguns) que aqui deste, até te perdoo teres-me estragado a piada do ópio! ;)

AEnima disse...

Tu... quando quiseres saber alguma coisa... eh so perguntar aqui ah je! Ao dispor :)

:p (sou eh uma trenga)

AEnima disse...

mas olha la... es bipolar, tens so episodios de euforia, ou simplesmente achaste piada ah mudanca de nome da doenca?

Nelson disse...

as opiniões divergem, mas sou saudável ;)

AEnima disse...

Quem diria!!!!!