13 outubro 2006

Sexta-feira, 13

Hoje é sexta-feira, dia 13. Bom, antes de mais convém dizer que eu não sou supersticioso (dá azar).

Mas há quem seja. E a sexta-feira 13 é um dia de má sorte. Eu não consigo perceber como é que uma sexta-feira pode ser um dia mau! É sexta-feira! Amanhã é sábado! Fim de semana! E ainda se queixam?

Curiosamente, de acordo com a Wikipedia, parece que as sextas-feiras 13 só são dias de azar em culturas anglófonas e lusófonas. Parece que para os espanhois e gregos o dia maldito é a terça-feira 13.

E já agora, já que hoje é 13 de Outubro, dêem uma olhada nos "Today's events in wikipedia". Fiquei a saber que não existiu dia 13 de Outubro de 1582 nalguns países (entre os quais Portugal). Passou-se directamente de 12 de Outubro de 1582 para 14 de Outubro de 1582, por causa da adopção do calendário gregoriano. Aproveitem para clicar no link do calendário gregoriano para ver as confusões que se geraram à conta disso (os ingleses precisaram de saltar 11 dias de uma só vez!).

11 comentários:

Dii disse...

Aprendem-se coisas engraçadas por aqui (:
Deve ter sido verdadeiramente lixado para quem fazia anos dia 13 de Outubro de 1582, não?

Eu também não sou supersticiosa, mas que a sexta-feira pode ser um dia mau, ai isso pode! Já pensaste que há quem trabalhe aos Sábados e Domingos? =b Vai na volta, o mito até vem dos pobres empregados que não folgavam aos fins-de-semana...

Nelson disse...

segundo a wikipedia tem a ver com um massacre de Templários há uns quantos séculos que ocorreu numa sexta-feira 13.

E a malta que perdeu um aniversário a 13 de Outubro de 1582 não deve ter ficado muito chateada. Acho que todos os dias em que não se morresse de fome eram dias de festa.

Marco Aurélio disse...

Nelson

Já expliquei em outra postagem que não existe mística com os números. O número 13 é tido como sinal de infortúnio e as vezes como sinal de bom agouro. Como símbolo de desgraça, acredito que tenha explicação na última ceia de Cristo, já que eram 13 eram os convivas, e que Jesus tenha morrido numa sexta-feira.

Um abraço

Marco Aurélio

Nelson disse...

Pois eu continuo a achar que ser supersticioso dá azar! ;)

Ah, e os meus números da sorte são o 38, o 41 e o 3 (FIZ 2 NÚMEROS E 1 ESTRELA NO EURO-MILHÕES! Weeeeeeeee...) e os meus números do azar são o 2, o 25, o 32 e o 5 (raispartam o 32... tinha o 33 e o 34!)

Nelson disse...

Pequena correcção ao comentário anterior: afinal, fiz 3 números e 1 estrela! Mais um bocadinho e tinha ficado milionário! ;)

Nelson disse...

as coisas que se aprendem neste blog...

e depois, eu é tenho demasiado tempo livre!

Anónimo disse...

Apesar de preferir opinar sobre temas mais interessantes e importantes para o relevo da história mundial como por exemplo o penteado do Kim Jong-Il, vou deixar aqui uma modesta sugestão:

Que tal abrires uma secção de Numerologia? Para quem não sabe é uma "ciência" oculta do mesmo âmbito de astrologias e afins mas provavelmente mais disparatada uma vez que baseia as conclusões em acasos numéricos (pelo menos a Astrologia usa planetas) através da soma dos algarismos de 1 a 9 associados a n coisas (data de nascimento, nome através da posição de cada letra no alfabeto, etc). Não sei os detalhes da coisa, mas vai-se sempre decompodo os resultados sucessivos das somas em somas de algarismos de 1 a 9 até se chegar a um valor de 1 a 9. Depois dependendo do ponto de partida (a cada conjunto de números corresponde uma dada área da vida que se quer estudar) vai-se consultar uma tabela que dá o significado de cada um dos números de 1 a 9. Isto depois tem particularidades de acordo com os números envolvidos, etc...

Quanto ao número 13, já disseram aqui os dois acontecimentos mais relevantes (i.e. que tenho visto em mais sítios) para explicar a mística ocidental atrás do número: o massacre dos templários e a última ceia. Mas além de haver mais fundamentos ocidentais, aparentemente noutras culturas o número tb tem significado de azar e sorte, não me perguntem em quais.

Isto é como tudo, a partir do momento em que o 13 ganhou má fama, se a dona maria emília deixasse queimar os bolos no forno a uma Sexta-Feira 13 foi maldição, se fosse noutro dia qualquer sem significado de azar associado, a culpa provavelmente seria dela que foi descuidada ao distrair-se ao falar com a comadre Josefina ao telefone com os tarifários grátis da PT. :P

Nelson disse...

ah, mas se é para abrir uma secção de numerologia tenho de abrir tantas outras! A começar, obviamente pela astrologia, tarot, quiromância e incluindo a numerologia, o reiki, e outras correntes... errrr... científicas? que por aí andam.

Olha, eu ganhei 37 euros e qq coisa no Euro-milhões numa sexta-feira 13! Lá sei vai o argumento do azar! (ainda para mais, o dia estava a correr bem e tudo!

T. disse...

Mas pelo menos a numerologia sempre é parecida com aquelas actividades para passar o tempo livre nas aulas do Secundário sem distrair os colegas (tirar factores primos de números de telefone ou de BI, depois somar os algarismos todos, tirar a prova dos noves, etc, etc....)

Nelson disse...

Repetindo o que acabei de pôr num comentário a outro post: és tão geek! :P

Anónimo disse...

Ó faxavor! Leia-me a sina e preveja-me o futuro?

Quanto ao tempo livre nas aulas de secundário sempre pensei que as raparigas passassem as aulas a desenhar rosas e arabescos rococó em torno do nome de um amado ou ídolo qualquer... Ah espera, isso é capaz de ser na primária... ou será que é assim desde a primária...