02 outubro 2006

Porque ontem foi domingo

Houve Fórmula 1. às 7h da manhã. É uma coisa que eu gosto de fazer, acordar de madrugada ou deitar-me já de manhã para ver um grande prémio. E este ano tem valido a pena, as corridas têm sido mais interessantes que no ano passado.

Então, lá acordei eu para ver o GP da China. Infelizmente, este ritual está em vias de extinção: é que a Fórmula 1 vai passar a ser transmitida pela Sport TV em vez da RTP 1 como tem acontecido. É pena. Eu percebo os argumentos contra a transmissão da F1 na RTP: as transmissões são caras e dificilmente se justificam à luz do serviço público. Mas os 12 minutos de publicidade por corrida deviam chegar. Acho que pelo menos a Dois devia transmitir mais desporto de modalidades não futebolísticas.

Mas não, a RTP vai deixar de transmitir as corridas e vai passar tudo para o canal pago. Pronto, vou deixar de ver Fórmula 1, que não tou para pagar a mensalidade da Sport TV (eu nem sequer tenho TV Cabo!).

Se estão interessados em saber porque é que eu gosto tanto de Fórmula 1, vejam este vídeo

(adenta ao post: o video foi retirado do Youtube; provavelmente por questões de copyright... era um comparativo entre um Mercedes A160, um Mercedes E50 e um Maclaren Mercedes de F1 numa volta em Silverstone... por isso, vejam antes este)

(adenda à adenda: afinal o video ainda está no youtube, eu é que tinha o endereço mal: tinha 4 W em vez de três. ESTÚUUUUUUUPIDO! Prontos, já funciona)

6 comentários:

AEnima disse...

Eu sou uma fanatica da Formula 1. (o meu pai grava todos os GP desde sempre! Ja nao ha sotao para tanta K7 de video). Toda a minha vida desporto automovel esteve ah minha volta. Nao posso acreditar nesta merda! Honestamente! Puta que pariu o Moniz.

Ah... para mim o melhor corredor de sempre eh o ayrton senna. Ele morreu no dia em que fiz 17 anos e depois disso deixei de acompanhar os GP com tanto afinco. A racionalidade da era Schumacher dava comigo em doida! So cabeca, sem coracao. Bleargh... mas pronto... ja temos o barrichelo em grande e tal (quando eu era teen ele fazia basimente o papel dos tugas na F1), ja voltou a ser mais interessante... se bem que as novas leis de mecanica para proteccao tiram o gozo todo... enfim. Haja saude.

Eu nao pago sport TV nem que a vaca tussa... butes inundar a RTP de mail?

Nelson disse...

Não deve adiantar de muito inundá-los de mail. É verdade que as transmissões da F1 são caríssimas.

E... o Moniz é da TVI. O director de programas da RTP é o Nuno Santos.

AEnima disse...

Ok espertinho... mas ja foi da rtp... nos tempos em que estava em PT e ainda nao tinha desistido de ver TV.

E quanto ah matematica, acho muito sinceramente que qdo andava no liceu a malta dessa altura tinha programas muito mais exigentes. Eu andei no Nobre, e o irmao de um amigo meu era assim um craniozito, entre outros que depois foram para a Fontes e para a Aurelia (eu fui). Mas eu por exemplo nunca me apeteceu concorrer nas olimpiadas, assim como praticamente todas as pessoas que eu conhecia boas a matematica. Ah... e tambem me lembro que os tugas tinham mais do que "um pontinho". E yeap... eu sei que tu tb la estiveste.

Intes.

Nelson disse...

Mas era um alívio ver a folha de pontuações e ver que tínhamos pontuado! No meu último ano foi no último problema a ser corrigido (o problema 3) que me salvou a honra. Apareceu-me lá 1 ponto (que eu nem sequer esperava...).

Mesmo assim, medalhas, houve 1 em 92, 1 em 93 e 3 em 2006. E foi só.

AEnima disse...

Tenho mesmo pena eh de nao ver mais mulheres na area e carreira. Parece que nasceram a pensar que "eh muito dificil" e como em geral sao mais sensiveis gostam de ler e escrever e vao para historia, filosofia, linguas, jornalismo... areas de letras. Uma pena mesmo. Ainda acho que grande parte da ausencia de mulheres nesta area eh puro preconceito social, tao impregnado que eh subtil, e ja nem nos apercebemos dele. Enfim...

Nelson disse...

Olha, que nem tanto. De facto, entre os concorrentes há uma grande predominância de homens; mas entre a comissão de problemas, por exemplo, a maioria são mulheres. Isto na Matemática; na Física penso que ainda é um feudo muito masculino, mas não conheço.

Aos poucos a situação vai mudando...