20 outubro 2006

Olha... pois é!

Numa das minhas divagações bloguísticas dei de caras com um post da Alice em que ela chama a atenção para um pormenor que passou despercebido a toda a gente, acerca (ainda) do programa dos Grandes Portugueses... (que tem pelo menos o mérito de fazer correr mais tinta que a Rivolistória, embora por pouco!)

Olhem lá: o D. Afonso Henriques não era português, pá! Afinal, quando ele nasceu nem sequer havia Portugal, como raio podia ser português? Isso é como dizerem que o Marx era marxista! Não era nada, pá! Marxistas são os que lhe seguiram a ideologia depois. O Marx não era, não podia ser! E tal como o Marx não podia ser marxista, o D. Afonso Henriques não pode ser português. Por isso, não devia estar na lista. Português era o D. Sancho I, O Povoador (imagino como terá ele povoado... em plena idade média, deve ter sido um escândalo!). D. Afonso Henriques era um castelhano! O pai era da Borgonha e a mãe leonesa/castelhana. Nascido e criado em Castela. CASTELHANO!!! Por isso, já que andam a nomear castelhanos para a lista, olhem nomeiem também o Filipe II, porque não?

Imaginem o D. Afonso Henriques na escola, logo na primeira aula, os miudos todos a apresentarem-se e o D. Afonso Henriques diz "Eu sou o Afonso e sou Português", e desatam os miudos todos a rir, como se ele tivesse dito "sou homossexual" sem saber bem o que queria dizer a palavra.

Mas, se quisermos ser generosos e tolerantes para com os nuestros hermanos castelhanos, podemos considerar que D. Afonso Henriques é um castelhano naturalizado português e que fez grandes coisas pelo nosso país, por isso merece estar na lista, mesmo não sendo português de origem. Mas isso só vem dar razão à minha petição para nomear o Obikwelu! Pode não ser português de origem mas é português naturalizado, tal como o D. Afonso Henriques e fez (e continuará a fazer) grandes coisas por Portugal. Pronto, ok, correr os 100m em 9,85s não se pode comparar com a conquista de Lisboa, mas pelo menos teve muito mais cobertura mediática.

Ah, só mais uma coisinha: não me venham com merdas que o Obikwelu não sabe cantar o hino. O D. Afonso Henriques TAMBÉM NÃO! (e duvido que o Figo saiba cantar o hino sem o público no estádio a dar uma ajudinha...)

8 comentários:

Anónimo disse...

Ninguém se tinha lembrado que o D. Afonso Henriques não era português? [não acredito! Eu que, até, pus aquilo entre () para não me chamarem maluca por estar a votar num Leão Castelhano, de tal forma me pareceu evidente para todos].

No entanto, o que me trouxe aqui foi: Um post inspirado numa divagação da minha humilde pessoa! Obrigada.

Nelson disse...

eu é que agradeço pelo reparo pertinente! :)

Experimenta pesquisar no google "Afonso Henriques era castelhano" ou "Afonso Henriques é castelhano" e vê o que te aparece... faz umas quantas pesquisas dessas e vê lá quantas pessoas já terão reparado nisso! É incrível, não é?

Anónimo disse...

Agora fez-se luz... vai ganhar o D. Afonso Henriques e vamos chegar à triste conclusão que o melhor português de todos os tempos nem sequer era português...

Chocolate disse...

Nem o Figo, nem, provavelmente, 5 milhões de Portugueses...

AEnima disse...

oh gente... estarei maluca ou esta tudo tolo... o nosso Afonso, Castelhano? Que eu saiba, o pai era frances, que ganhou o condado portucalense como recompensa das luta travadas nas cruzadas, e foi ja dentro do condado que o Afonso Henrique nasceu. A mulher dele tb era francesa e a ordem mais importante da terra na altura nao era a de Cluny?

Depois, Leao e Castela eram 2 reinos separados... o avo materno do nosso afonso eh que os juntou (se nao me falha a memoria, mas isto da 4a classe vai longe).

Se a terra era de alguem, entao era arabe, dos mouros do norte de africa, e nao de castela... porque o nosso afonsinho andou ah porra e ah massa com raimundo e a urraca e esses espanhois, mas era pela independencia do reino (uma questao politica)... porque terra ele conquistou-a aos mouros.

Estarei esclerosada???

Nelson disse...

Errrr... a mãe de D. Afonso Henriques era filha ilegítima de D. Afonso V de Leão e Castela (exacto, ele juntou os reinos); o condado Portucalense devia vassalagem a Leão e Castela, portanto os cidadãos do condado eram de facto castelhanos. Até à independência, claro. D. Afonso I, o Conquistador, era... castelhano! Só o pai é que era francês, mas o Afonso Henriques nasceu em terras de Leão e Castela.

AEnima disse...

Hum, nao me convence o argumento. Coimbra poderia quanto muito dever vassalagem a Leao e Guimaraes too, mas continua a nao achar que fosse "espanhol". Ate porque o pai antes de morrer ja tinha deixado de na pratica fazer vassalagem ha muito.

AEnima disse...

de qualquer das maneiras, nao quero saber.... ja disse uma vez e repito: para mim, ganharia o gajo que inventou o via verde!