08 novembro 2006

O marketing das Testemunhas de Jeová

Esta questão sempre me intrigou (e penso que intriga toda a gente). Se ser Testemunha de Jeová é assim tão bom porque é que a maior parte da malta não quer ser?

Quando somos abordados por uma Testemunha de Jeová a reacção habitual é fugir a sete pés e dizer logo que não estamos interessados. O que é algo estranho. Afinal, eles estão a vender um produto que nos interessa a todos: a salvação eterna. Há produtos que são difíceis de vender, mas não me parece que a salvação eterna seja um deles. Quando se tenta vender um telemóvel, por exemplo, deparamo-nos com algumas dificuldades: a pessoa pode não querer um telemóvel; a pessoa pode já ter um telemóvel; a pessoa pode não querer pagar tanto dinheiro por um telemóvel. Quando se vende um produto é preciso que a pessoa QUEIRA o produto (ou possa ser convencida que o quer), que a pessoa reconheça que o produto que queremos vender é MELHOR que a concorrência e que a pessoa aceite as condições necessárias para adquirir o produto (por exemplo, o preço, condições contratuais, garantia pós-venda, devolução caso não fique satisfeita, essas coisas). Ora se falássemos de crédito à habitação, eu percebia. A pessoa pode não querer comprar uma casa, ou estar satisfeita com a casa que tem (e dificilmente alguém que já tenha uma casa irá querer um crédito), mas mesmo que a pessoa queira comprar uma casa e queira um crédito, temos de convencê-la que as nossas condições (spread, período de carência de capital, condições do seguro de vida, benesses na aquisição de outros produtos, taxa indexante, etc.) são mais vantajosas que as da concorrência. Outros produtos há em que a pessoa aceita facilmente as condições mas é preciso alguma finesse na abordagem. Não se pode abordar um homem em hora de ponta numa estação de comboios e perguntar em voz alta se pretende aumentar o tamanho do seu pénis. O método de abordagem é também algo que requer uma escolha criteriosa, tendo em conta o produto que se pretende vender. Mas também não é esse o caso.

As Testemunhas de Jeová têm um produto que, na minha opinião, é imbatível: a salvação eterna. Toda a gente quer a salvação eterna. E ainda por cima, é de borla! Ora, se o produto é bom e as condições são imbatíveis, porque é que o produto não vende? Este é o grande problema sobre o qual tenho reflectido nos últimos tempos.

E já descobri a origem do problema. As Testemunhas de Jeová não têm a mínima noção de Marketing. Ja nem falo da falta de técnicas de venda patentes em qualquer dos seus agentes. A abordagem é feita de modo tosco, escolhem locais de grande movimento mas em que as pessoas passam depressa, sem tempo para ouvir a mensagem e mesmo que alguém tenha tempo para ficar a ouvi-las (eu às vezes faço isso, só para depois apontar as falhas lógicas no raciocínio; infelizmente nos últimos tempos não as tenho encontrado) o tipo de argumentação é fraco. Aborrecido, sem criar expectativa no interlocutor, não usam aquelas palavras-chave como "grátis" ou "imbatível" que chamam imediatamente a atenção. As Testemunhas de Jeová precisavam de fazer uns cursos de reciclagem para melhorar as suas capacidades de comunicação. Ou isso ou uma renovação dos quadros; em geral usam velhotas que não prestam particular atenção à sua aparência. Se usassem gajas novas com boas mamas e decotes proeminentes teriam muito mais sucesso.

Mas o maior problema nem é esse. Toda a gente sabe que não é possível, num produto com um target tão vasto, apostar todos os recursos na abordagem pessoal. É preciso um modo de chegar, de forma maciça, a grandes quantidades de pessoas com o mínimo de esforço. Seja por publicidade na TV, nos jornais, e-mails enviados em massa ou brochuras distribuidas nas caixas do correio, algo que permita que, mesmo com taxas de sucesso reduzidas, o número de adesões seja significativo. Uma pessoa consegue abordar na rua, digamos 1000 pessoas num dia. Se tiver uma taxa de sucesso de 1 em mil consegue 1 novo contrato. Se conseguirmos chegar de uma só vez a todos os portugueses, mesmo com uma taxa de sucesso de 1 num milhão conseguimos 10 adesões.

Ora alguém muito inteligente entre as Testemunhas de Jeová (ou um consultor externo que tenha feito uma análise do mercado e das técnicas de marketing) percebeu isto há algum tempo. E vai daí, resolveram deixar-me uma brochura debaixo da porta de casa, há uns dias. Foi inteligente! No meu prédio temos um caixote do lixo ao pé das caixas do correio; quando recebo publicidade não solicitada (que recebo, apesar do autocolante a dizer que não a quero) deito-a imediatamente fora, sem sequer ler. Por isso, não deixaram a brochura na caixa do correio, deixaram-na por baixo da porta. Além do efeito surpresa que deixa a pessoa intrigada, o caixote do lixo não está ali à mão. Isto garante 1 ou 2 minutos de tempo de antena que podem ser o suficiente para captar a atenção da pessoa. Mas, infelizmente para eles, não é o caso.

A brochura até começa bem, com uma imagem que chama a atenção na primeira página (relâmpagos e mais não sei o quê) e uma mensagem que capta (embora pudesse ser melhorzita): "O fim da religião falsa está próximo". Isto funciona! Quem é religioso acha que a sua religião é a verdadeira e as outras são falsas, quem é ateu acha que são todas falsas. E ao ver este anúncio a pessoa fica curiosa e quer saber como vai ser. Se será um decreto-lei, se vai ser pela espada como tantas vezes na história foi tentado ou se vamos descobrir que a Manuela Moura Guedes é o Messias na sua segunda vinda, enviada à Terra para guiar os fiéis e castigar os pecadores e os que adoram falsos deuses. Fiquei curioso e comecei a ler.

Mas, ainda na primeira página, começou a desilusão: apresentam três tópicos interessantes, mas num deles usam a palavra "afetado", o que denuncia logo a origem brasileira da brochura (este tipo de coisas nunca deve estar na página 1, deve estar no meio de texto corrido para passar despercebido mais facilmente). Logo aí fiquei algo desapontado. Viro a página e começo a ler.

Religiões falsas, pelo que percebi são aquelas que se intrometem na política, que incentivam guerras e defendem mortes em nome do seu deus, que pregam doutrinas falsas (ok, isto pareceu-me um bocado redundante, mas enfim) e que tolera o sexo imoral. ERRO GRAVE NÚMERO 1: ainda antes de nos dizerem qual é o produto que vendem já começam a dar a ideia de que o contrato vai ter letras pequeninas. Eh pá, nunca se faz isto, pá! Quando alguém anuncia um telemóvel não começa por dizer em letras gordas qual o período de fidelização! Começa pela resolução da câmara, pela memória, pelo tamaho do écran. Só no fim, depois de deixar (espera-se) o potencial cliente interessado nas características é que se diz o preço e, em letras pequeninas, se refere, en passant, os 24 pagamentos adicionais de 30 euros e o período de fidelização. Isto é elementar!

Bom, aquilo continua na página 3 descrevendo o fim da religião falsa. E eu li, interessado, porque queria saber pormenores (data e hora, se vai haver sangue, em que canal dá, se os bilhetes vão estar na ticketline, e por aí fora). Vou lendo e reparo num asterisco. Oh pá! Notas de rodapé? (toda a gente sabe que notas de rodapé são coisas más). Vou ler a nota de rodapé e lá aparece, em letras pequenas e PELA PRIMEIRA VEZ o nome do produto que me estão a vender: a nota de rodapé fala de um livro publicado pelas Testemunhas de Jeová. ERRO GRAVE NÚMERO 2: o produto anuncia-se em letras grandes. Nunca numa nota de rodapé. Numa nota de rodapé uma pessoa espera encontrar "TAEG de 723,87% para um contrato de 24000 meses; não inclui seguro e transporte", depois de ter lido em letras bem gordas "Grátis" e "Só 19,99 Euros por mês" com uma foto ao lado com o produto que queremos vender e uma fotografia de uma gaja com mamas muito grandes (e de preferência com um mamilo parcialmente descoberto). Ora, se o produto (que nesta altura o leitor ainda não sabe qual é) aparece como nota de rodapé em letras pequeninas tá tudo estragado. Acabou-se. Pode ser a cura para o cancro, ou a receita infalível para ganhar o jackpot do Euro-milhões (com garantia do tipo "satisfação total ou devolução do dinheiro"). Se tá numa nota de rodapé não pode ser coisa boa, já ninguém quer.

E na última página concluem a sua brochura, expondo os argumentos (fraquinhos, muito fraquinhos) do seu produto (aí sim, anunciado em letra de tamanho normal) e dando as garantias todas: salvação eterna, somos os maiores, somos muito bonzinhos e por aí fora. Pode passar despercebido, mas este é o ERRO GRAVE NÚMERO 3: quando se compara um produto com a concorrência deve ser o destinatário da mensagem a chegar à conclusão que o produto é melhor. A conclusão não pode ser apresentada pelo vendedor. Como nos anúncios de detergente. Se aparece um homem com fato e gravata com o novo Ariel supra-sumo da limpeza e o detergente da concorrência e ele diz "Ariel lava muito melhor que este detergente que tenho aqui ao lado", não serve. É preciso que apareça uma senhora (com o típico vestido às flores) com duas camisas iguais, ambas com a mesma nódoa, e faz-se o teste. O detergente da concorrência não tira a nódoa, o novo Ariel tira a nódoa. É o espectador que chega à conclusão que se pretende: o Ariel é melhor. As Testemunhas de Jeová fazem tudo ao contrário. Citam umas quantas frases a dizer que eles são os melhores, mas não fazem o teste como nos anúncios de detergentes. Eles deviam era pôr, por exemplo, uma fotografia das portas do Paraíso, com o S. Pedro a fazer de porteiro e montes de gente de outras religiões à porta a tentar entrar (como aos sábados à noite na Kapital). E depois chega uma Testemunha de Jeová e o S. Pedro faz aquele gesto à porteiro a dizer à Testemunha de Jeová para entrar. E só depois disto é que eles diziam que a religião deles é de facto melhor que as outras. Assim, não vão lá.

Claro que se quisermos ser preciosistas ainda podemos apontar outro erro, que provavelmente passa despercebido numa primeira leitura. Às páginas tantas eles dizem que "a religião verdadeira baseia seus ensinamentos na Palavra de Deus, a Bíblia" e justificam com uma citação da Bíblia: "Porque toda a Escritura é inspirada por Deus". Ora, chamem-me picuinhas, mas se queremos dizer que a Bíblia é a verdadeira palavra de Deus, não podemos justificar esta afirmação com frases da própria Bíblia! A Bíblia é que vale, porque a Bíblia diz que sim? Mas que raio de raciocínio é este? Isto é como citar o site do Benfica ou o jornal do Benfica para defender a tese que o Benfica é o maior clube português.

Com erros de palmatória destes não vão lá.

29 comentários:

kanjas disse...

Ponto 1: Com isto tudo ainda não li o API

Ponto 2: Não lhes dês ideias... acho que está muito bom assim

Ponto 3: A veracidade do site/jornal do Benfica, ao contrário da biblia, é inquestionável...

Ponto 4: Amanhã faz posts curtinhos para eu ler o API.

mj disse...

Faltou-te a abordagem porta-a-porta, que é mais elaborada. Primeiro mandam as velhotas, tipo isco e se deres troco, nem que seja só para desmantelar os fraquitos argumentos, és logo marcado e receberás depois a visita de uns senhores (normalmente um casal), esses sim já mais bem arranjadinhos e com melhor argumentação. A fase 3, a que nunca passei, deve ser mandarem-te os melhores dos melhores (quem sabe com roupa de marca, ou talvez as tais gaijas e gaijos mais jeitosos, quiçá as raparigas até com um toque (levezinho) de maquilhagem. Estes últimos é que devem ter os argumentos imbatíveis e devem conseguir converter as multidões. E um post opinativo sobre algumas das escolhas éticas(?) das TJ? Isso é que era ...

Nelson disse...

Nada mau, apesar do tamanho já houve 3 pessoas que leram (além de mim, claro!)

fausto: quanto aos pontos 1 e 4: ok, amanhã dou-te descanso para leres o API; em relação aos pontos 2 e 3: tal como o jornal O Benfica, são inquestionáveis!

guru: bem-vindo (salvo erro é o primeiro comentário aqui no tasco); não percas a esperança, há sempre um qualquer nicho de mercado por explorar. Se precisares de voluntários eu ofereço-me. Não exijo salário, apenas comissão das receitas angariadas ;)

mj: pois, desta vez foi apenas a brochura à porta; ja recebi visitas pessoais (as duas velhotas), mas ao fim de 1 hora com as mulheres a quererem ir embora e eu a não deixar (querendo continuar a discussão), nunca mais voltaram. É pena porque eu simpatizei com elas. Quanto à análise da religião propriamente dita, é impossível. O marketing deles é tão fraco que fiquei sem qualquer curiosidade de aprofundar os meus conhecimentos! (além disso, será mesmo necessário? eu acho que os meus leitores são inteligentes o suficiente)

mj disse...

Fala pelos teus outros leitores...ok estava numa de ser participativa, como leitora assídua (isto é um elogio velado)e esforçada (esforcei-me como o caraças para ler o post todo, bolas!). Mas foi pena não te mandarem os "eniados" nível 2, ías-te divertir, de certezinha!

Nelson disse...

a esperança é a última a morrer, pode ser que ainda venham cá a casa!

(raio de post mais comprido! para chegar aos comentários tive de carregar no Page Down umas 5 ou 6 vezes!)

Anónimo disse...

OK, já li. Ontem não tive contacto com PCs por isso nem tive hipótese de sentir todo aquele suspense de "é já a seguir...". Isso sim, é bom Marketing, ainda o produto não está efectivamente acessível (que é como quem diz, não existe) ao consumirdor e o vendedor já está a criar expectativa para agarrar a audiência. Ainda para mais, ele ia dando umas dicas a dizer que era muito grande e tal... Assim como quem diz: "preparem-se para reservar uns minutos no final da tarde (porque também avisou de quando o iria colocar online) que isto tá um espéctaculo!".

Como tal, devia estar tudo "em pulgas" para ler o post. Tipo ante-estreia ds "Instinto Fatal 2" mas com a diferença que o filme, segundo dizem, era uma M*#$&.

TU não desiludiste, PARABÉNS.

De certeza que não tiraste aí pelo meio da física umas aulitas de marketing?

Sugestão: não consegues scanar o folheto e por aui disponível aos teus leitores? É que as tais velhotas devem andar a fugir de mim ou achar que não mereço/tenho salvação possível e não só nunca me abordaram como nem sequer o folheto me deixaram (e eu nem tenho o auto colante na caixa do correio!!)

Nelson disse...

eh pá, mandei fora! :( da próxima vez que arranjar um eu faço um scan da coisa.

alguém sabe de um sítio onde dê para encontrar Testemunhas de Jeová?

mj disse...

www.watchtower.org\ - informação em mais de 270 línguas, ena!!!! E tem capas de brochuras de livros e tudo e tudo e tudo...É um mundo...

Nelson disse...

obrigado pelo link mj. Até têm lá o vídeo da tal brochura em linguagem gestual. Só não o encontrei em linguagem normal, o que é pena. Sinto-me discriminado por não ser surdo!

kanjas disse...

"O FIM DA RELIGIÃO FALSA ESTÁ PRÓXIMO!"

Acabou de chegar cá a casa o dito folheto... ia a passar à porta da rua para ir à cozinha quando enfiaram o dito por baixo da porta.

Esqueceste-te de mensionar que as imagens escolhidas também não são as melhores... só se aproveita o relâmpago, e mesmo assim, mesmo assim...

Nelson disse...

tens scanner? manda-me isso em jpg ou pdf, please, please, please!!!

kanjas disse...

Com scanner só posso mandar amanhã, mas se quiseres tiro aqui uma foto e mando-te.

Nelson disse...

posso esperar :)
manda-me o scan amanhã por mail e eu a brochura no blog para ver se a malta concorda com a minha análise

Nelson disse...

pois, pelos vistos somos muitos a apreciar as suas visitas regulares. Até agora ainda não me bateram à porta. Se o fizerem, logo se vê como estou de disposição nesse dia...

Anónimo disse...

Pá, tenho aqui o panfleto ao lado mas antes de o comentar vou falar do problema de marketing das testemunhas de jeová em que todos concordamos.

As testemunhas de jeová deviam seguir a empresa que tem um departamento de marketing tão bom que mais parece uma espécie de religião: a Apple.

Antes de falar da Apple vou só acrescentar uns comentários sobre o panfleto (que tirei da minha caixa de correio juntamente com um jogo que consiste em chacinar extra-terrestres que mandei vir do e-bay).

Eles favorecem o adversário! Eles publicitam contra si mesmos. Ora vejamos os destaques (ignorando o conteúdo por agora):

"Intromete-se na Guerra e na Política"

Isto é uma mais valia das tais religiões falsas. religião que é Religião tem que ter ou cruzadas, jihads ou qualquer outro tipo de guerras santas algures na sua história. E mais, apelar à Paz não é intrometer-se na Guerra e na Política? Querem então eles dizer que o pessoal deve assobiar para o ar e ler a bíblia cagando para tudo o resto? Não fizeram um estudo de mercado alvo, todo e qualquer português gosta de mandar bitaites sobre tudo e como tal tem que o fazer sobre a guerra e a política. Já dizia o António Variações "quando fala um português, falam dois ou três".

"Divulga doutrinas falsas"

Quer dizer, eles estão a vender um produto e dizem que os outros não prestam, que grande surpresa... Deveriam sublinhar as VANTAGENS do seu produto e não ir meter-se com os outros. Dá a sensação que nada têm para vender e por isso dizem mal de tudo... Além de que, "There is no such thing as bad publicity", falam das religiões falsas e lembram-me portanto que tenho alternativa aos gajos. As pessoas recorrem à religião em tempo de crise, eu potencial cliente de religião numa altura de crise da minha vida vou querer que me digam "eu resolvo os teus problemas" e não "a loja do lado não te resolve os problemas". Desta maneira até posso ir ver a loja do lado para resolver os problemas.

"Tolera o sexo imoral"

Tiro no pé. Isto é mais publicidade a favor das tais religiões falsas. Toda a gente gosta de sexo, seja ele imoral, moral, às escuras, de luzes acesas, etc... Nem vale a pena continuar...

Depois mais cenas sobre a religião falsa em que aparece uma mulher sensual com vestes eróticas montada num grande felino com 7 cabeças. Pá, isto é uma imagem fixe, tem o seu estilo. Mais uma vez publicidade aos concorrentes, qualquer pré adolescente que se preze vai gostar desta imagem e achá-la "cool".

Por fim, só na última página que está na contracapa é que vemos o produto deles:

"Demonstra amor"

"Confia na palavra de deus"

"Fortalece as famílias e promove elevados padrões de moral"

Chavões, palavras vagas e uma promessa de família mais forte... Nada de novo, the same ol'same e nem sequer se dão ao trabalho de falar muito sobre a coisa.

Temos 3 páginas completas a falar da religião falsa em textos extensivos, grandes destaques, imagens, etc sem falar na capa com raios e trovões com religião falsa em grande destaque e na contracapa 2/3 dela (sim porque 1/3 é um cupão) é que tem as promessas vagas que nem consigo perceber o que são.

Deviam seguir o exemplo da Apple.

Se procurarem por cenas da Apple na net ou falarem com Apple users vão aperceber-se que a maioria são uma espécie de zelotas, religiosos fanáticos completamente desprovidos de lógica dispostos se necessário a tatuar uma maçã algures...

Isto vem claramente do marketing agressivo. As conferências e exposições da Apple parecem verdadeiros cenários de culto que me lembram o Hitler em Nuremberga mas com uma diferença fundamental, em vez de suásticas foleiras e vermelhos (tão out of season) vem tudo temperado com um estilo imbatível em preto, branco e um pouco de azul que lembra classe, fashion, beleza, elegância, etc e mais, o líder (Steve Jobs) não usa um bigode foleiro nem gesticula como uma.... enfim... não quero ferir susceptibilidades com comparações injustas.

Mas a Apple além de ter um marketing fora de série tem uma espécie de messias à frente daquilo (Steve Jobs) o que ajuda imenso nestas coisas. Isto de religião sem representante digno de respeito não atrai as pessoas, é preciso ter um messias ou profeta à frente das coisas. Cada vez que o Steve Jobs faz uma apresentação e aparece debaixo de uma maçã gigante, o pessoal delira... E o gajo ainda consegue humilhar a concorrência ridicularizando-os em vez de os enaltecer como sendo um grande mal e grande perigo (como fazem as testemunhas de jeová).

Depois vejam isto:

http://www2.uol.com.br/macpress/noticias/c035s05425.shtml

Perfeito! Nem comento.

Anónimo disse...

Já pensou na possibilidade de que está escrito neste folheto seja verdade?

Ja observou e confiriu os textos citados? Não estãop ali atoa

Se vc observar o mundo vai perceber que a mair parte das profecias ja se cumprem...

Não são gravuras que vão dizer ou não o que vc quer, mas sua sabedoria e dircenimento, se tiver com certeza irá perceber a seriedade da coisa...

Anónimo disse...

nunca joguei tanto tempo fora lendo tamtas tolices.
e vc Nelson não sabe nada do que fala, é por isso que diz tamta besteira.
vou te dar uma dica, é de graça.
se vc ficar calado poderá passar por sábio; e isso tambem é biblico.

Nelson disse...

Já diz o outro: "Mais vale ficar calado e parecer estúpido que abrir a boca e acabar com todas as dúvidas".

Ora quem perde tempo a ler o que eu escrevo e ainda vem queixar-se do tempo que perdeu enquadra-se em que categoria?

Anónimo disse...

Saudações..Adorei seu senso de humor...ainda mais por eu mesmo ser Testemunha de Jeová.
além do texto escrito li tb todos os comentários...Alguns bastante limitados em termos de abertura e disponibilidade pro "desconhecido"...
Quando digo que adorei seu senso de humor...estou sendo sincero...não irônico...relax...
Mas a temática envolvendo possíveis estratégias de "marketing", esbarra numa grande preocupaçao das próprias Testemunhas de Jeová...que é a de não se apegar a números...não sei se já notou, mas todos os lugares de reunião das testemunhas de jeova, são construídos em áreas discretas, exatamente pra não causar tanto "rebuliço", queremos entre nossas fileiras pessoas realmente interessadas não apenas numa possível "salvaçao", ams que de fato tenham um compromisso sincero consigo e com o grupo evidentemente( o que dito de forma simplista como foi, pode parecer discurso de neopentecostais, o que por si so´não é ruim).
Nunca verão nenhuma testemunha de jeova participando de programas de televisão onde se promove debates desnecessários...ou mesmo gravando cds...e outros métodos de "conversão em massa"...
Quanto às "velhotas" rsrsrsrs, ao afirmar "eles colocam velhotas", data venia, mas vc incorre em erro, e demonstra um conhecimento limitado ou apenas o experimentado por ti na posição de observador, o que é bastante compreensível, mas para esclarecer...não somente as velhotas, mas todas as testemunhas de jeová fazem esse trabalho de "pregaçao", indepentemente de classe social, nível intelectual,A assertiva "eles colocam velhotas", tb estaria em desacordo com a realidade tendo em vista que não há entre as Testemunhas de Jeová o "ELES", ou seja, uma classe clerical detentora de algum poder sob os membros do grupo...em outras palavras..não temos pastores, padres, bispos, ou qualquer outro que de certa forma "lidere", em sentido estrito.
Bem...não quero me prolongar exatemente porque meu objetivo primeiro fora o de apenas comentar e compartilhar as gargalhadas que soltei ao ler seu texto de muito bom humor...ressalto novamente...É muito interessante perceber como a sociedade nos enxerga...e muito triste saber que ainda o faz de uma forma extremamente limitada...de quem é a culpa? Sinceramente não precisamos procurar culpados...apenas nos abrirmos pras diferenças abstraindo qualquer limitaçao por parte de ambos os lados e assim descobrir os muitos admiráveis mundos novos que temos em todas as sociedades pluralistas como a nossa!

Até ....

Nelson disse...

Aaaaaaah! Afinal, há Testemunhas de Jeová que têm sentido de humor! Já começava a pensar que pecavam todos pela incapacidade de rir de si próprios! :)

Anónimo disse...

Não se antecipe em conclusões Nelson...E o exercício da dialética? hehehehe

Nelson disse...

eh pá, depois de alguns comentários que por aí vi, o seu dá-me a ilusão de ter fans entre as Testemunhas de Jeová. não nos vamos detert por pormenores! ;)

Anónimo disse...

Vc é um idiota!!!
vai ler a biblia antes de falar besteiras.
as testemunhas de Jeová ñ precisam das suas"aulinhas vazias"ñ...muito pelo contrário,vc deveria procura-las para entender realmente o proposito de Jeová para com a terra.
É a sua"vidinha"q está em jogo...
Satanás e seus demônios estão conseguindo fazer de vc um fiel servo "deles"!
abre o olho e ñ fala o q ñ sabe!!!
IDIOTA!!!

Nelson disse...

obrigado, igualmente.

Anónimo disse...

oi
eu sou TJ..
nao entendo qal o problema das pessoas ao n nos qrer ouvir..
simplismente so qeremos o bem da humanidade e "salvar" o maximo das pessoas..
esta e a mnh opiniao..
(SOU D ESPINHO)

Nelson disse...

Olha, e eu não percebo a vossa mania da perseguição. Encontram o blog pelo google, leêm na diagonal e ofendem-se. Azar. Se bem me lembro (mas se calhar tenho de ler o post outra vez que já o escrevi há mais de meio ano) não fiz nenhum comentário aos méritos ou deméritos da religião, escrevi apenas sobre a forma escolhida para transmitir a mensagem nos vossos folhetos. Se não se conseguem rir de vós próprios é pena, mas não é problema meu.

Sun Iou Miou disse...

Ó Nelson, Vós sois o Deus verdadeiro. Depois disto vou ter que ler a vossa Bíblia desde o princípio dos tempos. A minha vida por fim faz sentido. Talvez nem consiga a salvação eterna mas neste mundo tenho-a garantida. A do outro pode esperar.

Nelson disse...

eu arranjo-te um lugarzito no paraíso, não te preocupes! ;)

aleluia!

Felipe disse...

"! Ora, se o produto é bom e as condições são imbatíveis, porque é que o produto não vende? Este é o grande problema sobre o qual tenho reflectido nos últimos tempos. "
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por ke o mercado esta saturado, todas as religi~eos vendem a mesma coisa
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" A abordagem é feita de modo tosco, escolhem locais de grande movimento mas em que as pessoas passam depressa, sem tempo para ouvir a mensagem e mesmo que alguém tenha tempo para ficar a ouvi-las"
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acontece que isso NÃO É A VENDA OU MARKETING DELA, e sim o processo de FIXAÇÃO de mensagem e o processo de FIDELIZAÇÃO(ou elevação moral, talvez) dos que JA SE ENCONTRAM testemunhas de jeová.
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" Aborrecido, sem criar expectativa no interlocutor, não usam aquelas palavras-chave como "grátis" ou "imbatível" que chamam imediatamente a atenção."
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eles usam "estudo bíblico GRÁTIS"
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" Ou isso ou uma renovação dos quadros; em geral usam velhotas que não prestam particular atenção à sua aparência. Se usassem gajas novas com boas mamas e decotes proeminentes teriam muito mais sucesso"
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A igreja católica, pelo menos a décadas passadas, tinha um PUBLICO-ALVO nas pessoas idosas, pode perceber que, por exemplo, no domingo de manhã, os JOVENS estão dormindo, então o público jovem da igreja católica era marginalizado, ou seja não éra um objetivo
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"Ora alguém muito inteligente entre as Testemunhas de Jeová (ou um consultor externo que tenha feito uma análise do mercado e das técnicas de marketing) percebeu isto há algum tempo"
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A técnica das testemunhas de jeová é se entrincheirarem-se na FIXAÇÃO, ou seja, manter, e fortaçecer o CONTROLE ja existente dentro das próprias TJS
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"mas num deles usam a palavra "afetado", o que denuncia logo a origem brasileira da brochura (este tipo de coisas nunca deve estar na página 1, deve estar no meio de texto corrido para passar despercebido mais facilmente)"
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eu não acho que isso seja um erro, afinal de contas as religiões hoje NÃO TEM REGRAS e isso é uma DESVANTAGEM ja ue todos xingam uma determinada rleigião de HIPÓCRITA, quando a mesma faz um esforço um pouco maior, para mudar o procederr de seus membros, ou das pessoas em volta de sua ressonancia de influencia, então a pessoa que le as revistas ira ver seus próprios preconceitos contra a religiosidade geral, impressos na brochura/folheto, e pensará "que legal, entre as TJs não há isso, que bom...)
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" ERRO GRAVE NÚMERO 1: ainda antes de nos dizerem qual é o produto que vendem já começam a dar a ideia de que o contrato vai ter letras pequeninas. Eh pá, nunca se faz isto, pá!"
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idem ao que eu falei acima
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"ERRO GRAVE NÚMERO 2: o produto anuncia-se em letras grandes. Nunca numa nota de rodapé. Numa nota de rodapé uma pessoa espera encontrar "TAEG de 723,87% "
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Não é bem assim, para as testemunhas de jeová, o ASTERISCO pode ser algo mais importante da revista, pois é assim que elas são TREINADAS para ler, mas ja que tocou neste ponto, elas mudaram de estratégia recentemente, esta revista a qual o senhor se refere, tem DUAS LINHAS de distribuição, e dois SEGMENTOS, um, é para os próprios membros, e o outro, para eles mesmo(as tjs)
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". Citam umas quantas frases a dizer que eles são os melhores, mas não fazem o teste como nos anúncios de detergentes."
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eles fazem o teste, mas isso só fica evidente apra quem é testemunha de jeová, por que quando falam sorbe as religiões falsas, fica óbivio que segundo akeles critérios ELAS SÃO AS UNICAS rleigiões que passam por akele teste(de não se envolver na política(pelo menos é assim que elas PENSAM))
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"Eles deviam era pôr, por exemplo, uma fotografia das portas do Paraíso, com o S. Pedro a fazer de porteiro e montes de gente de outras religiões à porta a tentar entrar (como aos sábados à noite na Kapital)."
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só que tem um problema, eles acham que o paraíso SERÁ NA TERRA suhaushaushu