10 novembro 2006

O jogo: compensa?

Alguém disse, há muito tempo, que o jogo é um imposto para quem não sabe matemática. E tinha uma certa razão. Nenhum jogo compensa, do ponto de vista estatístico. Se compensasse a banca perdia dinheiro. Multiplicando o valor esperado para cada prémio pela probabilidade de o ganhar, dá sempre menos que o valor de uma aposta.

Mas...

Há excepções.

Hoje há 152 milhões de euros no jackpot do Euro-Milhões. E o número de chaves diferentes é de 76.275.360. A dois euros cada aposta, dá 152.550.720 euros. Ou seja, faltam apenas 550.720 euros para compensar (do ponto de vista estatístico). Mas isto é não contando com os restantes prémios todos.

Resolvi fazer as contas certas. Baseando-me no valor dos prémios da semana passada, e multiplicando o valor de cada prémio pela probabilidade de o ganhar, deu mais de 2. Deu 2,638... Ou seja, por cada 2 euros investidos, há um retorno MÉDIO do investimento de quase 2,64 Euros.

Afinal, o jogo compensa. Às vezes. Estatisticamente falando.

Se alguém quiser saber a probabilidade exacta de cada prémio, vejam este post escrito por ocasião do meu primeiro (e até ver penúltimo) prémio no Euro-Milhões.

E agora, com licença, vou jogar no Euro-Milhões que hoje é um bom investimento.

4 comentários:

Nelson disse...

obrigado pelo link!

Como em qualquer novo negócio, é preciso primeiro fazer um estudo de mercado! Calma, calma...

Anónimo disse...

qualquer coisa ai nao esta bem! o retorno para o apostador é sempre menos que a aposta, tem de ser, senao nao era um jogo de azar

AEnima disse...

nelson, lotarias nao se podem ver apenas de uma perspectiva matematica. Tem a ver com as preferencias do consumidos (aversos, neutros ou amantes do risco) e muito mais importante que isso com o efeito escala.

ex: Mesmo consumidor (racional), opcoes de jogar em lotarias com o mesma % retorno esperado em relacao ao preco.
- 1 euro por uma lotaria onde tens hipoteses iguais (50-50) de ganhar 2 euros ou 1 centimo.

- 1 milhao de euros por uma lotaria onde tens hipoteses iguais de ganhar 2 milhoes de euros ou 10 mil euros.

Get it?

Nelson disse...

pois. os valores dos prémios menores usados foram os valores individuais (ou seja, já divididos pelo número de pessoas que ganha).

Para o 1º prémio as contas serão, efectivamente mais complicadas, terei de entrar com a probabilidade de ganhar o prémio sozinho ou de o partilhar.

ligia: o euro-milhões só compensa nas semanas de jackpots desta ordem de grandeza. A casa nunca perde. Quem perdeu foram os apostadores das semanas anteriores. O valor extra dos prémios é acumulado de semanas anteriores. No euro-milhões metade das receitas ficam para prémios; mas o valor acumulado neste momento é claramente superior a metade das receitas: 200 milhões de euros em receitas, 100 milhões para prémios mais os 130 milhões da semana anterior, dá 230 milhões de euros para prémios.

aenima: naturalmente, senão nem teria piada!