02 novembro 2006

Eh pá, e eu que não posso ver!

O Alberto João Jardim tá a ser entrevistado pela Judite de Sousa na RTP1 por causa da lei das finanças locais e da sua perda de verbas no orçamento do ano que vem.

Eh pá, tenho de ir fazer o jantar e depois vou sair, não devo conseguir ver tudo! Mas tá a ser tão bonito... as acusações e insultos do costume, a típica vitimização, os berros enfurecidos a gritar "perseguição", "fascismo", "discriminação" e por aí fora.

Se eu fosse à Judite de Sousa pedia um aumento por ter de suportar a presença daquele senhor durante 1 hora e tal.

11 comentários:

Anónimo disse...

Vou fazer a típica pergunta que o madeirense comum e idiota pergunta com orgulho a qualquer continental: "Já foste à Madeira?"

A ideia que tenho do Funchal é: pedofilia, especulação imobiliária, descontrolo e total ausência de planeamento urbanístico, poluição, carros, confusão, adoração ao líder talvez só comparável com o fenómeno Coreia do Norte e claro, túneis! Conclusão: mais vale ficar em Lisboa ou qualquer outro buraco urbanístico no continente.

Já dos Açores só guardo saudades... Mas voltando ao assunto, o Alberto é sempre um clássico do circo televisivo português. Naquele estilo único de pronúncia e discurso reforçados pela imagem global do senhor, não sei como a Judite se aguente sem se desatar a rir do que tem à frente.

Anónimo disse...

Andei a tentar não me esquecer de ver essa entrevista e esqueci-me! Bolas! Alguém gravou?

Da única vez que estive na Madeira achei aquilo tudo muito estranho.

1) Não conseguia ouvir uma rádio do Continente (só as rádios locais e só notícias locais... Parecia que lhes andavam a esconder o resto do mundo).

2) Existe um túnel que atravessa a ilha (em largura). O Túnel liga a zona da Ribeira Brava ao outro lado, perto de São Vicente. No meu primeiro dia na Ilha, saí do Funchal depois do almoço e lá fui por curvas e contracurvas até Santana, via Machico e Caniçal, para ver as casinhas (que são só duas e só para turista ver).

A ideia era continuar e dar a volta à Ilha, até chegar de novo ao Funchal. Entretanto, fartei-me e pensei em apanhar o tal Túnel para voltar ao Funchal. Estava a ver o túnel no meu mapa, mas como não via qualquer indicação nas placas de sinalização, parei numa aldeola para perguntar:

- Minha senhora, desculpe lá! Este túnel que está aqui no mapa (apontei para o mapa) é muito longe daqui?
- Ó menina, não sei... Eu já ouvi dizer que havia por aí um túnel, mas não sei se já está pronto ou não... É que eu sou daqui... nunca fui para esses lados!

Fiquei baralhada, mas lá continuei por curvas e contracurvas... E rapidamente encontrei o túnel (grande e mesmo à séria), Não era longe da aldeola (ali, é impossível alguma coisa ser longe!).

Nelson disse...

a minha ideia da Madeira não é tão negativa como a do abc. A ilha parece ter uma boa qualidade de vida, o Funchal é uma cidade bastante limpa e organizada. Mas nota-se uma grande diferença entre o Funchal e o resto da ilha, em que me parece que as pessoas são muito mais pobres. Sobretudo a Madeira parece-me ser uma região onde a clivagem entre ricos e pobres é mais muito acentuada que no Continente. Ou seja, a região até é rica, as pessoas é que nem por isso.

Uma das coisas mais curiosas nas ilhas (já estive na Madeira, S. Miguel, Terceira e Pico) é a noção de distância que as pessoas têm: como tudo é pequeno as distâncias parecem-lhes muito maiores. Para uma pessoa da Ponta do Sol ir ao Funchal (perto de 30 km) deve ser mais ou menos o mesmo que uma pessoa da beira interior vir a Lisboa... há 30 anos atrás.

Demora-se mais ou menos 30 minutos a ir do Funchal à ponta oeste da ilha, mas 30 minutos é uma grande viagem!

DIV de divertida disse...

Amei quando no fim o Xôr Alberto lhe ofereceu asilo madeirense caso ela viesse a ter problemas por o ter convidado para o programa!!!!!!

Anónimo disse...

Haverá maior cego do que aquele que não quer ver?
Imaginam os comentadores supra, a audiencia que a entrevista teve?
A ressonancia da entrevista no "continente" é garantida.
Se ele mentiu, porqe o não desmascaram? Se não mentiu, porque se indignam tanto?
Não sou madeirense, mas apreciaria mais o AJJ como meu representante do que muitas das figuras de proa do "Terreiro do Paço".

Nelson disse...

Mas porque é que eu ainda me admiro? Obviamente que é anónimo.

Anónimo disse...

Sou madeirense. Com muito orgulho...
Se alguem soubesse o que é ter preços mais caros em tudo devido ao transporte que pagamos deixavam logo de falar.
Houve alguem que falou em poluiçao na Madeira... Meu caro: voce ja nao vem a Madeira a mais de 50 anos de certeza...
Adoraçao ao lider? Ao menos temos um lider! E vós?
Especulaçao imobiliaria? Hmmm sim verdade! Admito. Mas muitos dos agentes imobilarios sao de origem continental! A remax por exemplo...
Sotaque madeirense? Ao menos temos algo que nos caracteriza... E vós?
So duas casinhas de Santana? Mas voces pensam que ainda vivemos na pre-historia??? Nao deixa de chover dentro e de estar frio no inverno! Nao é um topo de gama! É so para ingles ver!
Para aqueles que dizem que meia hora de viagem é muito... Ouço na tv de filas de transito de 5 kilometros e ha quem se levante as 5 da manha para entrar as 9 horas no continente... Eu levanto me as 8 e entro as 9 horas!!!! Engarrafamentos?? Só de cerveja! E boa: O nome é Coral!!!
Sem mais desejo uma boa semana.

Nelson disse...

Bem, isto tá bonito, tá.

Eu já não vou à Madeira há 10 meses. Devo lá voltar este ano. Infelizmente só lá fui em trabalho, nunca fui armado em turista.

Só uma criticazinha ao comentário: a Remax é continental, mas não é deste continente, é da América do Norte. A Remax é uma multinacional do mercado imobiliário com sede em Denver, Colorado.

Coral? Gosto, sim senhor. Bebe-se muito bem. O mesmo não digo da vossa marca de tabaco (já não me lembro do nome); experimentei e não gostei muito.

Mas como nem o post era um ataque aos Madeirenses, nem tou com vontade de transformar esta caixa de comentários numa disputa "Lisboa é melhor que a Madeira" ou vice-versa, fico-me por aqui. Ainda bem que cada um gosta do sítio onde vive.

Anónimo disse...

Aceito a critica de bom gosto meu caro. Nao investiguei se era sedeada ou nao no continente. Apenas assumi.
Eu apenas quis dizer com isto que nao ha perfeiçao em lado nenhum... :D
Nao gosto do Albertinho Joao mas isso ate nem eu. Mas nao vamos generalizar Alberto Joao = Populaçao madeirense... Nao é!
Ate porque a nossa ilha tem especificidades que eu julgo que nenhum continental as queria ter.
So para exemplificar: Se comprarmos um produto no continente por dois euros, teremos que acrescentar as despesas de transportes que por media estimada por mim é de cerca de 12 ou 13 porcento...
Houve quem se queixasse de nao termos radios continentais. A nossa ilha é tao montanhosa que para que tal acontecesse seria necessario instalar muitissimas antenas retransmissoras e tornaria inviavel sustentar tal despesa.
Só gostaria de um dia ser recebido no continente da mesma forma que sao todos os continentais aqui na minha ilha recebidos.

Uma palavra de apreço ao blog. É de continuar se faxavor!!!!

Nelson disse...

ah! mas aí é que começamos a falar a sério (terreno onde me sinto muito pouco à vontade...): não conheci ainda nenhum madeirense que goste do AJJ! Como é que ele ganha as eleições, é um mistério para mim. Longe de mim confundir a população da Madeira com o seu líder.

Convenhamos que as notícias que se recebem da Madeira raramente são positivas (mas quanto a isso todas as regiões têm razões de queixa, só se vêm notícias mazinhas, para não dizer mais...).

Na questão do índice de preços já se pia mais fino. Eu trabalho com envios para a Madeira e Açores a diferença nos portes não justifica as diferenças de preços. Infelizmente os donos de lojas das ilhas (Açores e Madeira) acham que têm de trabalhar com margens na ordem dos 50% e 70% nalguns casos. Acredite que é verdade! Infelizmente a culpa dos elevados preços na Madeira é em grande medida dos vossos empresários, que usam a desculpa da insularidade e dos transportes para carregar nos lucros.

Finally, e porque a conversa até tinha começado porreirinha mas rapidamente isto se tornou numa caixa de comentários pró/anti-Madeira, eu até gosto da Madeira. Já aí estive 2 vezes e gostei do que vi.

Anónimo disse...

E tens toda a razao nessa questao dos empresarios.
Bem tenho que seguir para o proximo blog.
Continue se faxavor!