06 novembro 2006

Flash

Jovem: se tens mais de 18 anos e carta de condução, neste Natal não te admires se vires um flash, assim sem mais nem menos! Não, não é uma trovoada nem uma fotografia. É provavelmente um radar e... parabéns, vais ficar sem carta! Han, que tal esta prendinha no sapatinho? Bem bom, não é?

Pois, a CML fartou-se. E vai daí toca de pôr radares um pouco por todo o lado. Segundo o DN são 21 em alguns dos pontos negros. Querem saber adonde? Atão, butes lá, clicai aqui.

Andei a ler a lista toda e até acho que os locais foram bem escolhidos. Bem, quase todos. Ó meu! Atão vão pôr um radar no túnel da Av. João XXI? Um, não. Dois! Um à entrada e outro à saída! Eh pá, eu passo lá todos os dias (e não vou devagar), aquele tunelzinho de 1 km e pouco dá-me imenso jeito para recuperar 1 dos muitos minutos de atraso com que saio de casa de manhã. Agora vou passar a demorar 23 minutos a chegar ao escritório em vez dos habituais 22. Tá mal, tá muito mal.

Bom, os radares serão devidamente sinalizados, só é multado quem quer. Tenho só duas ou três questões:

1. A que velocidade vai disparar o radar? Exactamente no limite de velocidade (50 ou 80 km/h dependendo do local), ou no limite da contra-ordenação grave (70 ou 100 km/h respectivamente)? Dá-me um certo jeito saber.

2. Como é? A malta é apanhada, recebe a carta e pode ir descansadinha à sua vida, ou vai ficar mesmo sem carta? É bom que seja a doer: és apanhado, recebes logo a cartinha em casa, registada com aviso de recepção a notificar que tens X dias para pagar, or else. E se a carta vier devolvida, sai logo mandato de detenção para interrogatório, que isto de ter a morada desactualizada na carta já chateia. Se for contra-ordenação grave ou muito grave é para ser logo marcada audiência para tirar a carta ao senhor (com as devidas circunstâncias tomadas em linha de conta; a maior parte das vezes a malta safa-se à primeira com uma pena suspensa, que serve de cartão amarelo). Ah, claro! E convém que a carta chegue no espaço de 15 dias, não é ao fim de um ano.

3. Isto é para depois extender a outros pontos, certo? Senão já se sabe: anda tudo na mesma e trava-se à chegada ao radar.

Eu sugiro mais uns quantos:
  • na 2ª circular, à passagem pelo relógio e radar do Aeroporto (sobretudo no sentido Benfica-Sacavém, na descida), e à passagem pelo nó do Eixo N-S;

  • no Eixo N-S recomendo 3 ou 4: na saída para a A5, sentido Sul-Norte, em Campolide (Norte-Sul), Hospital de Santa Maria (Ambos os sentidos), e a seguir ao Carrefour de Telheiras (Sul-Norte);

  • na Calçada de Carriche, em ambos os sentidos, cabem lá uns 2 ou 3;

  • na Av. Padre Cruz um radarzito a seguir ao estádio de Alvalade;

  • na Av. Almirante Reis, um ao pé da Praça do Chile, outro nos Anjos, um último perto do Martim Moniz;

  • na Av. da República (um ao pé da Av. Miguel Bombarda, outro à entrada do Túnel do Campo pequeno);

  • na Av. das Forças Armadas, entre Santa Maria e Sete Rios;

  • na Av. Conde de Almoster pelo menos 2 ou 3 pontos (nem imaginam a velocidade a que passo se passa lá!);

  • na Av. Infante D. Henrique um radar é bom, 3 ou 4 é melhor (sobretudo na passagem pela Gare do Oriente e nos túneis do Baptista Russo e da Av. Pádua);

  • na Av. de Ceuta mais um à chegada ao acesso do Eixo-N-S;

  • na Av. 24 de Julho;

  • na Av. da Liberdade (um radar a meio);

  • na Av. Fontes Pereira de Melo (ali mesmo a meio, nas Picoas);

  • na Av. de Berna (um perto da Gulbenkian, outro perto da Av. 5 de Outubro);

  • na Av. Lusíada (um por cima da Loja do Cidadão, um no Alto dos Moinhos);

  • na Av. de Berlim;

  • na Av. EUA, entre a Av. Roma e a Av. Gago Coutinho (quantas pessoas já lá morreram atropeladas? 50? 100?).

E pronto, vai andar tudo devagarinho e vamos a ver se não vai funcionar melhor. Com um bocado de sorte a diminuição de velocidade média até vai ajudar ao trânsito: menos acidentes, logo menos caos.

Sei que os radares que foram instalados na VCI no Porto funcionaram: o número de acidentes diminuiu para quase zero no dia da sua entrada em funcionamento; não sei como estão as coisas agora, mas penso que há muito menos acidentes.

Ah, ia-me esquecendo! Antes que apareça alguém a comentar coisas no género "andar a 50 na 2ª circular", fiquem a saber que o limite de velocidade dentro de Lisboa é de 50 km/h com 4 excepções: na 2ª circular, Eixo Norte-Sul, Av. Lusíada e Radial de Benfica o limite é de 80 km/h. Chamam-se vias de escoamento de tráfego e como não têm passadeiras nem semáforos o limite é superior. Também na A5 o limite só diminui no início da descida de Monsanto e só à entrada do Viaduto Duarte Pacheco é que o limite é de 50 km/h. Nas outras avenidas, em que até se podia andar depressa, não se esqueçam que há passadeiras e semáforos aqui e acolá, há paragens de autocarro...

8 comentários:

Anónimo disse...

Há radares na VCI??

Nelson disse...

sim, há 2 ou 3, não tenho a certeza. Um é perto do estádio do Dragão. Os outros não sei. O limite na VCI (que é classificada como Auto-estrada) é de 90 km/h. Há luzes avisadoras e uns metros à frente há radares. E quem passa a mais de 90... tungas!

Não sei se ainda estão em funcionamento. Foram lá colocados há uns 2 ou 3 anos, mas há já muito tempo que não passo por lá.

Anónimo disse...

Ahh pois é!!!
Realmente o pessoal abranda bastante quando no estádio do Dragão (e não me refiro aos que estão no pára-arranca a entrar na Inbicta) e está lá assinalado o radar!! Também na outra ponta da VCI, ou seja, perto da Arrábida, existe indicação de radares. Como há sempre bastantes carros e "em Roma como os Romanos", acabo por abrandar um pouquito mas nem sempre fico abaixo do limite.
Não sei de mais nenhum nem sabia que lá mais à frente está a polícia para multar...(nunca vi ninguém a ser parado).
Os meus remarks têm uma razão de ser.
Nos túneis do Campo Grande também está referido "velocidade controlada por radar" mas sempre passei ali em excesso de velocidade e nunca me aconteceu nada.
Como tal, os novos que vão instalar são para efectivamente serem usados?? Ou, mais uma vez, é fogo de vista para inglês ver e vai continuar tudo como dantes?? Vale a pena gastar dinheiro em radares se não está lá a polícia para controlar/multar?
Caso contrário, é dinheiro tão mal gasto como a abertura de 3 faixas em auto-estradas portuguesas... O tuga só usa duas...

Nelson disse...

a polícia não fica lá a mandar parar os carros! Aquilo é uma auto-estrada, não podes mandar parar.

A multa é mandada para casa, juntamente com a notificação para pagar. No Campo Grande o radar não é fixo. De vez em quando está lá a polícia, mas é raro.

Todos os radares fixos têm de ter um aviso desses "Velocidade controlada por radar".

Anónimo disse...

Porque não podem mandar parar?

Porque não alteram isso?

À saída dos túneis, uns km mais à frente, sei lá! qualquer coisa!!

Nelson disse...

bem, porque com 3 ou 4 faixas é um bocado complicado fazer sinal ao carro certo. E uns km mais à frente... só se houvesse um brigada em cada saída! Na auto-estrada só podes mandar parar em casos extremos. (caso não te lembres do código, é proibido parar na auto-estrada!).

Como cada carro está registado com o nome e morada do proprietário, não é muito mais prático e fiável mandar a notificação para casa? É uma notificação judicial. Ou pagas ou levas. Se o proprietário não for o condutor do carro, tem de ir à polícia identificar o condutor.

El Ranys disse...

Mais um bocadinho e pôes-me um radar na entrada da garagem.
Fácista.

Nelson disse...

eh pá, é tudo ruas em que a malta abusa um bocado! E contra mim falo, passo por algumas dessas. Os que vão ser instalados são só em sítios onde passo raramente (tirando o túnel da João XXI).