24 maio 2007

Cocó

Pensei seriamente no título que havia de dar a este post. Pensei chamá-lo merda, mas ficava mal ter um ficheiro chamado "Merda.html" no blogger; pensei chamá-lo Cagalhão, mas ficava ainda pior. Pensei chamá-lo Caca mas podia não ser bem explícito a que caca me referia (merda é caca, mas ranhoca também é caca, cotão no umbigo também é caca, enfim, caca é um termo muito abrangente). E depois de muito pensar (e olhem que eu penso muito, mesmo) resolvi chamar a este post "Cocó". Até porque acho que nunca usei a palavra Cocó no blog.

Bom, mas vem isto a propósito de quê? De café.

Pode parecer surpreendente um post sobre café chamar-se Cocó, até porque eu gosto de café e bebo-o aos litros (a Delta um dia destes dá-me uma medalha), mas neste caso é perfeitamente apropriado.

Caso não saibam, o café cresce das árvores, ao contrário das notas de 20 euros. Cresce, apanha-se, torra-se, ensaca-se distribui-se, mói-se, prepara-se, serve-se e bebe-se.

Mas há quem tenha decidido que este processo de produção do café era pouco sofisticado e não respondia às necessidades dos utilizadores mais exigentes. Era preciso criar um café gourmet para os clientes gourmet. E quem mais gourmet que um gato?

Se agora perderam completamente o fio à meada não desesperem. Eu tou a tentar encontrar as palavras certas para vos falar deste assunto que é algo... intestino (eu sei que usar a palavra intestino como adjectivo é típico de comentadores políticos e eu não sou comentador político, mas neste caso é particularmente relevante).

Bom, para acabar de vez com este post, até porque tenho mais que fazer, a coisa funciona assim: primeiro apanha-se o café, seleccionam-se os melhores grãos e dão-se de comer a um gato. Os grãos de café não são digeridos pelo gato mas algumas enzimas são desfeitas pelo processo digestivo e parece que é isto que torna o método interessante. Após o processo todo (penso que toda a gente sabe o que acontece ao que não é digerido, não preciso de ser muito gráfico), apanham-se os vestígios da actividade metabólica do gato, lavam-se os grãos, e depois torram-se e segue-se o processo standard.

Pelos vistos o café assim produzido tem baixa acidez e é muito suave. Pessoalmente eu prefiro um café mais ácido e, se necessário, uma ou duas pastilhas Rennie no fim.

Este café, custa a módica quantia de 15 libras por 50 gramas (cerca de 25 euros). Ora como uma bica leva à volta de 8 ou 10 gramas de café, dá mais ou menos 5 euros por bica. Para beber um café de merda. Ou uma merda de café.

Ah, não acreditam? Ah, acham que eu sou aldrabão e vinha p'raqui brincar com coisas sérias? Acham que li mal? Então vejam este site. Comprem o café e depois digam se é bom.

(obrigado pela informação Tânia)

14 comentários:

Ana disse...

Quebrar enzimas?...precisava de ler isso mais no contexto bioquimico especifico, mas pronto. Quebram-nas como, porque e quais? Mmmm...será só palavreado técnico mal utilizado para fazer brilharete??
Café cagado por gato??????????? Vestigio da actividade metabolica, não. O cócó é aquilo que não é absorvido pelo organismo, portanto, não chega a ser metabolizado. Diz antes vestigio da actividade digestiva do gato. :-)
Café cagado por gato???? O que se seguirá??? Chá cagado por piriquito?? Cereais cagados por porquinhos da india???

Ana disse...

E qd eu acho q este gajo não me pode fazer rir mais, lá aparece ele com um post chamado cócó... LOLÃO.

vera disse...

eu já tinha ouvido falar disto e confesso que eu, uma viciada em cafeína assumida e conformada, achei que era mesmo a chamada ideia do cocó. O meu café de 50 cêntimos (ou 55, dependendo do luxo do estabelecimento) nunca me soube tão bem.

Azulnauta disse...

os meus colegas amanha vao-se fartar de rir com esta !!

l-o-l

A Tua Amiga disse...

Dasse... eu cá fico-me pelo Buondi :)
bj

Nelson disse...

eu em casa tenho Illy. Comprei no outro dia. Custa um balúrdio (o dobro da maior parte das marcas no supermercado) mas vale a pena. A embalagem de 250g fica por 8 euros e pouco.

mnica ;* disse...

e perdoe-me a falta de memória, mais tísica, mas há um outro café que é afectado pelos excrementos de um bichinho... aqui parece que se acrescentam "enzimas" aos frutos antes de colher...

(perduem-me a falta de informação específica, mas lí isto há uns anitos... e já não lembra tudo...)

Jinhos ;* e vamos é tudos beber uma bica que "o que não mata, engorda"

kanjas disse...

Já conhecia o kopi luwak há uma série de tempo, e essa mania de chamar gato ao bicharoco havia de acabar :P

Tive curiosidade me experimentar o dito café, mas ver que só se vende via internet, e que custa o que custa, tirou-me a vontade.

Se entretanto te deres ao trabalho de arranjar kopi luwak, não te acanhes e convida aqui o Je para um cafézito :P

Nelson disse...

tás cá com uma sorte...

kanjas disse...

forreta!

Ana disse...

Bica,só pela cafeína. Café pelo prazer, nicola gourmet para cafeteira. Será que também é cagado?...

Nelson disse...

bica também pelo prazer de beber café, se for bem tirada (e o mais certo é serem logo duas de seguida)

Anónimo disse...

omg.

que riso.

jesus. Tanta coisa para apensa dar a conhecer às pessoas qu o requintado café de elevado custo, que até dá um certo 'stile' quando há visitas lá em casa...é ingerido e posteriormente cagado, por gatos!

puuff

quando escreveste 'e quem mais gourmet qu um gato' eu ri-me muito pois pensava que te ias referir àquela comida que custa mais que 20 latas de wiskas por uma latinha toda bonita que nem a quantidade de meia lata de uma marca regular leva!
xDD

omg.

enfim...isto anda tudo louco. penso sériamente em começar a comer grãos de café acabadinhos de apanhar..e beber 5 litros daquele chá lachante que a minha mãe bebe a toda a hora numa tentativa desesperada de emagrecer..e ver qual o resultado!

depois se quiseres dou-te a provar!

xDD

adorei o post.

Nelson disse...

errrr.... agradeço, mas não é preciso tares com tanto trabalho. deixa lá. :)