23 maio 2007

Descobertas fortuitas...

Há muitas na história da ciência. Volta e meia descobre-se qualquer coisa por mero acaso.

Há mais de 100 anos um fulano andava a brincar com umas luzinhas muito giras (que hoje em dia chamamos tubos de raios catódicos) e reparou que umas placas fotográficas ficaram impressionadas. E descobriram-se os Raios X (o senhor recebeu o prémio Nobel uns anos mais tarde)

Umas décadas mais tarde um gajo andava a brincar com micro-ondas e descobriu que a comida aquecia. E descobriu-se o funcionamento do forno de micro-ondas.

Nos anos 60 dois tipos andavam a afinar uma antena de rádio e a tentar eliminar algum ruido da antena descobriram que a sua origem não era da electrónica da antena mas tratava-se de radiação cósmica. E descobriu-se a radiação cósmica de fundo (receberam o Prémio Nobel).

E eu andava a brincar no google e descobria o Clube dos Amigos dos Porquinhos-da-Índia. Há coisas fantásticas, não há? (passe o plágio à campanha publicitária da Netcabo)

15 comentários:

Nuno disse...

e se eu te disser que conheço um sócio deste clube? :-)

Nelson disse...

Ficava surpreendido pela vastidão da tua rede de contactos!

Ana disse...

Desde qd um clube de amigos dos porquinhos da India é descoberta cientifica? Lol.
Eu já fiz parte do clube arca de noé, mas desisti. Aquilo é uma máfia de criadores de cães, aves, gatos e sei lá mais o que q aproveitavam o fórum para descarregar as frustrações todas do dia a dia. Uma vez desataram a mandar vir com um membro porque fazia perguntas tolas e não sabia escrever portugues e mandaram-no crescer. Veio-se a saber depois (por mim) que esse membro era uma criança brasileira com os seus 7 anos...livrem-se de ir perguntar alguma coisa aquela gentinha, pois em vez de vos elucidarem, mandam vir por terem ido perguntar tal coisa...maravilhoso, qd uma pessoa nao tem nada p fazer, é maravilhoso. Nem imaginam os complôs que iam para ali, via net.
Também fiz parte de um forum de piriquitos ihihiihihih...mas hoje tenho caturras...

Ana disse...

Por falar em descobertas cientificas, conhecem a historia da descoberta da estrutura helicoidal do DNA???? MMM??? Quem descobriu, quem foi, quem foi??? A little quiz. Fico à espera da resposta...

Ana disse...

Esqueceste-te do Sr q andava a brincar com bolor e q sem querer descobriu a penicilina. =D

Nelson disse...

DNA: atribuido a Watson e Crick embora tenha sido conseguida com recurso a resultados "emprestados" de outra investigadora cujo nome foi "esquecido" na altura de anunciar a descoberta (não me lembro do nome dela e não me apeteceu ir procurar à wikipedia só para fazer o brilharete).

O senhor do bolor também tem piada, mas bolor tenho também eu em casa e não ando a receber prémios Nobel. :P

Anónimo disse...

E este?

http://www.amigohamster.kit.net/menu.html

Pois é! Não são só os porcos que têm site.

Ana disse...

Rosalind Franklin :-) Foi ela, e não Watson e Crick, que conseguiu a prova final e incontestavel da estrutura helicoidal do DNA, através de um padrão de difracção de Raios X (ela era especialista na aplicação da difracção de raiosx à pesquisa da estrutura de biomoleculas). Acontece que a Rosalind era a coqueluche lá do sitio. O que, inevitavelmente, lhe grangeou inimizades especificas. Nomeadamente de um Sr, cujo nome a minha alembradura preferiu esquecer, cuja testosterona não aguentava o facto de uma portadora de estrogenios o bater à distância em termos de celulazinhas cinzentas!
O Sr Invejinha-é-uma-coisa-muito-feia aproveitou-se da ausência da Rosalind e, literalmente, fanou-lhe os resultados todinhos, entregando-os de bandeja ao Watson e ao Crick.
O resto, já sabemos. And the Oscar goes to...Sr inveja, watson e crick. A Rosali só não foi uma feliz comtemplada porque entretanto morreu. Cancro na mama. E o Oscar vai para os vivos.

Ana disse...

Aliás essa cena dos Nobels na Ciência tem muito q se lhe diga. Todos nós conhecemos a história: a equipa esmifra-se, os chefes ganham o Nobel.

Nelson disse...

e o hamster que não mandasse a sua posta de pescada... ;)

Nuno Pereira disse...

Ó Vanadis, se não fosse a ideia que o chefe teve os a equipa estava a trabalhar em alguma coisa que ia para o lixo ou estava no desemprego.

Todos fazem parte, mas são as ideias originais (ou os plágios e roubos de ideias, não interessa para o caso) que fazem a evolução.

Nelson disse...

e toda a gente sabe que na evolução só sobrevivem os mais aptos! Life sucks.

Ana disse...

Quem diz que são os chefes que dão as ideias????

Nelson disse...

quem dá ideias é idiota.

Nelson disse...

quem é esperto vende-as.