13 maio 2007

Atenção aos sinais...

De vez em quando há pequenos pormenores que nos deviam dizer que "algo está mal". E não faz mal nenhum prestar-lhes atenção. Por exemplo: na Av. das Descobertas, a chegar ao Restelo, há um semáforo. Nesse semáforo há uma passadeira. E há três pormenores que devem alertar qualquer ser pensante sobre o perigo de atravessar a estrada naquele ponto:

1. Presas ao semáforo estão uma cruz com flores.
2. Apesar de haver passadeira existe também uma passagem aérea.
3. Uns 100 metros antes a avenida foi presenteada com um dos novos radares instalados pela CML.

Já tamos a perceber aqui um padrão? Não sei, se calhar estes sinais todos dizem-nos que aquele cruzamento é PERIGOSO!

No outro dia vi uma mulher a atravessar aquela estrada, ignorando a passagem aérea, quando o semáforo estava verde para os carros e ainda por cima na diagonal, aumentando a distância de asfalto a percorrer. E a correr! (lembram-se daquilo que se ensina aos meninos pequeninos? Atravessar depressa mas sem correr?)

Falta de atenção ou falta de instinto de sobrevivência?

3 comentários:

Restelo disse...

Eu estudava na Secundária do Restelo na altura em que se decidiu e se construiu, a passagem aérea. Essa decisão foi tomada após a morte de uma aluna da escola.
Esse cruzamento sempre teve (e continua a ter) os semáforos para peões. Por isso continua a ser possível aos peões atravessar a avenida sem usar a passagem aérea. Contudo, desde sempre que muitos carros vinham lançados e passavam com o vermelho.
Voltando à história da rapariga, que ainda para mais era filha de uma funcionária o que só aumentou o drama... Ela decidiu atravessar a avenida com sinal vermelho para os peões e a ouvir música. A senhora que a atropelou ficou em choque, a rapariga, se bem me lembro, teve morte imediata.
O meu conselho é: se forem peões e tiverem de atravessar a Av das Descobertas, usem a passagem aéra; se estiverem a conduzir: atenção, há sempre uns chicos-espertos que acham que sinais verdes e passagens aéreas é para os fracos. Mas não se preocupem que a gente depois mete lá uns raminhos de flores para não nos esquecermos de voçês.

Nuno Pereira disse...

"Falta de atenção ou falta de instinto de sobrevivência?"
Parece-me que um misto dos 2.

Ana disse...

Eu cá acho que é mais falta de neurónios...a mim já me aconteceu uma peona atirar-se para a frente do meu pópó (o pópó ficou bem, não se preocupem) de repente e bastante longe da passadeira (mas não tão longe que não pudesse abanar o cú até lá). O que vale é que eu ia a 40...e consegui travar a tempo...mas, cúmulo dos cúmulos, a gaija começou a mandar vir comigo!!! Levou logo com um "minha senhora,da próxima que se quiser suicidar, por favor, atire-se para a frente de outro carro que não o meu."