02 maio 2007

Cof-cof

Começou a discussão da nova lei do tabaco. Vai ser proibido fumar numa carrada de sítios e mais não sei o quê.

E a lei vai ter multas e tudo! Multas essas que conseguem ser maiores que as multas para quem consumir drogas proibidas (link)!

Fumar em lugares públicos onde não seja permitido fumar vai ser penalizado com multas de pelo menos 50 euros; consumir drogas tem uma multa de pelo menos 25 euros.

Ok, tá giro. Atão, bora lá pensar no caso dos charros. Um gajo pega em chamon; junta-lhe tabaco; enrola um charro e desata a fumar no meio do restaurante. Paga 25 de multa. O mesmo gajo pega num cigarro ou em tabaco de enrolar e fuma um cigarro. Paga 50 euros. Digo-vos já que vou começar a andar com chamon no bolso. Se me tentarem multar por fumar em público eu abro o cigarro, atiro-lhe o chamon para dentro e digo que é um charro, por isso a multa é mais baixa.

Moral da história: pôr chamon no meio do tabaco dá 50% de desconto na multa!

(já agora, continuando o raciocínio: um charro só com chamon, sem tabaco, supondo que arde, devia dar direito a receber 25 euros do estado, certo?)

6 comentários:

Sofia disse...

Bom....já tenho um motivo para passar para as drogas duras....já que o uso de cocaina e heroina é menos castigado do que o tabaco m....mais vale ser muito à frente.

Que vergonha este país...realmente...

Nelson disse...

olha, por falar nisso, hoje comprei o primeiro maço de português vermelho a 3,00 euros. bom, ao menos acabam-se as chatices com os trocos, é só guardar muitas moedas de euro e nunca terei problemas.

Ana disse...

O uso de cocaína e heroína é menos castigado?? onde é q isso tá escrito? não é, dá cadeia! O que foi dscriminalizado(ou despenalizado ou qq outro zado, que não vejo qual é a diferença entre estes zados todos) foi a marijuana, ou cannabis, ou chamon, ou charro, ou sabonete, ou bolota, ou ou ou ou (o meu dicionário de drogas leves ficou em casa). Portanto, calma lá com a heroína.
Pois, olhem, não posso dizer que estou muito triste com esta nova lei!!! :-p Estou até muito contente. Como fumadora passiva, não me agrada nada a perspectiva de um dia estar nos exames médicos de rotina e descobrir que tenho um cancro no pulmão provocado pela falta de respeito de muitos fumadores que por aí andam...
Desculpem lá, mas se querem intoxicar-se, intoxiquem-se sozinhos. Há anos que eu decidi que não haveria de encher os meus pulmões de alcatrão, porque é que tenho de levar com o alcatrão dos outros??? Porque é que de cada vez que estou a comer ou a beber algo num qq café ou bar pequenos, tenho de ficar aflita e engasgar-me com o fumo dos outros se eu nem sequer fumo??? Expliquem-me lá isso.
Se querem fumar, oh pá, são crescidinhos e sabem os riscos que correm. E há muitos sitios ao ar livre onde podem faze-lo à vontade. Agora, desculpem lá, mas se querem ser respeitados eqto fumadores, têm de começar a respeitar os não fumadores, que escolheram não fumar e, no entanto, é o que vê.
Quanto aos charros darem multa menor...bem, qd entras num café vês o que, uma multidão a fumar tabaco ou charros?...o tabaco é o pão nosso de cada dia e é o que incomoda; é o vicio maior, mais dissiminado e que faz pior que os charros...acho natural que uma multa pelo tabaco seja maior que pelo charro...:-p

Ana disse...

ps - qd digo "tu" não me estou a referir a ninguém em especial, lol.

Nelson disse...

hey! mas eu não disse que concordava ou que discordava da lei! Aliás, até acho que a condordância/discordância é irrelevante. Se é lei é para cumprir.

Quanto às drogas... a posse de heroína/cocaína dá cadeia. O consumo em público dá multa. Ou seja: Se alguém faz uma linha de coca e a snifar e não tiver mais coca no bolso, leva com multa que começa em 25 euros. Naturalmente que para drogas duras não será aplicada a multa mínima.

Não deixa de ser caricata a comparação das multas. Das duas uma: ou se baixa a multa pelo consumo de tabaco em locais proibidos ou se aumentam as multas pelo consumo de drogas ilegais.

Nelson disse...

ps: obviamente que sou a favor da proibição de fumar em locais públicos fechados, a lei só peca por tardia. não me incomoda nada no fim do jantar dizer "Com licença", levantar-me e ir fumar o meu cigarrinho descansado na rua.

E também defendo multas pesadas por deixar beatas no chão! Desde que, claro, haja cinzeiros distribuidos por toda a cidade.

E também sou a favor do aumento do tabaco até cerca de 5 euros por maço.

Apesar de ser fumador inveterado há já 12 ou 13 anos.