11 maio 2007

Apple

Houve ali abaixo uma série de comentários em jeito de semi-provocação entre os apple-fanatics e os restantes. Eu não tenho nada contra a Apple e não tenho nada de tão extraordinário a favor. Tenho um iPod e gosto dele, gosto de algumas coisas que a Apple faz, não gosto de outras. Por exemplo odeio o facto de o Under Pressure, pertencente ao Greatest Hits 2 dos Queen apareça sob o Artist "Queen/David Bowie" em vez de aparecer sob "Queen". Ou seja, quero seleccionar o Greatest Hits 2 para ouvir de uma ponta à outra (eu não costumo fazer playlists, ouço albuns inteiros), selecciono, naturalmente o artist Queen, o album Greatest Hits 2 e começo a ouvir. A primeira música é o A Kind of Magic, a segunda é o Under Pressure. Que como o Artist não é Queen, não toca e passa logo para o Radio Ga-ga. Ou seja, tenho de fazer a pesquisa por Albuns e escolher qual dos 20 albuns chamados "Greatest Hits" é que quero (o iPod tem muitos greatest hits e best of). A menos que marque o album todo como "Compilation", o que é estúpido só por causa de uma música.

O iTunes já usa o "Album Artist". Marcas o album como pertencendo a um artista e pronto, não interessa se as outras músicas têm ou não outros intérpretes. Por exemplo, o Greatest Hits 3 tem metade das músicas interpretadas por outros. Ou a banda sonora do Chicago; marco o Album Artist como "Original Soundtrack" e pronto.

O iPod ainda não descobriu esta maravilha. Por acaso o Windows Media Player até já sabe usar esta coisa há muito tempo (uns 2 anos, mais ou menos). Mas para os Apple-fanatics alegar que a MS consegue fazer algo bom antes da Apple é mais ou menos como um muçulmano rir-se de cartoons de Maomé.

Por isso, Apple fans, deixo-vos a dica: aprendam a desenvolver o espírito crítico em relação à Apple, para evitar que no futuro paguem 279 euros por este novo produto inovador:


(cliquem para ampliar)

21 comentários:

Ana disse...

A Apple nunca me cheirou bem...podem ter sido inovadores no inicio dos inicios da era dos computs, mas pecaram por não terem sabido inovar...estão sempre um passo atrás de todos os outros...

Quanto ao ipod, itunes e icarapuças...não me convencem a aderir ao mp3...eu cá prefiro as velhas aparelhagens, os velhos cds, a musica aos berros na sala (desde q não seja a musica dos vizinhos e desde q não sejam 5 da manha, como no fds passado...)...ainda não percebi a utilidade desses ipods, a não ser q são muito fixes qd estás numa aula e não te apetece ouvir o profe...claro q na hora do teste te queixas que não percebes nada...eu começo a por a hipotese de coleccionar ipods, nintendo ds, telemoveis, gps, agendas electronicas e tudo o mais no inicio das aulas...raios partam os putos...

Anónimo disse...

Bem... nunca disse que a Apple ou os seus produtos eram perfeitos, mas a verdade é que geralmente fazem bons produtos.

E se é verdade que foram muito inovadores lá para os anos 70, e que depois deixaram de o ser, isso não é verdade nos dias de hoje. A Apple deixou de inovar quando tinha uma fatia razoável do mercado e achou que podia viver à sombra da bananeira. E isto deveu-se em grande parte ao facto de terem corrido com o Steve Jobs.

Depois de quase ter falido, alguém teve a brilhante ideia de ir buscar outra vez o Jobs... E hoje, a Apple é conhecida justamente por ser inovadora. Se há coisa que não se pode dizer é que estejam um passo atrás de todos os outros. Sobretudo no que toca a computadores e sistemas operativos. O windows vista é que está alguns anos atrasado em relação ao MacOS X.

Em 2005 tive a brilhante ideia de comprar um Mac, e não voltei a olhar para trás. Podia dizer aqui muito sobre o MacOS X, as suas qualidades e o substancial aumento de produtividade que obtenho, mas vou poupar-vos... :P

Anónimo disse...

Nelson:

O teu Ipod reconhece os compositores. Se não te incomodar - a mim não incomoda - podes usar esse campo como uma Keyword de escolha.

Eu meto sempre o nome do Artista no Compositor. E portanto basta-me seguir o compositor->nome do album e já está.

Isto só funciona se fores como eu e escolheres albuns completos na maioria das vezes.

Nelson disse...

ora aí está uma boa dica! Não é o ideal mas resolve o problema de forma muito boa. obrigado!

Pedro Pinheiro disse...

Nelson:

Tenho esperanças que mais dia menos dia o firmaware do iPod também reconheça o conceito de album artist.

Dito isto, os únicos produtos que apple vende hoje às corzinhas são os iPods nano e shuffle. Nos computadores deixaram-se disso nos iBooks G3 mais recentes e nos iMacs G4 tipo "candeeiro" (para portáteis e Desktops respectivamente).

Mais, certamente lembrar-te-ás de eu te ter recomendado o MacBook como alternativa superior ao Vaio, mas não o ter feito versus o fujitsu que tinhas em mente, portanto vira os comentários ao espírito crítico para outro lado (como os autores dessa imagem, por exemplo ;)

(foste tu que começaste a flame-war com o teu post, agora não te queixes :P)

Vanadis:

a vantagem de um leitor de mp3 é que num espaço pouco maior que o de um maço de tabaco levas a tua colecção de música inteira. Para qualquer tipo de viagem, mas especialmente viagens de autocarro longas, isso é uma grande vantagem MUITO grande. E isto é tão válido para um iPod como para qualquer outro leitor de mp3 de grande capacidade.

Quanto a inovação nos computadores em si, o Moreira disse-o tudo.Mas como contra factos não há argumentos:

Em 2004 o OS X tiger tinha tudo o que o Vista tem hoje de interessante, (e no geral mais bem feito, mas isso é a minha opinião).

A Apple foi a primeira OEM de massa a não ter um único computador com processadores single-core, a ter wifi e bluetooth em toda a sua gama, e a ter todos os computadores em que isso faça sentido (leia-se: só o Mac Pro, que é uma workstation, e os servidores é que não têm) com funcionalidades media center (software e controlo remoto).

Pedro Pinheiro disse...

porra, é firmware, não é firmaware. Se isto fosse o safari, tinha tido corrector ortográfico (que é global ao sistema operativo em vez de implmentado nas aplicações). :D

Nelson disse...

pedro: A flame war começou com os comentários ao post sobre o "Windows Genuine Advantage" em que alguns comentadores referiram que a alternativa elegante ao artigo estava em www.apple.com.

Quem acha que a Apple é perfeita e a Microsoft é obra do demo está no bom caminho para comprar o iCrap, desde que a apresentação do produto seja feita pelo Steve Jobs e tenha efeitos de fumo (como o iRack).

Nelson disse...

de resto, nada a apontar aos argumentos.

Pedro Pinheiro disse...

Point taken :)

Ana disse...

Ok ok, talvez o ipód te sirva e te deixe satisfeito, pedrocas, mas a mim não...queres que eu explique porque? Diz que queres, senão eu não ixplico...lolololol...
Vou dar um pista: eu cá gosto da música bem alta. Tipo tão alta que o vizinho do banco do lado dança comigo...

Ana disse...

Qto á apple, é páh, não sou ninguenzinha para tar a mixuricar nos argumentos informáticos, especialmente porque só aprendi a ligar um PC há dez anos atrás...lolololol. Mas euzinha é de clubes, e a Apple não está na lista!! Talvez por maça me lembrar verdes e vermelhos... ;-p

Anónimo disse...

Também aqui? Se a Apple é boa ou má, não quero saber na verdade, podia ser a maior iCrap deste lado da galáxia para a maioria das pessoas mas para mim é o melhor que por aí anda actualmente a nível de informática.

Por favor, gerras PC vs MAC, Apple vs MS, etc aqui não... Encarava isto como refúgio de paz e sossego e agora vão começar a discutir temas seriamente??

Vá, controlem-se lá e regressemos ao espírito do post dos preservativos e da posição política. :P

Pedro Pinheiro disse...

Isso dos clubismos é perigoso. :)

Eu cá uso janelas, pinguins e maçãs, e sou capaz de ver as virtudes (e falta delas) em tudo isso.

Pedro Pinheiro disse...

Sim, os preservativos agrafados eram realmente um grande, grande tema.

Anónimo disse...

Já agora, isso do iCrap está meio mal conseguido porque as cenas da Apple cheiram bem... LOL Eu sei que isto pode parecer estranho mas juro que eles perfumam aquilo com alguma coisa. Já comprei vários produtos deles e têm um cheiro estranhamente agradável que não é dos plásticos novos. Por isso, mesmo que seja merda, é merda que cheira bem...

Nelson disse...

eu respondo mal a provocações. além disso, descobri a fotografia por mero acaso quando andava à procura de hacks para o meu iPod. aproveitei! :)

Ana disse...

Yo num pircibi onde estava a provocação. Mas deixa lá, já foi um fartote de rir. :-D

Wooten disse...

Ao sr. que diz q a apple n inova... Eu n uso apple directamente, uso de cada vez q uso microsoft. Senão acredita, comece a ler sobre informatica a sério. Saiba que o primeiro sistema operativo com base em janelas, foi da apple. Depois disso foi um ver se te havias da microsoft a copiar a apple. e como prova disso, ai está o vista...Quem n acredita, deixe de sentar o cu no mocho e dizer mal(pq é o mais facil) e pesquise. Cumps

Nelson disse...

Lá está! É por estas e por outras que tenho vontade de não permitir comentários em posts em que comecem as discussões Apple vs. Microsoft, Windows vs. Linux ou outras questões de fé.

É só uma questão de tempo até alguém se lembrar que apesar de toda a parvoice que anda por este blog algumas parvoices são para ser levadas a sério. Depois estragam a brincadeira aos outros...

Anónimo disse...

O FILHO DA PUTA NÃO CRITIQUES A APLLE POIS ELES TEM OS MELHORES COMPUTADORES DO MUNDO VAI CHAMAR ICRAP Á TUA MÃE.

Nelson disse...

muito obrigado pela opinião, tão eloquente e bem fundamentada que não consigo de forma alguma pensar em refutá-la.

Ah, e obrigado por achares que o iCrap foi ideia minha. Sinto-me lisonjeado, mas tenho de admitir que não fui eu que inventei o conceito.