09 maio 2007

Mapas

Dois gajos com pouco que fazer tiveram uma ideia parva. Não tenho nada contra pessoas com pouco que fazer nem contra ideias parvas. Eu próprio tenho por vezes pouco que fazer e com alguma frequência tenho ideias parvas. A ideia parece ser bastante inútil, mas como um amigo meu me disse em tempos, a pergunta certa não é "Para que serve?", mas sim "Que piada é que tem?". E a ideia tem piada.

Basicamente querem mapear a internet. Toda. Mas quê? Os computadores e as suas ligações? Não, credo! Qual é a piada disso? Além disso já deve haver mapas dessas coisas nalguma cave recheada de geeks agarrados a computadores. Não, mapear os utilizadores da Internet. Geograficamente. Graças ao Google Maps podemos marcar pontos e cada pessoa é convidada a pôr lá as suas coordenadas geográficas e a passar a palavra aos amigos. A coisa começou há 17 dias e já leva umas dezenas de milhar de participantes.

Se estiverem interessados, inscrevam-se (basta um endereço de e-mail e as perguntas pessoais são apenas o nome e a data de nascimento) e digam que vão da minha parte.

Pode parecer imbecil dois estudantes universitários (de Aveiro) perderem tempo com este projecto, mas também foi essa a opinião dos responsáveis de Berkeley quando souberam que dois estudantes de informática tinham criado um programa cujo objectivo era organizar, catalogar e permitir a pesquisa de toda a informação existente na Internet. O programa chamava-se Yahoo! e nos tempos pré-históricos em que não havia Google era o melhor motor de busca.

Outro exemplo de ideia parva foi um programa que permitia fazer algo que o e-mail não permitia: comunicar em tempo real sem ter de usar programas específicos como o IRC. A ideia era muito, muito parva, mas apesar disso os autores não desistiram e mantiveram o seu programa a funcionar. Chamava-se ICQ. Depois foi comprado pela AOL e deu origem ao AIM (AOL Instant Messaging). A Microsoft também tentou comprar o ICQ e como não conseguiu teve de desenvolver o seu próprio programa, são capazes de já ter ouvido falar, chama-se MSN Messenger.

Bom estes parágrafos serves apenas para vos dizer que lá porque uma ideia parece parva hoje não quer dizer que pareça parva amanhã. O mundo vai emparvecendo e as ideias parvas podem parecer inteligentes no futuro e contribuir de forma importante para o aumento global da parvoíce.

6 comentários:

Anónimo disse...

ó pá, nelson!!! puta que os pariu!!! nem o mapa dos açores tem... é sempre a mesma merda...

Nelson disse...

bom, os Açores estão lá. Não tem é informação nenhuma a não ser o formato das ilhas, mas já é qualquer coisa.

Não esquecer que os mapas são os do Google Maps. Por isso, reclama com o Google. Pode ser que te dêem uma explicação. Ou então, não.

Anónimo disse...

Cheira-me que isso se vai tornar uma espécie de hi5 com a adicional de possuir a localização geográfica. Os stalkers vão adorar....htt

Nelson disse...

fazes como eu: marcas o sítio mais ou menos no mesmo bairro mas longe q.b. da tua rua! ;)

Anónimo disse...

Melhor ainda... Sou capaz de me lembrar de um vizinho ou outro que não me agrada... :D

Nelson disse...

hmmm.... plano elaborado. é capaz de funcionar. se resultar avisa que eu também tenho vizinhos.