07 maio 2007

Googlr

O Google funciona mesmo que se enganem no endereço. Se escreverem www.gogle.com ou www.gooogle.com são redireccionados para o Google e nem dão pelo erro. Há uns dias descobri que se escreverem www.googlr.com ou www.googlw.com também vão parar ao Google. E se escreverem www.goolge.com também. Ou www.gogole.com. Há uma série de erros clássicos que redireccionam para o google. Há outros, contudo, que não são redireccionados porque o domínio já foi comprado por alguém que quer aproveitar a fama do google para tirar proveitos próprios. É o caso do www.goooogle. com (são 4 o) ou www.googke.com.

Isto fez-me lembrar os bons velhos tempos em que o Yahoo! era o motor de busca mais usado. Há muito, muito tempo, ainda o google não existia. Na altura já havia as duas estratégias: registar também domínios com nomes que fossem erros tipográficos para que o utilizador fosse parar ao site mesmo que se enganasse a escrever o endereço.

E a estratégia também foi usada ao contrário. Por exemplo, na altura havia o www.yaoho.com em que não só se aproveitaram da semelhança com o nome do Yahoo! como ainda por cima se deram ao trabalho de inventar uma sigla que justificasse a semelhança: Yaoho queria dizer "Young Amateurs Online Having Orgasms" e era, obviamente, um site porno.

Agora já não existe nada disso, os typos vão quase todos parar a motores de pesquisa secundários cujo objectivo é facturar com os cliques através de contratos publicitários e que por causa disso usam todos os truques possíveis para ganhar mais visitantes.

(outro exemplo que acabei de descobrir: o www.blogstop.com)

3 comentários:

Ana disse...

Eu já escrevi gogole bué da taimes e nunca fui redireccionada para lado nenhum que me interessasse... :-(

K@ disse...

no entanto, ainda existe o youho.com , muito parecido até na disposição dos elementos da página, ao yahoo dos anos 90 - inícios dos 2000. é também uma espécie de motor de busca... mas, digamos... lá não vamos saber como fazer crepes chineses ou encontrar o endereço de uma qualquer instituição... a não ser que pensemos em lá ir pelados ou em cozinhar so vestidos com um avental e nada mais.

Nelson disse...

já fui ver o youho.com. Gostei do look retro e da forma eficiente como organiza a informação. Já está nos meus bookmarks ;)