24 maio 2007

Molas da roupa

Há objectos que possuem características que os distinguem dos outros. Um exemplo são as molas da roupa. Aqueles pequenos objectos de plástico, tão úteis, são facilmente reconhecíveis pela profusão de cores que apresentam. Se a casa fosse um recife de coral e os vários objectos que temos em casa fossem peixes, as molas da roupa seriam a espécie mais colorida. Aqueles peixes tropicais com cores vivas que se reconhecem à distância. E isso é bom. Uma das coisas mais fáceis de encontrar em casa é o cesto das molas da roupa. A diversidade cromática é de tal ordem (chega a ferir a vista!) que basta um olhar de relance para o encontrar imediatamente. Ao contrário do comando da televisão que tantas vezes se esconde, perfeitamente camuflado no sofá ou no meio de outros objectos da sala. O comando da televisão tem um aspecto tão discreto que é possível que fique perdido vários dias noutra divisão qualquer (eu já encontrei o comando da minha televisão no lavatório, no micro-ondas, no frigorífico e na mesinha de cabeceira). Mas as molas da roupa, não. É impossível não as ver. Seja onde for, uma mola da roupa azul celeste salta à vista e é imediatamente reconhecida.

A variedade de cores das molas da roupa é provavelmente a sua característica mais importante. Mais que a sua forma, tamanho, ou o facto de costumarem andar em grupo num cesto, balde ou caixa. Mas hoje fui surpreendido por uma descoberta assombrosa. Quando entrei no elevador estava lá uma vizinha com um cesto de roupa, que provavelmente teria deixado a secar no terraço do prédio, e um cesto de molas da roupa. Que eram todas brancas. TODAS BRANQUINHAS! Não havia molas vermelhas, nem amarelas, nem azuis, nem verdes nem laranja nem de nenhuma daquelas cores que eu não consigo identificar mas que são tão características deste simpático objecto (simpático excepto quando por alguma razão estúpida se agarra a uma orelha; aí dói que se farta).

As molas eram todas brancas e eu pensei qual seria a razão para tão pobre coloração. E acho que descobri. Não pode ser por mais nada. Aquelas molas da roupa têm uma deficiência genética: são albinas. E como todas as coisas albinas deste mundo, têm um aspecto misterioso mas querido. Aquelas molas albinas deixarão muita gente intrigada, de certeza. Quando espreito à janela e vejo no prédio da frente roupa a secar reparo imediatamente na cor das molas da roupa usadas. Mas se só forem usadas molas da roupa albinas não se vêem as molas, somente a roupa. O que pode levar o observador incauto a acreditar que se trata de roupa especial que se prende sozinha à corda. O que é estúpido. A roupa não se prende sozinha no estendal, é preciso ter molas. Mas as molas albinas são invisíveis.

Devo dizer que fiquei admirado por ver alguém que, de livre e espontânea vontade, adoptou molas albinas. Eu pessoalmente não seria capaz de ter molas albinas em casa. Acho que a cor é uma característica essencial das molas da roupa. Se tivesse molas brancas, à mínima distracção perdia-as de vista e haveria de passar longos meses à procura do cesto das molas (e a roupa a acumular na máquina de lavar, sem a poder estender por não ter molas) como acontece tantas vezes com o comando da televisão ou com a chave do carro (chego a ficar duas semanas a andar de transportes porque não consigo encontrar a chave do carro). Chamem-me fútil se quiserem. Mas não seria capaz de ter molas albinas. Admiro quem consegue. É um sinal de esperança no futuro da humanidade.

(este post foi escrito para comemorar o centenário do nascimento de Salvador Dali. Vem com 3 anos e 13 dias de atraso porque Dali nasceu a 11 de Maio de 1904, mas tratando-se de quem é faz perfeito sentido comemorar o seu aniversário noutro dia qualquer)

14 comentários:

Margot disse...

Admirável essa tua capacidade de escrever linhas e linhas sobre molas da roupa. Mas adorei a explicação para as molas brancas. Mas há outras: lixivia ou racismo. A tua vizinha se calhar é racista com as cores!

Elora disse...

Adorei o post. Especialmente a parte da orelha.

Nelson disse...

dizes isso porque nunca te aconteceu!

Nuno Pereira disse...

Incríveis os sítios onde deixas o comando. E a falta de paciência para escolher um sítio onde deixar as chaves do carro. E a paciência para falares de algumas coisa sem nada dizer. E a minha paciência para ler tudo (tenho um para ler que escreveste há umas semanas, mas é só um exemplo).

Nelson disse...

e a paciência para, apesar de tudo, escreveres um comentário!

Fernando Alves Gomes disse...

A minha mulher combina a cor das molas da roupa com a cor da roupa que delas são dependuradas (gabo-lhe a paciência). Se fossem das albinas combinavam com qualquer cor de qualquer peça de roupa, mas por outro lado, instalava-se a monotonia.

Nelson disse...

nesse caso recomendo molas pretas. O preto vai bem com tudo.

Restelo disse...

1-as minhas molas são de madeira, todas têm coloração castanho claro, any problems??
2-porque é que este tipo de molas não foi abordado neste post? Isso é racismo.
3-já pensaste que as molas brancas podem já ter tido cor só que depois debotaram? Por isso é que, pelo sim, pelo não, a mulher do Fernando combina a cor da roupa com a cor das molas!

Ana disse...

Possa, possa, possa. Quando eu acho que atingiste o teu auje, lá me surpreendes novamente ò Nelson. Digo-te, quando o famoso manual de (in)sucesso escolar sair da forja, vais ter uma fila de fãs à espera para o comprar.
Só mesmo tu para escreveres uma tese sobre molas de roupa!!! E só mesmo nós para nos rirmos a bandeiras despregadas. É por essas e por outras que o teu Faxavor já ultrapassou o pipi. Quem precisa de pipis qd tem imperiais e pires de tremoços? ;-)
Iih, e qd a mola vai parar ao lábio, numa tentativa de fazeres um pircing multi-color???
Eh páh, deixa tar q o meu comando da TV já apareceu no congleador n vezes...não sei como é que ainda funciona. A chave do carro, essa...poh, não sei como é que ainda não me roubaram o carro!!!!! Estes ladrões farenses são muito preguiçosos, eu que o diga!!!! E ainda bem...eu não devia tar a dizer estas coisas na net, mas pronto, qd me dão corda não há meio de ela acabar.
No minimo original, combinar a cor das molas com a roupa!!! Só mesmo para transformar uma tarefa mais secante que a seca numa experiencia que só faz bem ao cérebro!!

Elora disse...

Nelson: molas na orelha "acontecem" quanda alguém lá as põe. Não por acidente.

Unknown disse...

LOOOL
Tenho de confessar que já pensei muitas vezes no mesmo tema. Também conseguiria escrever linhas e linhas acerca das razões que levam as pessoas a usar molas de cores diferentes! Ora aí está uma coisa que eu não entendo. Tento e tento, vez após vez ter molas da mesma cor, mas não consigo! Devia comprá-las às dúzias de cada vez, mas para que é que uma pessoa precisa de 144 molas? Então vou comprando. Porque umas caem no andar de baixo, porque uma gata resolveu brincar com 3 ou 4 e estão todas debaixo do sofá (e onde é que está a paciência para andar a descobri-las pela casa?), porque se partem. Quando já só tenho meia dúzia das minhas preferidas, lá vou eu ao supermercado mais próximo. Nada... Venho de lá desgostosa porque aquelas que eu gostava acabaram... Vá molas de cores diferentes. Tá mal! Estou solidária com essa vizinha da frente. Molas de uma cor! E mai nada!
Também tenho um hábito que ninguém consegue entender, mas que eu explicarei a quem estiver curioso: na mesma peça de roupa uma só cor. Detesto desorganização...

Nelson disse...

és um bocado monocromática...

Ana disse...

Na mesma peça de roupa uma só cor? Porque? Conta, conta, conta, fiquei curiosa. Euzinha é a cor que calhar. Qto mais coloridas melhor. Detesto as molas de madeira, nisso sou racista. O chão da minha varanda é uma arcoiris de molas. Até na gaiola das caturras pendurei umas qtas, na esperança que fossem como a amiga humana (isto só para não escrever "dona" e ter á perna os defensores mais filosoficos dos direitos dos animais) até iam gostar de brincar com molas. Claro que não têm maneira de espetar as molas nos lábios, orelhas, sobrancelhas...tim, nem as sobrancelas escaparam...e qd não são as tuas, uau, melhor ainda!
Quem diria que as molas da rouipa tinham tanto para contar?

Unknown disse...

É como digo... Se os curiosos perguntam, eu respondo. Não é uma questão de ser monocromática, mas sim organizada! Imagina que pões uma mola azul de um estilo, daquelas mais fortes, e uma vermelha das mais fraquinhas, na mesma peça de roupa.. (LOOOOL que conversa idiota!) vai ficar com marcas diferentes (que o ferro eventualmente tira, ou não). Essa é a questão da qualidade das molas. A cor... é mania. Fica melhor. Também não gosto de me vestir de cores diferentes... É mais ou menos a mesma coisa.