10 maio 2007

Sportém

O Sportém tinha um protocolo com a CML. Era não sei o quê de terrenos que o Sá Fernandes quis impugnar. Mas também não admira, o homem quer impugnar tudo o que lhe aparece à frente. Deve ser um qualquer trauma recalcado de infância que justifica esta sua onda impugnadora.

Bom mas independentemente disso, o Sportém tinha um protocolo. Vendiam os terrenos, a coisa era urbanizada, mais relva, menos relva (o relvado do estádio conta como "espaços verdes"?) e ganhavam dinheiro.

Só que a CML passou a reunir no tribunal em vez de usar os Paços do Concelho e o Marques Mendes achou que era mau, havendo um palácio tão bonito e tão arranjadinho na Praça do Município que era um desperdício e ganhava pó. Agora vamos escolher uma Câmara nova, de preferência uma que não faça mais buracos (sejam eles de quilómetros ou de milhões de euros) e a CML resolveu pôr todo o processo do Sportém em águas de bacalhau.

Os sócios e adeptos estão solidários com a direcção, o Sportém já disse que isso lhes vai custar uma pipa de massa e que é feio e mais não sei o quê.

Digo-vos uma coisa, e posso assegurar que foi muito difícil para mim chegar a esta conclusão. Eu estou com o Sportém. Seja ou não o projecto proposto, haja ou não alterações para respeitar o PDM e outras coisas com siglas de 3 letras (como por exemplo IRC, IVA ou IMI), mas a coisa devia avançar. É feio dar o dito por não dito e usar truques e fintas para passar a batata quente a quem se segue. Que pode perfeitamente dar o dito por não dito de forma definitiva até porque nunca foi grande fan de futebol. À conta deste atraso no processo o Sportém vai perder muito dinheiro sem ter culpa.

E a coisa pode ser mesmo grave. Pode ter consequências ao nível do funcionamento da Academia de Alcochete, pela qual estão tão gratos os portistas pelo Quaresma e os benfiquistas pelo Simão. E alimentamos genuinamente a esperança de continuar a lucrar desportivamente no futuro dessa grande obra do Sportém (tanto talento que sai daquela academia e tão desperdiçado de verde e branco às riscas, há sempre um ou outro que acaba por ganhar juizo e ir para um clube a sério).

O pior cenário possível seria entrar-se numa espiral de dívidas e juros que acabaria de vez com o Sportém. E depois? Acaba-se o campeonato da segunda circular, o título que temos mais probabilidades de ganhar durante toda a época? Depois fazemos o quê? Inventa-se um "campeonato da CRIL" entre Belenenses, Benfica, Odivelas e Sacavenense? Claro que não! É importante que o Sportém continue a existir e de boa saúde, para que o Benfica continue a somar vitórias emblemáticas, daquelas de que se fala durante anos.

3 comentários:

Filipe Moura disse...

Pois, pois. Muito bem. O Porto vai perder este fim de semana com o Paços (golo com a mão do Ronny) e talvez vocês cheguem ao segundo lugar.

Nelson disse...

Eu arrisco mais um empate em Paços de Ferreira, 1-1. O Sporting também não me parece que consiga ganhar ambos os jogos, o SLB passa para segundo. Na última jornada o Porto recebe o Aves e é campeão com naturalidade. É cruel, mas é a lei da vida... :)

Ana disse...

Melhor: é a selecção natural...o Porto vai ganhar ao Paços este fds. E depois, pode dançar ballet no jogo com o Aves porque Darwin assim o ditou... ;-p