14 maio 2007

Olimpíadas de Matemática

Falta 1 jornada.

Porto: 66 pontos
Sporting: 65 pontos
Benfica: 64 pontos

Ora, se o Porto perder, o Sporting empatar ou perder e o Benfica ganhar, ainda conseguimos ser campeões. Por outro lado, se o Sporting ganhar garante o segundo lugar e fica à espera de uma escorregadela do Porto para poder ser campeão. Se o Porto ganhar (e joga em casa contra um dos últimos), é campeão independentemente dos resultados dos outros. O primeiro é campeão, o segundo vai à Liga dos Campeões, o terceiro vai à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Belenenses: 49 pontos
Braga: 49 pontos

O Braga fica em 4º se conseguir fazer melhor que o Belenenses; se o Belenenses fizer o mesmo resultado ou melhor que o Braga é o Belenenses que fica em quarto. Vão os dois à Taça UEFA, não há aqui nada de importante a decidir, é só uma questão de honra.

Paços de Ferreira: 41 pontos
União de Leiria: 40 pontos

Se o Paços empata ou perde e o Leiria ganha, vai o Leiria à Taça UEFA; se o Paços perde o Leiria vai à UEFA só com um empate; se fazem o mesmo resultado, vai o Paços à UEFA.

Depois vêm uma carrada de gente que não tem nada a ganhar nem a perder (bom, o Nacional ainda tem uma réstia de esperança de chegar ao 6º lugar)

Finalmente:
Aves: 22 pontos
Beira-Mar: 22 pontos
Setúbal: 21 pontos

O Aves visita o Porto (que luta pelo título), o Setúbal visita a Naval (que não luta por coisa nenhuma), o Beira-Mar recebe o Paços de Ferreira (que luta pela UEFA). E destes três descem dois, façam as vossas contas. As do Setúbal são fáceis de fazer: têm de ganhar e esperar que nenhum dos outros dois ganhe. Eventualmente podem empatar desde que Beira-Mar e Aves percam, mas não fiz as contas aos confrontos directos para saber como fica a coisa.

E pronto, esta semana anda meio país de calculadora na mão a fazer tabelas em papel, a usar o Excel para considerar todos os cenários possíveis... e ainda dizem que os portugueses não gostam de matemática. A outra metade do país não está preocupada com o futebol, preocupa-se mais com o desaparecimento da Maddie.

12 comentários:

Ana disse...

poix...honestamente prefiria usar o excel p descobrir onde está a maddie...embora não saiba como...tadita da miuda...e nem a Joana nem a Esmeralda tiveram tanta audiencia.

Nelson disse...

nem nenhuma das outras 70 mil crianças desaparecidas no Reino Unido.

Ana disse...

Pois, mas a maddie não desapareceu no Reino Unido... :-p mas muito bem dito, embora tb devessemos contar com as milhares de crianças desaparecidas em Portugal. Taditos... :-( é revoltante...especialmente pq não podemos fazer nada...
A filhita de 5 anos de um amigo meu perguntou ao pai se era seguro ela ir p a rua, se não viria ninguem e a levava...

Anónimo disse...

Calma, calma, ainda somos um país de brandos costumes...80% das crianças dadas como desaparecidas são crianças que foram retiradas pelo pai, pela mãe, por um familiar e por aí.

No caso da Inglaterra, 70.000 /ano desaparecem MESMO.

Ana disse...

Pois, são tão brandos os costumes tugueses que matamos bébés á porrada e os damos a comer aos porcos.

Ana disse...

Ps - não liguem que eu hoje acordei com uma franca revolta contra a tugalandia e os seus costumes.

Restelo disse...

Pois é, mas os pais da criança deviam ter pensado bem antes de irem jantar e deixarem uma criança com menos de 4 anos sozinha em casa. Na minha opinião, eles são os principais responsáveis. Só é pena é que a criança sofra ainda mais com isso.
E para mudar para um assunto mais alegre:
BELENENSES, BELENENSES, BELENENSES!

kanjas disse...

Não querendo fugir ao assunto do tópico (bola)... quero aqui dizer que vamos ser campeões e o porto acaba em 3º :D

Empate do SCP, derrota do FCP, vitória do SLB e está feito. Quem disser que é impossivel, não está a falar de futebol

Sofia disse...

Para a Vanadis:
Eu sei que foi horrivel o que fizeram à Joana, mas repare, pessoas doidas é ao pontapé. Agora não se se lembra, há uns 5 anos, na inglaterra, uns putos de 5,6 anos agarraram num pequeno de 2 e mataram no à pedrada. Tiveram a lata de depor em tribunal que enquanto o miudo estava a morrer, chamava pela mãe?...por isso eu tb concordo que somos um pais de brandos costumes, a loucura ainda não está implantada nos miudos...ainda...

O facto do pais deixarem as 3 crianças no quarto? é desleixo total, mas nunca se deve culpar por enquanto. Deviamos nos concentrar na miuda que, se viva, está completamente descontrolada. O resto vem com o resto.

Nelson disse...

no meio desta discussão toda salva-se o comentário do fausto e a última frase da restelo.

Mas afinal isto é sobre bola ou sobre crianças desaparecidas???

Ana disse...

Sem nexo nem sexo, por favor, trate-me por TU, que o você tá muito esquisito...lolol.

Tudo o que dizem está certíssimo. Também eu acho q foi uma estupidez total deixar 3 bebes sozinhos em casa. Se bem que quem quer entrar, entra, com pais ou sem pais por perto e especialmente se estivessem dormir. Obviamente que o facto de estarem em casa talvez tivesse desmotivado o raptor, mas nunca saberemos se o faria ou não. Nestas coisas há sempre necessidade de culpar alguém...mas que houve negligência, houve.
Quanto aos putos q mataram a criança de dois anos, lembro-me bem disso, fiquei siderada e em choque. Mas tendo em conta que crianças não distinguem ainda a realidade dos jogos de video e da tv...não querendo desculpar, penso que tb há muito por detrás disso...enfim...

Quanto à bola, bibó porto carago e não se fala mais nisso ;-p

Nelson disse...

bibó quê?
não tarda nada és banida do blog! humpf...