01 agosto 2006

Efeméride que ficou por assinalar porque eu estava de férias e não me apeteceu.

No passado dia 20 de Julho ocorreu o World Jump Day. Penso que o evento merece um reparo, por se tratar de algo... único.

A coisa funciona assim: um gajo criou um site e filmou-se a si próprio numa sala que tentava fingir ser um gabinete de uma universidade alemã e passando-se por físico expunha a ciência por detrás da coisa. Depois, acrescentam-se umas animações para dar credibilidade. E depois espera-se que a notícia se espalhe. Até mereceram um artigo na Wikipedia.

A ideia é simples. Pôr 600 milhões de pessoas a saltar, todas no mesmo hemisfério, ao mesmo tempo com o objectivo de afastar a Terra do Sol. Com isto conseguia-se diminuir a temperatura média da Terra, amenizar as assimetrias climáticas entre pólos e equador, aumentar a duração do dia (curiosamente, não da noite), entre outros efeitos secundários interessantes.

Neste parágrafo podia começar a discutir a ciência por detrás da coisa, nomeadamente, aquela questãozinha da segunda lei de Newton (se não há forças EXTERIORES aplicadas a aceleração é zero) e da terceira lei de Newton (acção/reacção), ou ainda fazer algumas contas relacionadas com a massa da Terra (6x1024 kg, ou 6 milhões de milhões de milhões de milhões de quilos) e a massa de 600 milhões de pessoas (6x1010 kg ou 60 mil milhões de quilos se forem pessoas de 100 kg em média), ou mesmo de 600 milhões de elefantes (se cada um pesar 2 toneladas - o elefante africano pesa cerca de 4 - obtemos 1,2x1012 kg), mas sinceramente, não me apetece.

5 comentários:

Issima disse...

nyzaynch
Tinhas que ter ouvido o Markl nesse dia, a este propósito... Até chorei de tanto rir...

(se eu soubesse juro que punha aqui o link... mas depois tu ainda me acusavas de estragar all the fun... ; )))

grande beijo

Redus Maximus disse...

Nélson,

tu conheces a div_issima? Adoro o blog da Gaja. E escrevo Gaja com letra grande porque é uma Gaja à séria!
Depois falamos :)

Abraço

Nelson disse...

De nome e de blog. Somos fans um do outro. ;)

Issima disse...

ai q liiiiindos

Aqui a Gaja (gostei da maiuscula) está a bater palminhas de contente... : ))

Redus,
tu tás à votade para ir lá cuscar e dar opiniões... E tens sempre o meu email disponível para um olá...

Quanto a ti, Mui Ilustre Anfitrião deste digníssimo espaço lúdico, assino por baixo...
Sou tua fã!!! mas daquelas de arrepelar cabelos para pedir autógrafos (estás-me a dever um, por falar nisso)

Grande beijo... aos dois!

Nelson disse...

Até fiquei corado!

O autógrafo está garantido. Quando eu der a primeira sessão de autógrafos serás a primeira! :)