14 agosto 2006

A praia é uma moda passageira

Pois, estive uns dias na praia. Soube bem. Devo dizer que gostei daquilo e pelos vistos há mais gente que partilha esta minha opinião. É ver as gentes a andar de fato de banho, a bambolear a sua pele corada pelo sol, a ler o jornal, a fazer as palavras cruzadas ou o sudoku, a tomar banhos de sol e de mar, a jogar à bola, etc. A malta diverte-se e está claramente feliz. É o perfeito contraste com a aparência de Inverno, com as suas roupas pesadonas e cores mortas, o ar trombudo e rabugento nas faces dos petizes, e o tradicional "filho da puta" gritado ao carro da fila do lado na 2ª circular, mesmo com o vidro fechado (o destinatário do insulto pode não ter ouvido, mas dar voz à nossa vontade de chamar nomes a um perfeito desconhecido tem o seu quê de apaziguador). Claro, nem tudo são rosas na praia. A areia chateia e cola-se ao corpo, às vezes em sítios menos propícios a devaneios areosos, o sal deixa a pele seca e há sempre os inevitáveis escaldões. Há sempre quem se lamente da sua cor pálida e tente a todo o custo ficar bem passado com 1 ou 2 sessões de solário público e universal, tentando ignorar que há guerra no Líbano, que há tentativas de terrorismo em Londres, que o país está a arder e que algumas (quilo)gramas ficaram por perder na recorrente dieta adiada para o ano que vem.

Mas nota-se que as pessoas apreciam o ambiente de praia. É uma moda que contagiou toda a gente. Só que, infelizmente, é uma moda passageira. Pelo que pude ver, não me parece que a moda pegue. Aquilo tem piada e tal, mas a maior parte das pessoas fica uma semana ou duas na praia e depois farta-se. A bem dizer, a moda da praia é como a moda de andar a gritar "Ó Elsa!" durante a Expo 98. Aquilo tem piada durante um certo tempo mas depois a malta farta-se. E com a praia é a mesma coisa. Vocês andam provavelmente todos excitados com a ideia de praia, mas olhem que isto não dura sempre. Acreditem no que vos digo, mais um mesito, um mês e pouco e acaba-se, a malta farta-se da praia e só quer é voltar para os seus afazeres do dia-a-dia. E pronto, a moda desaparece, como inevitavelmente acontece a todas as modas.

Depois da praia há-de vir outra moda. Eu arrisco que este ano a moda em Setembro será o regresso às aulas. Lá vem mais uma moda, fica tudo excitado a comprar livros e canetas e em Outubro acaba-se e já ninguém quer saber do regresso às aulas. As modas são assim: aparecem, duram um bocadito e desaparecem. Olhem o exemplo do Natal. Muito se fala no Natal, toda a gente gosta do Natal, mas a verdade é que quando chega o Ano Novo a moda do Natal já passou. Se as pessoas gostassem mesmo do Natal, era Natal o ano todo, não? É uma moda que dura mais ou menos 2 meses mas depois vai-se embora, e vem outra. Para o Inverno de 2007 eu prevejo que seja a moda da neve. É outra moda passageira, que também só dura 2 ou 3 mesitos, entre Janeiro e Março. E lá andamos, de moda em moda, sempre atrás da novidade. E acabamos sempre por nos fartar! Ainda há 2 meses andáva tudo empolgado com o mundial de futebol, mas a verdade é que um mês depois já ninguém ligava nenhuma àquilo!

As modas são passageiras, só as coisas verdadeiramente importantes ficam para todo o sempre, como os telemóveis, os impostos ou o tabaco. Estas sim, são as coisas verdadeiramente importantes da vida. E o futebol, claro! Começou por ser uma moda passageira, mas consegue sempre sobreviver ao Verão com a sua "silly-season" de transferências e jogos amigáveis e no fim de Agosto lá está em força a manter as hostes fieis o ano todo! Até durante o Natal! Até na praia!

Sem comentários: